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Considerando o documento oficial hipotético acima, julgue os itens subsecutivos com referência à adequação da linguagem e do formato do texto, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).
No documento em análise, o destinatário Senhor Chefe do Núcleo Jurídico, deve ser substituído por Ao Sr. Chefe do Núcleo Jurídico, em razão do tipo de documento expedido.Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Primando-se pela clareza e concisão, qualidades do documento oficial, o período Estamos envolvidos no processo de fazer uma comparação entre a capacidade de raciocínio mental do homem de hoje, do século XXI, com a capacidade de raciocínio mental do homem do século XV poderia ser reescrito da seguinte forma: Estamos fazendo uma comparação entre a capacidade de raciocínio do homem de hoje com o do século XV.
Quando o Presidente de uma sociedade de economia mista deseja expedir uma comunicação administrativa com outra autoridade pública ou com particulares, o ato administrativo a ser utilizado será:
Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Apresentada no padrão ofício, a exposição de motivos é a principal modalidade de comunicação oficial dirigida pelo presidente da República aos ministros de Estado, sobretudo para a proposição de alguma medida administrativa que reclame a atenção dos ministros.
Na esfera da administração pública, a forma pela qual a autoridade pública expede normas gerais e específicas para seus subordinados ou designa servidores para determinadas funções recebe o nome de __________. A modalidade de comunicação eminentemente interna, utilizada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, independente do nível hierárquico em que se encontram e que pode ter caráter meramente administrativo ou empregado na exposição de projetos, ideias e diretrizes recebe o nome de __________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima:
Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A mensagem, modalidade de comunicação oficial realizada entre os chefes dos poderes públicos, assim como os demais atos assinados pelo presidente da República, não traz a identificação de seu signatário.
Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. Nas comunicações que partem dos órgãos públicos e das entidades públicas federais, deve-se evitar o emprego de expressões de circulação restrita, como a gíria, os regionalismos vocabulares ou o jargão técnico, uma vez que esses documentos devem ser compreendidos por todo e qualquer cidadão brasileiro.
Com base no MRPR, julgue os itens seguintes, acerca da redação de correspondências oficiais. A impessoalidade de um documento oficial refere-se à transmissão de informações com um mínimo de palavras, de forma objetiva, evitando-se redundâncias, pormenores e repetições desnecessárias de ideias.
É uma modalidade de comunicação oficial expedida exclusivamente por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.
Com base nessas informações, assinale a alternativa que corresponde ao expediente descrito.
A frase A comissão foi criada mediante portaria do Ministro de Estado. torna-se inadequada ao contexto público, caso seja reescrita da seguinte forma:
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