Questões sobre Redação oficial

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Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o próximo item.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens seguintes.

  • C. Certo
  • E. Errado

O chefe do setor de compras de um órgão público recebeu, em 3/12/2015, o Memorando n.º 21, em que eram solicitadas cópias dos documentos referentes às compras efetuadas por esse setor no primeiro semestre do ano.

Levando em consideração essa situação hipotética e as disposições do MRPR acerca da linguagem dos textos oficiais, assinale a opção que apresenta uma maneira correta, clara e coesa de se introduzir o texto do memorando de resposta a ser elaborado pelo funcionário responsável pelo referido setor.

  • A. Em observância à solicitação encaminhada a este setor, encaminho em anexo todos os extratos de compras efetuadas por este setor no primeiro semestre do corrente ano. Em tempo: o documento que solicitou a remessa dos documentos foi o Memorando n.º 21, de 3/12/2015.
  • B. Atendendo ao pedido feito, anexa-se a esta mensagem todos os extratos de compras feitos por este setor no período de janeiro a junho do presente ano.
  • C. Em resposta ao Memorando n.º 21, de 3/12/2015, encaminho anexas todas as cópias relativas aos documentos de compras efetuadas por este setor no primeiro semestre do referido ano.
  • D. Em atenção ao documento enviado a este setor, envio, em anexo, cópias dos documentos solicitados. Vide anexos para maiores detalhes.
  • E. Informo que, anexo a este documento que ora se envia todas as cópias dos documentos de compras efetuadas no primeiro semestre deste ano solicitadas seguem para apreciação.

Entre outras, as ações que conferem clareza a um texto oficial incluem o(a)

  • A. revisão detalhada do texto pronto.
  • B. seleção de um estilo de linguagem mais próximo do coloquial.
  • C. uso de todos os padrões de ordem de palavras na oração permitidos pela língua.
  • D. emprego de terminologia específica de determinadas áreas do saber.
  • E. eliminação de passagens do texto com redução das informações apresentadas e de espaço.

Acerca das características formais e linguísticas dos fechos empregados nas comunicações oficiais, assinale a opção correta conforme o MRPR.

  • A. Formalmente, não se deve inserir vírgula após fechos de comunicações oficiais.
  • B. O fecho é o último elemento da estrutura formal de um expediente oficial, daí uma de suas finalidades ser marcar o fim de um texto.
  • C. O fecho constitui expressão com a qual o destinatário se saúda.
  • D. O MRPR disciplina o uso dos fechos para todas as autoridades, inclusive as estrangeiras que se encontrem em território nacional.
  • E. O emprego adequado do fecho da comunicação depende da observação das relações hierárquicas entre os interlocutores.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), na redação de expedientes oficiais, é necessário

  • A. evitar qualquer uso de linguagem técnica.
  • B. empregar um padrão próprio de linguagem, denominado padrão oficial.
  • C. empregar uma forma específica da linguagem administrativa, burocrática.
  • D. observar as recomendações do padrão culto da língua portuguesa.
  • E. obedecer a certa tradição no emprego das formas sintáticas, optando-se pelo rebuscamento.

Memorandos e ofícios representam documentos oficiais com funções de correspondência. Uma das diferenças compreendidas na aplicação desses instrumentos, conforme Guimarães (2000), é que

  • A. o memorando é transmitido a pessoal interno e externo, e o ofício é correspondente às demandas externas.
  • B. o memorando tem aplicação em reuniões e conferências de diretoria, e o ofício é usado em grandes conferências e seminários de servidores.
  • C. o memorando é empregado para indivíduos de cargos intermediários, já o ofício é direcionado a cargos de chefia, intermediários e operacionais.
  • D. o memorando é aplicado em correspondências entre autoridades equivalentes, enquanto o ofício é dirigido a autoridades iguais, superiores ou subalternos.

Assinale a alternativa que apresenta trecho adequado, no que se refere à objetividade, clareza e correção gramatical, para compor o parágrafo de introdução de memorando cujo objetivo seja o mero encaminhamento de documento.

  • A. Encaminho, para exame e pronunciamento dessa Direção, cópia do Ofício n. o 33, de 22 de fevereiro de 2016, do Ministério da Educação, que trata da requisição do servidor José de Almeida, matrícula n.º 0567, lotado na Gerência de Comunicação deste Instituto.
  • B. Tenho o prazer de dirigir-me a Vossa Senhoria para encaminhar-vos cópia do Ofício n. o 33, de 22 de fevereiro de 2016, do Ministério da Educação, que se trata da requisição do servidor José de Almeida, matrícula n.o 0567, lotado na Gerência de Comunicação deste Instituto.
  • C. Encaminho, juntamente com protestos de estima e consideração, cópia do Ofício n.o 33, de 22 de fevereiro de 2016, do Ministério da Educação, para que seja considerado por Sua Senhoria a requisição do servidor José de Almeida, matrícula no . 0567, lotado na Gerência de Comunicação deste Instituto.
  • D. Estou encaminhando, para avaliação desta Direção, cópia do Ofício n. o 33, de 22 de fevereiro de 2016, do Ministério da Educação que pede a requisição do servidor José de Almeida, matrícula n. o 0567, estando ele lotado na Gerência de Comunicação deste Instituto.
  • E. Está sendo encaminhado a esta Direção, para exame e pronunciamento de Vossa Senhoria, cópia do Ofício n.o 33, de 22 de fevereiro de 2016, do Ministério da Educação, que requisita deste Instituto o servidor José de Almeida, matrícula n.o 0567, que é lotado na Gerência de Comunicação deste Instituto.

Assinale a alternativa que apresenta o fecho adequado para uma comunicação oficial emitida pelo reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá e dirigida ao ministro da Educação.

  • A. Atenciosamente,
  • B. Com grande estima e consideração,
  • C. Cordialmente.
  • D. Mui atenciosamente,
  • E. Respeitosamente.
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