Lista completa de Questões sobre Pronome para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as frases a seguir e assinale aquela que estiver escrita de forma correta, de acordo com a norma culta:
Quando for para mim sair, traga um agasalho para mim.
Mandaram para mim este pacote, mas não explicaram o que é para eu fazer com ele.
Se for para eu não trabalhar, está tudo bem para eu.
Telefonaram para mim e disseram que têm um presente para eu.
Tragam a criança para mim admirá-la e peçam que ela dê um beijo para mim.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A substituição da expressão grifada por um pronome correspondente está INCORRETA em:
ou de dominar o pincel = de dominá-lo.
analisa a noção de beleza = a analisa.
buscam uma idéia fundamental = buscam-lhe.
envolvem idéias, teorias e hipóteses = envolvem-nas
teria influenciado a pintura = tê-la-ia influenciado.
Língua Portuguesa - Pronome - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2007
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE Nº 01 A 10.
Nem bem o carregavam como um fardo... (L.1/2) neste segmento, utilizando o padrão formal da linguagem, se o pronome o pudesse ser deslocado para depois do verbo, resultaria:
Nem bem carregavam-lhe como um fardo...
Nem bem carregavam-lo como um fardo...
Nem bem carregavam-no como um fardo...
Nem bem carregavam ele como um fardo...
Nem bem carregavam-o como um fardo...
Língua Portuguesa - Pronome - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Texto para responder às questões de números 10 a 12.
Quanto à colocação pronominal, está correta, conforme a norma culta, a alternativa:
Se descobriu que o uso excessivo de pauzinhos pode causar artrose.
No início, os chineses tinham preocupado-se por causa da artrose.
Ninguém lembrou-se que o fator hereditário também deve ser levado em conta.
Em tratando-se de artrose, é necessário fortalecer a musculatura das mãos.
Todos se preveniram a fim de evitar a doença.
Língua Portuguesa - Pronome - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
Analise a correlação feita entre os pronomes sublinhados e seus referentes, dados entre parênteses.
1. Qualquer criança, tendo acesso à linguagem, domina rapidamente, logo nos primeiros anos de vida, todo um sistema de princípios e regras que lhe (criança) permitem ativar ou construir inteiramente a gramática de sua língua.
2. A linguagem (...) é algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor, que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem à criança mínimas condições de acesso às manifestações lingüísticas de seus (anos) pais e de sua comunidade lingüística.
3. Tanto é assim que qualquer criança logo compreende e produz inúmeras expressões que jamais ouviu, operando ela mesma sobre essas novas orações com os recursos próprios do sistema "computacional" de produção e interpretação de seu (sistema) cérebro.
4. Em resumo, todo falante, independentemente da modalidade de linguagem de que se sirva, possui uma gramática interna ou, pelo menos, a (gramática) interioriza já em tenra idade (...).
A correlação está feita corretamente em:
1 e 4, apenas
1 e 2, apenas
2, 3 e 4, apenas
3 e 4, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Instruções: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.
Está corretamente indicado o termo a que se refere o pronome destacado em:
que lhe propicia ocasiões de pecado (linhas 12 e 13) verdade.
que lhe propicia ocasiões de pecado (linhas 12 e 13) à natureza.
seu reverso (linha 14) a necessidade de salvação.
Essa é justamente uma das contradições mais fecundas (linhas 17 e 18) a natureza enquanto obra belíssima de Deus.
aquela da degradação do homem (linhas 22 e 23) a tese.
Para ______ conseguir chegar à região, viajei muito. Chegava até ____ o suave ruído das águas.
Até ____, que não sei nadar, me atirei nas águas do rio.
As frases acima se completam de forma correta, respectivamente, com:
Com base no texto acima, julgue os itens seguintes.
Mantêm-se a correção gramatical e o sentido original do texto caso o trecho "Os professores assistem a todo esse movimento" (L.9-10) seja assim reescrito: Os professores assistem-lhe.
Há ERRO na substituição do termo destacado pelo pronome pessoal oblíquo correspondente em:
"desenhando garranchos..." (l. 4): desenhando-os.
"...discutir a relação homem-máquina..." (l. 12-13): discuti-la.
"...registrar meu desalento..." (l. 18): registrá-lo.
"fazemos compras..." (l. 26-27): fazemos-las.
"passam o texto..." (l. 30-31): passam-no.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...