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Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Analise as afirmativas abaixo sobre correspondência oficial e comercial.
1. Circular é uma correspondência dirigida a várias repartições ou pessoas. 2. Edital é um instrumento de notificação pública que se afixa em local para acesso por parte dos interessados, ou que se publica num órgão da imprensa. 3. Parecer é um documento específico de solicitação por meio do qual a pessoa física ou jurídica (ato administrativo) requer algo a que tem direito, concedido legalmente. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
Em uma correspondência oficial, o vocativo adequado que deve ser escrito ao se dirigir aos chefes de poder (considere X o nome completo do indivíduo) é:
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Analise as afirmativas abaixo sobre documentos comerciais. 1. Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim. 2. Carta oficial é um acordo entre duas ou mais pessoas (físicas ou jurídicas) para estabelecer, modificar ou anular uma relação de direito. 3. Carta comercial é uma correspondência tradicionalmente utilizada pela indústria e pelo comércio. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
É a correspondência dirigida somente ao público interno da organização. É redigido de maneira informal, em formulário com partes impressas, bastando seu preenchimento:
Avaliando-se o memorando apresentado, constata-se que, de acordo com o Manual de redação da Presidência da República, a informação obrigatória que NÃO figura em seu cabeçalho é a seguinte:
Dada a relação existente entre o emissor e os destinatários, segundo o Manual de redação da Presidência da República, o fecho adequado deveria ser
Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso confirmação de leitura, apesar de disponível.
Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.
Na mensagem eletrônica enviada, para facilitar a organização documental, Machado deveria ter dado informações detalhadas acerca do arquivo anexado, e tê-lo encaminhado preferencialmente no formato pdf.Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso confirmação de leitura, apesar de disponível.
Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.
O e-mail encaminhado por Machado, além de estar inadequado quanto ao recurso confirmação de leitura, não pode ser aceito como documento original.Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso confirmação de leitura, apesar de disponível.
Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.
O expediente oficial e-mail apresenta flexibilidade tanto na forma quanto na linguagem, o que tornaria adequada à situação em análise a seguinte mensagem: Prezado Alencar, mande rápido, por favor, os materiais descritos na lista anexa. Cordialmente, Machado.Acerca das características gerais da comunicação oficial, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República. Em memorando encaminhado ao superintendente da SUFRAMA, um servidor técnico desse órgão deve utilizar o pronome de tratamento Vossa Senhoria para dirigir-se à autoridade, a expressão Ao Senhor Superintendente da SUFRAMA no espaço reservado ao destinatário e o fecho Respeitosamente.
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