Questões sobre Redação oficial

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Assinale a alternativa que apresenta, de forma correta, o vocativo a ser empregado nas comunicações oficiais dirigidas ao chefe do Poder Legislativo Federal.

  • A. Ilustríssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
  • B. Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
  • C. Digníssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,
  • D. Senhor Doutor Presidente do Congresso Nacional,
  • E. Vossa Excelência o Senhor Presidente do Congresso Nacional,

Uma frase cuja redação está adequada a um e-mail institucional, ou seja, a um contexto de comunicação escrita formal, é:

  • A. Desculpe-me, e u tinha muito interesse em ler tuas sugestões de eficiência, só que agora estou muito ocupado e sem tempo.
  • B. Caríssimo, por falta de tempo, devo lhe confessar que não vou poder tomar ciência das tuas sugestões de eficiência.
  • C. Devido a restrições de tempo, informo-lhe que suas sugestões de eficiência não serão submetidas à análise neste momento.
  • D. Lhe comunico, por meio deste, que não estou dispondo de tempo para debruçar-me sobre as tuas sugestões de eficiência.
  • E. Gostaria que você soubesse que, mesmo considerando suas sugestões de eficiência válidas, não tenho como avaliar-lhes agora.

O fecho das comunicações oficiais possui as finalidades:

  • A. Arrematar o texto, mas não de saudar o destinatário.
  • B. Saudar o destinatário, mas não o de arrematar o texto.
  • C. Identificação do signatário.
  • D. Identificação do remetente.
  • E. Arrematar o texto e de saudar o destinatário.

Na redação oficial há três tipos de expedientes: ofício, aviso e o memorando, que se diferenciam pela finalidade do que pela forma. Na uniformalização desses expedientes, pode-se adotar uma diagramação única, denominada de padrão ofício. Desse modo, o aviso, o ofício e o memorando devem conter as seguintes partes: I – Tipo e número do expediente.

II – Local e data.

III – Assunto.

IV – Destinatário.

V – Texto.

VI – Fecho.

VII – Assinatura do autor da comunicação.

VIII – Identificação do signatário.

Está correta a alternativa:

  • A. I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII.
  • B. I, II, IV, V, VI, VII e VIII, apenas.
  • C. I, , II, IV, V, VI e VIII, apenas.
  • D. II, III, IV, V, VI e VII, apenas.
  • E. II, III, IV, VI e VII, apenas.

Os documentos do padrão ofício, disciplinados no manual da Presidência da República, devem obedecer à seguinte forma de apresentação, EXCETO,

  • A. para símbolos não existentes na fonte Times New Roman poder-se-á utilizar as fontes Symbol e Wingdings.
  • B. o início de cada parágrafo do texto deve ter 2,5 cm de distância da margem esquerda.
  • C. o campo destinado à margem lateral esquerda terá, no mínimo, 3,0 cm de largura; e o campo destinado à margem lateral direita terá 1,5 cm.
  • D. deve ser utilizada fonte do tipo Arial de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações, e 10 nas notas de rodapé.
  • E. todos os tipos de documentos do Padrão Ofício devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm.

Tal como os atos legislativos, qual documento contém preâmbulo e corpo?

  • A. Decreto
  • B. Portaria
  • C. Aviso
  • D. Circular

Respeitosamente e Atenciosamente são, respectivamente, fechos para comunicações que têm como finalidade

  • A. introduzir o texto e saudar o signatário.
  • B. arrematar o texto e saudar o signatário.
  • C. introduzir o texto e saudar o destinatário.
  • D. arrematar o texto e saudar o destinatário.

Um documento enviado para um Secretário Executivo de Ministério deve conter qual pronome de tratamento?

  • A. Vossa Senhoria
  • B. Vossa Excelência
  • C. Senhor
  • D. Prezado Senhor

As comunicações que partem dos órgãos públicos devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro, portanto deve-se evitar o uso:

I. de uma linguagem restrita a determinados grupos,

II. de gírias,

III. de regionalismos,

IV. de jargão técnico.

  • A. Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
  • B. Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
  • C. Estão corretas apenas as afirmativa II, III e IV.
  • D. Todas as afirmativas estão corretas.

Modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente, tratando-se de uma forma de comunicação eminentemente interna:

  • A. Aviso.
  • B. Ofício.
  • C. Memorando.
  • D. Mensagem.
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