Questões sobre Redação oficial

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Considerando as disposições do Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os seguintes itens, relativos ao documento oficial acima, reproduzido, com adaptações, do sítio www.tjdft.jus.br.

Devido ao fato de a autoridade a que se destina o documento ser tratada por “Vossa Excelência”, o endereçamento abaixo estaria adequado para figurar no envelope do expediente em questão.

A Sua Excelência o Senhor

Ministro Cicrano

Corregedor Nacional de Justiça

Anexo I – Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes

CEP 70.175-901 – Brasília. DF

  • C. Certo
  • E. Errado

“A redação oficial, pelo fato de preocupar-se, acima de tudo, com a ________________, a ___________________ e a ______________________ das comunicações, pode ser considerada, em sentido amplo, como redação técnica.”

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas acima.

  • A.

    sinceridade – saliência – eficácia

  • B.

    eficácia – serenidade – exatidão

  • C.

    eficácia – serenidade – exatidão

  • D.

    objetividade – eficácia – exatidão

  • E.

    plenitude – eficácia – exatidão

Relatórios administrativos são comunicações produzidas pelos membros de uma organização, desde que requeridos ou utilizados pelos administradores. Eles podem ser, dentre outros, uma simples carta ou, ainda uma conferência, um quadro, um gráfico, uma tabela. Se o relato do fato ocorrer em conversa, o relatório administrativo será oral. Sendo assim, para maior eficácia de um relatório, ele deve ser elaborado a partir de técnicas como:

  • A.

    Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.

  • B.

    Deve considerar o assunto, o enfoque, as circunstâncias, o receptor e reunir todas as informações antes de começar a redigi-lo. Considerar todas as informações, não deixando nenhum dado relevante ou irrelevante de fora do relatório.

  • C. Somente considerar informações úteis para a tomada de decisão do administrador, devendo poupá-lo de informações de que ele não precisa. Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras.
  • D.

    Além de habilidade para se comunicar, deve ter capacidade para analisar as situações e inferir delas as reais necessidades dos administradores. Não deve considerar tanto o assunto, o enfoque e as circunstâncias, e sim reunir todas as informações possíveis.

  • E. Esfriar a mensagem, em vez de mil palavras, usar duzentas, em vez de vinte páginas, usar gráficos, tabelas e outras ilustrações que causam maior impacto que as palavras. Não deve considerar tanto o assunto, o enfoque e as circunstâncias, e sim reunir todas as informações possíveis.

Assinale a alternativa correta em relação ao memorando.

  • A.

    Memorando é um arquivo onde se guarda toda a memória dos diretores e chefes de serviços.

  • B.

    Memorando é o local onde se guardam todas as informações de um determinado setor.

  • C.

    Memorando é um papel onde se descrevem as funções de cada cargo dentro de um determinado setor.

  • D.

    Memorando é uma correspondência interna entre diretores e chefes de serviços.

  • E.

    Memorando é um papel onde se descrevem as funções e os salários de cada cargo dentro de um determinado setor.

Julgue os itens subsequentes, com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

Por estar de acordo com as regras de concordância do padrão culto da linguagem, a frase Vossa Excelência indicareis a vossa nova secretária seria adequada para compor a redação de documento oficial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Emprega-se “Vossa Excelência” na correspondência dirigida aos seguintes destinatários:

  • A.

    Vice-Presidente da República e consultor de empresas.

  • B.

    Presidentes das Câmaras Municipais e Chefes de gabinete de vereadores.

  • C.

    Procurador-Geral da República e Diretores de departamentos municipais.

  • D.

    Presidentes de associações de bairros e Vereadores.

  • E.

    Ministros de Estado e Secretários de Estado dos Governos Estaduais.

Julgue os itens subsequentes, com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República.

Embora as redações oficiais devam ser redigidas, em regra, de forma clara e objetiva, há situações em que se recomenda a prolixidade, como nas exposições de motivos, nas quais a redundância é necessária.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.

A formalidade de um texto oficial está relacionada à impessoalidade com que se trata o assunto da comunicação e ao emprego da norma-padrão da língua.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.

Aviso e exposição de motivos são comunicações oficiais empregadas para tratar de assuntos oficiais com os ministros de Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue os itens que se seguem de acordo como o Manual de Redação da Presidência da República.

Em comunicação oficial do SERPRO encaminhada ao ministro da Fazenda, as expressões Vossa Excelência e Senhor Ministro constituem, respectivamente, a forma de tratamento e o vocativo adequados para dirigir-se ao destinatário.

  • C. Certo
  • E. Errado
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