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Considerando os princípios de tipologia textual e de redação
oficial, julgue os itens subseqüentes, relativos ao texto.
Em um ofício circular que encaminhasse um convite à participação de instituições públicas civis do estado de São Paulo no congresso citado, o último período do texto (L.13-15) deveria constar do fechamento.
Precisa-se redigir um ofício para a empresa. Segundo as normas de formatação de um ofício, o endereçamento deve ser posicionado:
Assinale a alternativa que contenha estrutura que, numa comunicação oficial, deva ser evitada, por não constituir exemplo de boa redação.
Na medida em que o projeto foi vetado, não havia por que continuar as discussões.
Haja vista o interesse da população, o projeto deve ser votado com urgência.
Considerando as idéias do texto VI e as noções que cercam o discurso parlamentar, julgue os seguintes itens.
A referência a autores renomados, por conferir elegância à peça oratória, é requisito obrigatório do discurso parlamentar.
Em relação ao memorando, analise as afirmativas a seguir:
I. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
II. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação.
III. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
Assinale:
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, no padrão ofício, os documentos:
não precisam conter numeração de página.
têm 2cm de distância da margem esquerda no início de cada parágrafo.
não podem ser impressos em ambas as faces do papel.
devem ser apresentados com fonte Times New Roman, corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e 10 nas notas de rodapé.
devem ser impressos em papel de tamanho ofício.
Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, que regula a redação oficial no país, é correto afirmar que, no padrão ofício:
é de bom-tom usar expressões como "tenho a honra de" e "cumpre-me informar que".
no campo destinatário, deve constar somente o cargo da pessoa a quem é dirigida a comunicação.
usa-se "respeitosamente" como fecho para comunicações para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República.
o local e a data em que foi assinado o documento podem vir abreviados e alinhados à esquerda.
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
Pela estrutura textual, verifica-se que o presente documento (l.32) é uma ata.
Com base no texto ao lado, julgue os itens subseqüentes.
O trecho Após (...) vivemos (l.26-31) é adequado para constar do corpo das seguintes correspondências oficiais: requerimento, abaixo-assinado e relatório.
No decorrer dos exames, o documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação dos agentes sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais chama-se
Nota.
Solicitação de Auditoria.
Relatório.
Certificado.
Parecer.
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