Questões sobre Redação oficial

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Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

A exposição de motivos é o expediente dirigido ao presidente da República ou ao vice-presidente para informá-lo de determinado assunto, propor-lhe alguma medida ou submeter à sua consideração projeto de ato normativo. Nos casos em que o assunto tratado na exposição de motivos envolva mais de um ministério, o referido documento deverá ser assinado por todos os ministros concernidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem, no que se refere à redação de expedientes.

Os textos de documentos oficiais devem ser concisos e claros; para isso, devem-se observar a impessoalidade, a formalidade, a padronização e o padrão culto da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Relativamente aos sentidos, à organização e à tipologia do texto, julgue os itens de 5 a 10.

Excelentíssimo Senhor Ministro é o vocativo adequado a ser empregado em documento oficial dirigido a um ministro de Estado, tal como o citado no texto, e Vossa Excelência, o pronome de tratamento apropriado, devendo a forma verbal que com ele concorda estar flexionada na segunda pessoa do plural, como sinal de respeito à autoridade — Vossa Excelência conheceis bem o assunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que foram inseridos erros no memorando acima, julgue os itens subsequentes com base nas normas de redação de correspondências oficiais.

No exemplo de memorando acima, deveriam ser apresentados o número e a sigla do órgão, registrando-se, por exemplo, Mem. 123/EBC, em vez do nome da empresa na primeira linha e apenas “Mem.” na linha debaixo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que foram inseridos erros no memorando acima, julgue os itens subsequentes com base nas normas de redação de correspondências oficiais.

Deve compor a estrutura dos documentos do chamado padrão ofício, entre os quais se inclui o memorando, uma parte denominada assunto, na qual se resume o teor do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos próximos itens apresenta um trecho de redação de correspondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, ou errado, em caso contrário.

Em se tratando de matéria relativa a direito de veiculação de programas televisivos, insto contra a manifestação popular que o pleito seja decidido por plebiscito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cada um dos próximos itens apresenta um trecho de redação de correspondência oficial, que deve ser julgado certo se atender aos requisitos de impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, ou errado, em caso contrário.

Informamos que no período compreendido entre 10 a 15 de novembro próximo, estaremos realizando a Semana da Comunicação Interna, a qual vem se consolidando como evento de integração e socialização de funcionários, que vêm relatando ano a ano melhorias significativas quanto ao relacionamento com seus pares e com o aumento de satisfação no ambiente de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à redação de correspondências oficiais.

Em documento destinado a governador ou a ministro de Estado, a cujos cargos correspondem o tratamento “Vossa Excelência”, deve-se tratá-los por “Senhor”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à redação de correspondências oficiais.

Nas comunicações oficiais, com exceção das assinadas pelo presidente da República, devem constar nome e cargo da autoridade que as expede.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as normas de redação oficial e o exemplo de ofício apresentado acima, julgue os itens de 13 a 15.

Para que sejam contempladas as exigências de forma da comunicação oficial, o ofício em questão deve conter, no cabeçalho ou no rodapé, as seguintes informações do remetente: nome do órgão ou setor, endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado
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