Questões sobre Redação oficial

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Analise as afirmativas abaixo sobre correspondência oficial e comercial.

1. Circular é uma correspondência dirigida a várias repartições ou pessoas.

2. Edital é um instrumento de notificação pública que se afixa em local para acesso por parte dos interessados, ou que se publica num órgão da imprensa.

3. Parecer é um documento específico de solicitação por meio do qual a pessoa física ou jurídica (ato administrativo) requer algo a que tem direito, concedido legalmente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Em uma correspondência oficial, o vocativo adequado que deve ser escrito ao se dirigir aos chefes de poder (considere X o nome completo do indivíduo) é:

  • A. Magnífico Senhor X.
  • B. Vossa Magnificência.
  • C. Digníssimo Senhor X, seguido do cargo ocupado.
  • D. Sua Senhoria, Senhor X, com a sua função exercida em seguida.
  • E. Excelentíssimo Senhor X, com seu respectivo cargo em seguida.

Analise as afirmativas abaixo sobre documentos comerciais. 1. Ata é o resumo escrito dos fatos e decisões de uma assembleia, sessão ou reunião para um determinado fim. 2. Carta oficial é um acordo entre duas ou mais pessoas (físicas ou jurídicas) para estabelecer, modificar ou anular uma relação de direito. 3. Carta comercial é uma correspondência tradicionalmente utilizada pela indústria e pelo comércio. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. É correta apenas a afirmativa 2.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E. São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

É a correspondência dirigida somente ao público interno da organização. É redigido de maneira informal, em formulário com partes impressas, bastando seu preenchimento:

  • A. Relatório.
  • B. Circular.
  • C. Ofício.
  • D. Memorando.

Avaliando-se o memorando apresentado, constata-se que, de acordo com o Manual de redação da Presidência da República, a informação obrigatória que NÃO figura em seu cabeçalho é a seguinte:

  • A. os endereços dos chefes de departamento a quem o remetente se dirige.
  • B. a referência à correspondência anterior falando sobre o assunto relacionado.
  • C. o local e a data colocados no campo direito do documento.
  • D. o campo que especifica a presidência da instituição.
  • E. o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede.

Dada a relação existente entre o emissor e os destinatários, segundo o Manual de redação da Presidência da República, o fecho adequado deveria ser

  • A. Atenciosamente
  • B. Respeitosamente
  • C. Sem mais
  • D. À espera de resposta
  • E. Com toda a minha consideração

Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de disponível.

 Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.

Na mensagem eletrônica enviada, para facilitar a organização documental, Machado deveria ter dado informações detalhadas acerca do arquivo anexado, e tê-lo encaminhado preferencialmente no formato pdf.

  • C. Certo
  • E. Errado

Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de disponível.

 Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.

O e-mail encaminhado por Machado, além de estar inadequado quanto ao recurso “confirmação de leitura”, não pode ser aceito como documento original.

  • C. Certo
  • E. Errado

Machado, chefe de setor do MTE, encaminhou uma mensagem de correio eletrônico a Alencar, chefe de patrimônio do mesmo ministério, solicitando-lhe o envio, com urgência, de material de expediente para a sua seção, conforme lista anexa à mensagem. Machado não acrescentou ao e-mail certificação digital nem utilizou o recurso “confirmação de leitura”, apesar de disponível.

 Com base na situação hipotética acima e no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República, julgue os seguintes itens.

O expediente oficial e-mail apresenta flexibilidade tanto na forma quanto na linguagem, o que tornaria adequada à situação em análise a seguinte mensagem: “Prezado Alencar, mande rápido, por favor, os materiais descritos na lista anexa. Cordialmente, Machado”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das características gerais da comunicação oficial, julgue os itens a seguir, à luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República. Em memorando encaminhado ao superintendente da SUFRAMA, um servidor técnico desse órgão deve utilizar o pronome de tratamento Vossa Senhoria para dirigir-se à autoridade, a expressão Ao Senhor Superintendente da SUFRAMA no espaço reservado ao destinatário e o fecho Respeitosamente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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