Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. Em documentos oficiais destinados a senadores e ministros de Estado, deve ser empregado o pronome de tratamento Vossa Excelência, o qual, embora esteja na segunda pessoa gramatical, exige a concordância da terceira pessoa do singular.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. Deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo, em documentos destinados a chefes de Poder, ao passo que se deve empregar o vocativo Senhor, sem especificação do cargo, em documentos destinados a demais autoridades.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem. Os princípios necessários à redação de correspondências oficiais incluem a clareza e a concisão, atributos fundamentais para garantir que todos os textos legais sejam compreendidos pelos cidadãos.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. A exposição de motivos, documento oficial que formalmente segue o padrão ofício, poderá apresentar, dependendo de sua finalidade, duas estruturas básicas: uma para a comunicação que tenha caráter exclusivamente informativo, e outra para a comunicação que proponha alguma medida ou submeta projeto de ato normativo.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. Embora ofício e aviso sigam o mesmo padrão formal, este é utilizado somente para a comunicação entre ministros de Estado, ao passo que aquele é expedido para a comunicação entre demais autoridades.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir. Por ser modalidade de comunicação que apresenta como principal característica a agilidade, o memorando não pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem implementados em determinado setor do serviço público.
Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
Os documentos ato e ofício compartilham da mesma estrutura textual, apesar de serem usados para diferentes finalidades.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
Se o referido ato fosse constituído de apenas um parágrafo, este deveria ser denominado parágrafo único.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
No que diz respeito à estrutura do ato administrativo, é correto afirmar que, no caso do texto apresentado, não há ementa.Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens de 19 a 23, à luz das Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.
O trecho JS/mg/ UnB Doc 0023/2011 identifica, respectivamente, as iniciais do nome da pessoa que elaborou o documento e as de quem o digitou, além do número do UnBDoc.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...