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Desconsiderando o tamanho dos espaços e tomando, no modelo de memorando acima, Fulano de Tal como assinatura, julgue os seguintes itens, a respeito desse modelo de documento e da elaboração de documentos oficiais.
Para que o documento atenda plenamente ao padrão, será necessário deslocar a identificação de local e data para imediatamente antes da assinatura.
Língua Portuguesa - Redação oficial - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
O fecho das comunicações oficiais possui, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatário. Os modelos tradicionais para fecho foram regulados por uma Portaria do Ministério da Justiça, de 1937, que estabelecia quinze padrões. Com o objetivo de simplificá-los e uniformizá-los, o Manual de Redação da Presidência da República, de 2002, estabelece o emprego de apenas
dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente e Cordialmente.
três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente, Atenciosamente e Sem mais.
três fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Atenciosamente, Cordialmente e Sem mais.
um fecho para todas as modalidades de comunicação oficial: Cordiais saudações.
dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: Respeitosamente e Atenciosamente.
Considere as afirmativas seguintes sobre redação de documentos.
I. Correspondência oficial utilizada por autoridades, para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração.
II. Com estrutura específica, esse documento deve, de início, ser numerado em ordem sequencial, com sigla do órgão expedidor e data.
III. Na exposição do assunto, os parágrafos devem ser numerados, com exceção do primeiro e do fecho.
IV. Encerra o assunto a fórmula Atenciosamente ou Respeitosamente, seguida da assinatura e do cargo do emitente.
Trata-se de
parecer.
portaria.
ofício.
requerimento.
ata.
A partir do documento hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de correspondências oficiais.
Para que o parágrafo da conclusão apresente a objetividade e o padrão da língua portuguesa escrita exigidos pelas normas da redação oficial, deve-se iniciá-lo por Submetemos, suprimindo-se o trecho que antecede essa forma verbal, e colocar o sinal indicativo de crase, de uso obrigatório, em a consideração superior.
A partir do documento hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de correspondências oficiais.
A partir do uso de letras maiúsculas em Seção, Capítulo e Instrução Normativa, verifica-se que o nome ordem de serviço também deveria ser escrito com letras iniciais maiúsculas.
A partir do documento hipotético acima, julgue os seguintes itens, a respeito da elaboração de correspondências oficiais.
Considerando-se a importância do destinatário alguém que tem o poder de ordenar uma auditoria , para que o texto atenda às normas da redação de documentos oficiais, é necessário alterar a forma do vocativo, como no exemplo a seguir. Senhor Pedro José Cabral DD. Coordenador-Geral,
Desconsiderando o espaçamento e supondo que Fulano de Tal seja a assinatura do emissor do documento, assinale a opção correta para o fecho do documento oficial indicado.
MEMORANDO
Aguardando pronto atendimento, despedimo-nos,
atenciosamente,
Fulano de Tal
Goiânia, 18 de fevereiro de 2009
OFÍCIO
Atenciosamente,
Fulano de Tal
Coordenador-Geral
Goiânia, 18 de fevereiro de 2009
PARECER
É o Parecer.
Procuradoria, em 18 de fevereiro de 2009
Procurador-Geral
ATESTADO
Goiânia, 18 de fevereiro de 2009
Fulano de Tal
Fulano de Tal
Diretor de Pessoal
Considerando as ideias, a estrutura e a organização gramatical do texto acima, julgue os itens de 1 a 10.
Caso o texto estivesse sendo escrito no formato de uma carta, enviada por um funcionário público para o governador do estado de Santa Catarina, o pronome de tratamento a ser empregado como vocativo seria Vossa Eminência.
Acerca da redação de documentos oficiais, julgue os itens que se seguem.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão "Por estranho que pareça" (l.4-5) estaria adequada se fosse empregada em uma correspondência oficial.
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