Questões sobre Redação oficial

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Considerando o documento oficial hipotético acima, julgue os itens subsecutivos com referência à adequação da linguagem e do formato do texto, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

No documento em análise, o destinatário “Senhor Chefe do Núcleo Jurídico,” deve ser substituído por “Ao Sr. Chefe do Núcleo Jurídico”, em razão do tipo de documento expedido.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Primando-se pela clareza e concisão, qualidades do documento oficial, o período “Estamos envolvidos no processo de fazer uma comparação entre a capacidade de raciocínio mental do homem de hoje, do século XXI, com a capacidade de raciocínio mental do homem do século XV” poderia ser reescrito da seguinte forma: “Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com o do século XV”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando o Presidente de uma sociedade de economia mista deseja expedir uma comunicação administrativa com outra autoridade pública ou com particulares, o ato administrativo a ser utilizado será:

  • A. Decreto.
  • B. Portaria.
  • C. Aviso.
  • D. Ofício.

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Apresentada no padrão ofício, a exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação oficial dirigida pelo presidente da República aos ministros de Estado, sobretudo para a proposição de alguma medida administrativa que reclame a atenção dos ministros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na esfera da administração pública, a forma pela qual a autoridade pública expede normas gerais e específicas para seus subordinados ou designa servidores para determinadas funções recebe o nome de __________. A modalidade de comunicação eminentemente interna, utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independente do nível hierárquico em que se encontram e que pode ter caráter meramente administrativo ou empregado na exposição de projetos, ideias e diretrizes recebe o nome de __________.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:

  • A. Portaria – Memorando.
  • B. Decreto – Circular.
  • C. Instrução normativa – Aviso.
  • D. Medida provisória – Ordem de serviço.

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A mensagem, modalidade de comunicação oficial realizada entre os chefes dos poderes públicos, assim como os demais atos assinados pelo presidente da República, não traz a identificação de seu signatário.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Nas comunicações que partem dos órgãos públicos e das entidades públicas federais, deve-se evitar o emprego de expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, uma vez que esses documentos devem ser compreendidos por todo e qualquer cidadão brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A impessoalidade de um documento oficial refere-se à transmissão de informações com um mínimo de palavras, de forma objetiva, evitando-se redundâncias, pormenores e repetições desnecessárias de ideias.

  • C. Certo
  • E. Errado

É uma modalidade de comunicação oficial expedida exclusivamente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde ao expediente descrito.

  • A. Memorando.
  • B. Telegrama.
  • C. Ofício.
  • D. Aviso.
  • E. Exposição de motivos.

A frase “A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado.” torna-se inadequada ao contexto público, caso seja reescrita da seguinte forma:

  • A. A comissão foi criada segundo portaria do Ministro de Estado.
  • B. A comissão foi criada valendo-se de portaria do Ministro de Estado.
  • C. A comissão foi criada através de portaria do Ministro de Estado.
  • D. A comissão foi criada por meio de portaria do Ministro de Estado.
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