Questões sobre Redação oficial

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Tendo a situação que envolve o texto como referência e considerando as recomendações atuais para o envio de documentos formais de uma autoridade a outra, assinale a opção correta.

  • A.

    O ofício é o tipo de expediente mais adequado para o encaminhamento do relatório ao governador.

  • B.

    Na correspondência de encaminhamento do relatório ao governador do estado, estaria adequado o emprego do vocativo Caro Amigo.

  • C.

    Em atendimento ao princípio de concisão textual, constitui fecho adequado para o documento de encaminhamento do relatório a expressão "Com elevados protestos de estima e consideração".

  • D.

    A correspondência deve ser endereçada do seguinte modo:

    A Vossa Excelência o Excelentíssimo Senhor Dr.

    Fulano de Tal

    Governador do estado de Alagoas

    (CEP) – Maceió – AL

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Desconsiderando-se as margens e os espaços adequados, respeitam as normas de redação de um documento oficial encaminhado por um chefe de seção a seu diretor o seguinte trecho, contendo o parágrafo final e fecho de um ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à redação de correspondências oficiais, julgue os itens a seguir.

Documentos oficiais em forma de ofício, memorando, aviso e exposição de motivos têm em comum, entre outras características, a aposição da data de sua assinatura e emissão, que deve estar alinhada à direita, logo após a identificação do documento com o tipo, o número do expediente e a sigla do órgão que o emite.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

Na relação entre as ideias do texto, subentende-se ao imediatamente antes de "tentar" (l.3) e de "andar" (l.6); por isso, a inserção de ao nessas posições tornaria o texto mais claro, além de manter a sua correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmativas seguintes sobre redação de documentos.

I. Correspondência oficial utilizada por autoridades, para tratar de assuntos de serviço ou de interesse da Administração.

II. Com estrutura específica, esse documento deve, de início, ser numerado em ordem sequencial, com sigla do órgão expedidor e data.

III. Na exposição do assunto, os parágrafos devem ser numerados, com exceção do primeiro e do fecho.

IV. Encerra o assunto a fórmula Atenciosamente ou Respeitosamente, seguida da assinatura e do cargo do emitente.

Trata-se de

  • A.

    ofício.

  • B.

    requerimento.

  • C.

    ata.

  • D.

    parecer.

  • E.

    portaria.

 

A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.

A fragmentação sintática de ideias coordenadas, decorrente do emprego do ponto-final antes de "Sobretudo" (l.2), de "Ou" (l.6) e de "São situações" (l.7), que é admitida em textos jornalísticos, deve ser evitada, para facilitar a objetividade e a clareza, na redação de documentos oficiais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes com base nas prescrições que regem a redação de documentos oficiais.

Em comunicação dirigida a um juiz, deve ser empregado o vocativo "Senhor Juiz,".

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes com base nas prescrições que regem a redação de documentos oficiais.

Por ser suscetível a falsificações, o correio eletrônico (e-mail) não tem valor documental nos órgãos do Poder Executivo, sendo usado apenas nas comunicações de caráter particular entre servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes com base nas prescrições que regem a redação de documentos oficiais.

Para requerimentos, padronizou-se o seguinte fecho: Nesses termos, pede deferimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência o texto apresentado, julgue os itens subsequentes quanto à diagramação (alinhamento na página) ou ao emprego dos pronomes de tratamento recomendado na redação de documentos oficiais.

Nos documentos oficiais que seguem o padrão ofício, o endereçamento deve constar no final da página, à esquerda, se o documento contiver apenas uma página, como é o caso do texto apresentado (l.14-17); se contiver mais de uma, deve constar na última página.

  • C. Certo
  • E. Errado
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