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Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.
Telegrama e correio eletrônico têm em comum a flexibilidade em sua forma estrutural, a celeridade da transmissão de informação e o baixo custo. Esses meios diferenciam-se, principalmente, pelo fato de que o correio eletrônico prescinde de certificação digital que ateste a identidade do remetente, conforme determina a lei.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca das características das comunicações oficiais e do tipo de linguagem empregado nessas comunicações.
Por sua celeridade, o memorando e o correio eletrônico são formas de comunicação oficial bastante utilizadas pelo Poder Judiciário para a comunicação entre os órgãos que o compõem.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.
Para tratar de assuntos oficiais internos aos órgãos da administração pública, os documentos oficiais mais adequados são o aviso e o memorando, os quais apresentam estrutura praticamente idêntica.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca das características das comunicações oficiais e do tipo de linguagem empregado nessas comunicações.
Em comunicações expedidas pelo MPU ao presidente do STF, devem-se empregar, como fecho, a expressão Respeitosamente e, como vocativo, a expressão A Sua Excelência o Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.
Caso os ministros da Justiça e da Educação queiram propor medida ao presidente da República, eles deverão encaminhá-la por meio de uma exposição de motivos interministerial, a qual deve ser assinada por ambos.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca das características das comunicações oficiais e do tipo de linguagem empregado nessas comunicações.
As comunicações expedidas por ministros de Estado devem conter o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.
Somente as comunicações dirigidas aos chefes de poder receberão o vocativo Excelentíssimo Senhor. As comunicações dirigidas às demais autoridades tratadas pelo pronome Vossa Excelência terão como vocativo Senhor, seguido do respectivo cargo.
Na administração pública, o memorando é uma forma de correspondência entre autoridades de um mesmo órgão ou entre diretores e chefes, e vice-versa.
É obrigatório o emprego do número do documento e da sigla de identificação de sua origem, na margem esquerda superior do expediente.
Fechos como Com os protestos de elevada estima e apreço devem ser evitados, devido à prolixidade.
O nome e o cargo do signatário da comunicação devem constar após o fecho, e são obrigatórios.
Visto que o memorando é um documento de comunicação rotineira, o item Assunto é facultativo, pois o corpo do texto deve apresentar com clareza o tema tratado.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um trecho de texto, que deve ser julgado certo se estiver correto e adequado para compor o tipo de correspondência oficial indicada em negrito, ou errado, em caso contrário.
Relatório Constatou-se que há no país 2,2 milhões de jovens entre os dezoito e os vinte e quatro anos de idade fora da escola e do mercado de trabalho. Além disso, o nível de escolaridade dos trabalhadores é um dado significativo: hoje, 5,6 milhões de empregados na indústria nacional não possuem sequer o ensino médio. Com o intuito de mudar esse quadro, sugestões estão sendo discutidas nos estados para a criação de uma agenda profissionalizante no âmbito do movimento Educação para o Mundo do Trabalho.
Atas são documentos oficiais utilizados no serviço público com o objetivo de se registrar oficialmente os assuntos tratados em uma reunião ou assembleia. No que se refere à elaboração desse tipo de documento, analise as afirmações a seguir.
I As atas são redigidas após a reunião, coletando as impressões dos participantes.
II As atas devem ter redação clara e precisa.
III O secretário é responsável pela elaboração da ata. Em sua ausência, deve ser nomeado um secretário ad hoc.
IV Atas são textos manuscritos elaborados e assinados durante a reunião.
Dentre as afirmações, estão corretas
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