Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando a proximidade dos personagens, que se manifestam verbalmente na gravura, aos objetos a que eles fazem referência, quais pronomes demonstrativos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas?
No segundo parágrafo do texto, o pronome demonstrativo Essa (linha 4) faz alusão ao segmento
Nas línguas em geral, há recursos que nos permitem realizar retomadas de palavras e/ou termos que foram mencionados anteriormente, no próprio texto. A opção na qual o destaque NÃO retoma a palavra coração, apresentada em: Você já parou pra pensar em tudo que o seu coração aguenta? é:
Avalie as seguintes afirmações sobre o último parágrafo do texto:
I. O pronome demonstrativo está equivocadamente utilizado, visto que seu referente precede-o.
II. A frase é dirigida diretamente ao leitor, fato que pode ser comprovado pelo uso do substantivo decisão e da conjunção alternativa.
III. O segmento de vida ou de morte implica a compreensão plena do texto quanto à importância da educação ambiental e da sustentabilidade para a sobrevivência do homem.
Quais estão INCORRETAS?
Língua Portuguesa - Pronome - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2017
A manchete de 05/01/2017 Bombeiros resgatam homem que caiu no Rio Tamanduateí, publicada em http://g1.globo.com/, apresenta o emprego do pronome relativo que, sintaticamente a mesma função que tal pronome exerce na manchete pode ser identificada através do destacado em
No fragmento falar de si não só é tão profundo quanto nosso cérebro, como ainda o torna mais elástico (1.76-78), o segmento nosso cérebro foi retomado coesivamente, na sequência, através da substituição pelo pronome pessoal o.
Com esse mesmo propósito, todos os segmentos sublinhados nas alternativas poderiam ser substituídos por esse pronome ou uma de suas flexões, EXCETO
Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa incorreta:
Semente do futuro. Essa construção, que lembra uma pelota felpuda, na realidade tem 20 metros de altura e é inteirinha coberta por varas de acrílico, que balançam ao sabor do vento. O curioso é que em cada uma delas estão guardadas algumas sementinhas e são mais de 60 mil, vindas de plantas variadas. O cubo faz parte do pavilhão do Reino Unido na Shangaí World Expo, a Feira Universal que acontece na China até outubro. A ideia do evento, que ocorre desde 1851, é que países de todo o planeta compartilhem seus aspectos culturais, tecnológicos e econômicos. A edição de 2010 tem o tema Uma cidade melhor, uma vida melhor, e a construção, apelidada de Seed Cathedral (Catedral da Semente) representa a importância da diversidade da Terra. Durante o dia, cada vara de mais de 7 metros atua como fibra óptica, levando luz ao seu interior. À noite as fibras se iluminam criando uma atmosfera de respeito e devoção aos recursos do planeta. No fim da feira, os visitantes poderão plantar as sementes ali guardadas e todo o material usado na construção do cubo será reciclado e reutilizado. (Vida Simples 2010).
Função referencial ou denotativa.
Quando o passado é um pesadelo. Tomado pela costumeira pressa de repórter, eu tinha que fazer, a toque de caixa, imagens do museu para compor a minha matéria. Quando chegamos ao primeiro corredor, o eixo da continuidade, tentei pedir algo a Bárbara, funcionária do museu que nos acompanhava. Não consegui falar. Tudo foi se desfazendo, todos os sentimentos e emoções, e também as racionalizações, reflexões ou desalentos mediados pelo intelecto. Tudo foi se desvanecendo dentro de mim e um grande vazio, um vácuo que sugava a si próprio, se formou qual redemoinho em meu peito, até explodir num jorro de pranto, num colapso incontrolável. Não tive condições de prosseguir com o cinegrafista Fernando Calixto. Procurei um lugar onde esgotar as lágrimas e tentava me explicar, repetindo aos soluços: Pela metade, não. Não vou conseguir fazer meia visita. Pela metade, não. Ou encaro todo o périplo ou vou embora. Não consegui nem uma coisa nem outra. Nem parei de chorar, nem me recompus; não me atrevi a percorrer todos os corredores, nem tampouco resisti a penetrar nos espaços desconcertantes do Museu Judaico de Berlim. (Pedro Bial).
Função emotiva ou expressiva.
São Paulo está embaixo de água. A culpa não é da chuva. É de quem coloca lixo fora do lugar. Pense nisso. Faça a coisa certa. Jogue o lixo no lixo. (Prefeitura de São Paulo).
Função conativa ou apelativa.
Pronome, palavra que representa um nome, um termo usado com a função de um nome, um adjetivo ou toda uma oração que a segue ou antecede. (Houaiss Dicionário).
Função poética.
Mantendo-se o sentido original e a correção gramatical do texto 1A16AAA, o vocábulo entretanto (l.12) poderia ser substituído por
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Observe as expressões destacadas nas frases reescritas do texto.
Assinale a alternativa em que os pronomes substituem, corretamente, as expressões destacadas e estão colocados adequadamente nas frases de acordo com a norma- -padrão da língua portuguesa.
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Releia os trechos selecionados do texto.
Assinale a alternativa em que as duas expressões destacadas apresentam, respectivamente, as mesmas relações entre ideias estabelecidas pelas expressões porque e portanto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...