Questões sobre Redação oficial

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Para que fique de acordo com o padrão dos textos oficiais, é necessário que o seu autor, dentre outros procedimentos,

  • A. comece o texto com Venho solicitar, deslocando para o fim do período o trecho “Nos termos... Administração”. (l. 1)
  • B. substitua o verbo organizar (l. 3) por suspender, mantendo, assim, o mesmo sentido.
  • C. corrija a concordância do verbo permanecer, passando- o para o singular. (l. 5)
  • D. coloque a expressão sem maiores detalhes antes de acrescento. (l. 7)
  • E. substitua o pronome oblíquo lhes pelo pronome os. (l. 9)

Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens. O aviso é uma modalidade de comunicação expedida somente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como o Diretor se reporta aos chefes de departamento, no lugar do pronome Vossas Excelências, deveria ter sido usado o pronome

  • A. Senhores
  • B. Doutores
  • C. Vossas Senhorias
  • D. Ilustríssimos Senhores
  • E. Eminentes Senhores

Levando em consideração as normas constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens. O ofício é a forma de comunicação indicada para a comunicação entre ministérios.

  • C. Certo
  • E. Errado

O fecho adequado para o memorando acima, em que há uma relação diretor/subordinados, é o seguinte:

  • A. Atenciosamente
  • B. Cordialmente
  • C. Saudações
  • D. Sem mais
  • E. Sinceramente

  • A. atestado
  • B. comunicado
  • C. ata
  • D. certidão
  • E. circular

Com base no trecho de documento acima, adaptado da página eletrônica www.unb.br, e nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens subsequentes.

O conteúdo do documento permite classificá-lo como memorando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de documento acima, adaptado da página eletrônica www.unb.br, e nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens subsequentes.

No rodapé do documento, devem constar, em fonte 12, dados que identifiquem o endereço do remetente, como o nome da Universidade de Brasília e da unidade acadêmica, o número de telefone e o endereço eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de documento acima, adaptado da página eletrônica www.unb.br, e nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens subsequentes.

A indicação do servidor pelo centro de custo pode ser feita no formulário específico de despacho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no trecho de documento acima, adaptado da página eletrônica www.unb.br, e nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue os itens subsequentes.

Sem prejuízo às ideias originais do texto e às Normas para Padronização de Documentos da UnB, a sentença “Certos de podermos contar com a sua colaboração” poderia ser reescrita desta forma: Certos de podermos contar com a colaboração de Vossa Excelência.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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