Questões sobre Redação oficial

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Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

Dispensa-se a introdução, em um ofício, se o tema tratado já for de conhecimento do destinatário ou for de conhecimento do público em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, referentes à redação de correspondência oficial.

O ofício e o memorando apresentam, em geral, a mesma formatação, chamada de padrão ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

O memorando, destinado a veicular notas e informações de pequena importância relativas ao andamento do trabalho de uma repartição ou departamento, é utilizado no lugar dos denominados avisos, os quais estão reservados ao registro de assuntos internos mais sérios da repartição.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação a aspectos de forma, segundo as normas de comunicação oficial.

  • A.

    Nas mais diversas comunicações oficiais, empregam-se apenas dois tipos de fecho: Respeitosamente e Atenciosamente.

  • B.

    O texto das correspondências oficiais deve ser dividido em duas partes: introdução e conclusão.

  • C.

    Não se emprega, atualmente, a formatação da correspondência oficial conforme o padrão ofício.

  • D.

    A identificação do signatário é obrigatória nas correspondências oficiais assinadas por toda e qualquer autoridade.

  • E.

    As mensagens enviadas por correio eletrônico devem seguir a mesma padronização rígida de forma e estrutura das mensagens impressas.

Julgue os itens seguintes, referentes à redação de correspondência oficial.

Nos textos de correspondência oficial, recomenda-se, para facilitar a compreensão da mensagem, o emprego de períodos pouco extensos e escritos em linguagem formal e culta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem.

O seguinte fecho seria adequado a ofício destinado a servidor que ocupasse cargo de grau hierárquico equivalente ao ocupado pelo autor do documento, mas em órgão diverso.

Com cordiais saudações,

Fulano de Tal

  • C. Certo
  • E. Errado

Em cada uma das opções abaixo, consta um fragmento de hipotético documento legislativo. Considerando que o Manual de Redação da Presidência da República determina que a comunicação oficial apresente as seguintes características: impessoalidade, padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, assinale a opção em que o fragmento apresentado atende a tal determinação.

  • A. Os deputados abaixo assinados, com base no art. 5.o do Regimento Interno, recorrem ao Plenário contra a aprovação global do Projeto de Lei n.º 1.203, de 4/5/2008, discutido e votado, conclusivamente, pela Comissão de Educação e Cultura, conforme publicação no Diário da Assembleia, data de hoje.
  • B.

    Venho mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência solicitar que se digne a conceder-me licença para tratamento de minha debilitada saúde, pelo período de quinze dias, que entretanto acho insuficiente para tratar de todos os males que acometem atualmente meu maltratado organismo.

  • C.

    Com base no art. 51 do Regimento Interno, recorre o deputado abaixo assinado ao Plenário desta Casa, face de alegada perda de oportunidade decorrente da aprovação das últimas medidas do governo quanto ao Plano de Restruturação Viária do Estado do Espírito Santo.

  • D.

    Com fundamento no art. 10 do Regimento Interno desta Casa, solicito que Vossa Excelência se digne a fazer tramitar nesta Assembleia, que Vossa Excelência preside com tanta honra e honestidade, o pedido de informações de que faz parte.

  • E.

    Estando em tramitação, nesta Casa, dois projetos de lei tratando do mesmo assunto, requeiro a Vossa Excelência, nos termos dos arts. 13 e 14 do Regimento Interno, a tramitação das referidas proposições.

Em cada uma das opções abaixo, é apresentado trecho de hipotético documento em tramitação no Poder Legislativo. Assinale a opção em que o trecho apresentado atende, conforme disposto no Manual de Redação da Presidência da República, aos seguintes requisitos da redação oficial: observação das regras da gramática formal; emprego de vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.

  • A.

    Considerar-se-ão extraordinárias, e como tais remuneradas com acréscimo mínimo de 50%, as horas-aula que excederem a carga horária estabelecida no art. 2.º desta lei.

  • B.

    De acordo com a proposição, os servidores aposentados por invalidez terão seus proventos e demais vantagens equiparados aos servidores em atividade.

  • C.

    Ficam aprovados o relatório e as conclusões da comissão parlamentar de inquérito destinados a investigar a problemática das invasões de terras no estado do Pará.

  • D.

    Serão encaminhadas ao Poder Executivo cópias do relatório e das conclusões da comissão parlamentar de inquérito, para providências que se faz necessário.

  • E.

    O Grupo Parlamentar Brasil-China será composto por membros dos parlamentos de ambos países que lhe queiram aderir.

Os pronomes de tratamento são de extrema importância na comunicação oficial. Assinale a alternativa correta sobre o uso de pronomes de tratamento e as correspondências oficiais.

  • A.

    Despacho é uma decisão emitida por uma autoridade administrativa, sobre exposição de motivos, parecer, informação, requerimento ou outros papéis submetidos pelas partes a seu conhecimento e solução.

  • B.

    Os pronomes de tratamento Vossa Excelência e Sua Excelência podem ser abreviados em qualquer circunstância, independente do cargo do agente público a quem for dirigido.

  • C.

    Os documentos oficiais Ordem de Serviço, Instruções Reguladoras e Normas de Execução servem exclusivamente para estabelecer normas para o cumprimento de determinado serviço.

  • D.

    Os presidentes de autarquias pertencem ao primeiro escalão do governo, por isso recebem o tratamento Vossa Excelência ou Sua Excelência.

  • E.

    João Paulo, Procurador-Chefe da Procuradoria de Pessoal, poderia usar o pronome de tratamento Vossa Excelência para enviar correspondências oficiais às pessoas de cerimônia.

Baseado nas normas de correspondências oficiais, assinale a alternativa correta.

  • A.

    O Parecer é um exame apurado que se faz sobre determinado assunto, com apresentação fundamentada de solução e, conforme as circunstâncias, pode ser de opinião favorável ou contrária.

  • B.

    O título e o número do processo são sempre em letra minúscula.

  • C.

    O Parecer, por ser um documento oficial sem vinculação nenhuma com outra correspondência, tem como objetivo principal fornecer subsídio para a tomada de decisões.

  • D.

    O documento acima (texto V) segue as normas padronizadas pelo Manual de Redação Oficial da Presidência da República.

  • E.

    Com as exigências de quorum, pareceres e publicações, todas as demais formalidades regimentais, entre elas os prazos, são dispensadas com a adoção da urgência urgentíssima.

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