Questões sobre Redação oficial

Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para as questões de 1 a 7

A respeito de redação oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    A ata é o documento adequado no encaminhamento do resultado da pesquisa realizada pela consultoria DBM a pedido da revista mencionada no texto.

  • B.

    Seria adequado o uso de memorando, na divulgação à imprensa, do levantamento realizado pelo Bureau de Estatísticas do Trabalho dos Estados Unidos.

  • C.

    João Matos, funcionário da Beraca, estaria obedecendo às normas de emprego dos pronomes de tratamento, caso se dirigisse aos fornecedores de produtos vegetais utilizando o tratamento Vossa Excelência.

  • D.

    Caso a Suzano Papel e Celulose queira contratar engenheiros ambientais e profissionais afins, ela pode valer-se de uma carta-convite, a ser publicada em jornal de ampla circulação.

Na redação de uma carta dirigida ao Governador do Estado, o tratamento exigido é o de:

  • A. Vossa Senhoria;
  • B. Vossa Magnificência;
  • C. Vossa Alteza;
  • D. Vossa Majestade;
  • E. Vossa Excelência.

Num ofício, em que o Secretário de Saúde comunique ao Governador o mau resultado do tratamento contra a febre nos hospitais públicos, NÃO deve estar presente:

  • A. data da comunicação;
  • B. número do documento;
  • C. tratamento de intimidade;
  • D. assinatura do autor do texto;
  • E. sigla da Secretaria de Saúde.

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

Para atender às normas do padrão ofício, a data deve ser deslocada para a direita da primeira linha, a par da identificação do documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

Para se respeitar o padrão de gentileza necessário ao documento, no vocativo, o destinatário deveria ter sido identificado pelo nome próprio, logo abaixo do cargo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

A justificativa do motivo da comunicação, “Em resposta (...) passado”, é supérflua na redação de um documento dessa natureza — especialmente se for uma exposição de motivos — e deve ser eliminada para que sejam alcançadas a objetividade e a concisão desejáveis ao documento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

O tratamento de “Vossa Excelência” é exigido no corpo do documento porque está compatível com o tratamento de “Digníssimo”, dado ao diretor, e os dois termos respeitam o uso no padrão ofício.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

Para que as regras de ortografia pertinentes ao padrão-ofício sejam respeitadas, apenas “Digníssimo”, iniciando o vocativo, deve ser grafado com inicial maiúscula. Os demais substantivos devem iniciar por letras minúsculas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

Para respeitar as regras gramaticais do padrão de língua exigido em documentos oficiais, será obrigatório substituir o termo “em anexo” por anexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na normatização de redação de documentos oficiais, e tomando como exemplo o modelo de ofício acima, julgue os itens a seguir, a respeito da redação de correspondência oficial.

Para que as regras gramaticais da norma culta, necessárias a esse padrão de documentos, sejam respeitadas, a preposição “de” deve ser retirada do termo “de que dispõe”.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...