Lista completa de Questões sobre Redação oficial para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O secretário executivo que atua em uma organização, seja pública ou privada, deve compreender a diferença existente entre as comunicações administrativas. Visto que há expedientes que mantêm alguma relação, mas são diferentes entre si, é correto afirmar que ofício é expedido
Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.
O ofício é o documento adequado para a comunicação de assunto oficial entre o presidente do BACEN e o ministro da Fazenda.
Quanto ao formato e à linguagem do memorando, assinale a opção correta, seguindo o MRPR.
O destinatário do memorando deve ser mencionado pelo nome e pelo cargo que ocupa, como no seguinte caso: A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal, ministro de Minas e Energia.
O emprego de data e local em que foi expedido o documento deve constar no início do memorando.
O memorando consiste em modalidade de correspondência oficial expedida para tratar assuntos pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.
O memorando é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, os ministros entre si, ou de hierarquia superior, como o presidente do Congresso Nacional.
O memorando constitui modalidade de comunicação oficial eminentemente interna, que tanto pode ser meramente administrativo quanto pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, entre outros, a serem adotados por determinado setor da administração pública.
Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.
Suponha que a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do BACEN pretenda solicitar a liberação de um servidor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão para participar de curso de capacitação a ser oferecido pela instituição nos três primeiros dias do mês seguinte. Nessa situação, basta o encaminhamento de email informal ao referido departamento, com a utilização da conta eletrônica institucional, para formalizar a solicitação e aguardar a resposta, que pode ser feita, também, apenas informalmente, por correio eletrônico.
Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.
Distanciamento mínimo de 2,5 cm da margem lateral esquerda com o emprego da expressão Digníssima Secretária- Executiva..
Distanciamento mínimo de 5,5 cm da margem lateral esquerda com a seguinte expressão: Senhora Secretária-Executiva,.
Alinhamento à margem lateral direita com distanciamento mínimo de 1,5 cm e com o emprego da expressão A Senhora Secretária-Executiva.
Distanciamento mínimo de 3,0 cm da margem lateral esquerda com a utilização da seguinte fórmula: À Senhora Secretária- Executiva.
Alinhamento centralizado no texto com os seguintes dizeres: Ilustríssima Senhora Secretária-Executiva.
Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.
No seguinte trecho de documento dirigido a ministro de Estado, está correto o emprego do pronome de tratamento.
Encaminho a Sua Excelência esta carta aberta em cumprimento do estabelecido no Decreto n.º 3.088/1999, que instituiu o regime de metas para a inflação no Brasil. Como é do conhecimento de Sua Excelência, o parágrafo único do artigo 4.º do referido decreto reza que, em caso de descumprimento da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (...)
Conforme o MRPR, considerando o expediente oficial hipotético apresentado, assinale a opção correta acerca da adequação do formato e da linguagem empregados na comunicação.
Há redundância, que constitui falta de concisão, na repetição da localidade e do código de endereçamento postal, que já haviam sido inseridos no cabeçalho do documento.
Na parte superior do texto, constam informações que extrapolam as que deveriam ser empregadas nesse tipo de documento.
Há erro no que se refere à repetição da expressão Secretaria- Executiva do MP.
Há erro no emprego do pronome de tratamento A Sua Excelência o Senhor, que, no caso, deveria ser À Sua Senhoria.
Para estar adequado ao documento, o segmento A Sua Excelência o Senhor deveria ser alterado para A Sua Excelência a Senhora.
No que se concerne à adequação do formato e à linguagem empregada na correspondência oficial hipotética acima, com fundamento no MRPR, assinale a opção que corresponde o tipo de documento apresentado.
mensagem
correio eletrônico
ofício
aviso
memorando
Com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca do formato das correspondências oficiais, assinale a opção correta.
No campo destinado à identificação do signatário, deve-se informar o nome da pessoa que redigiu o documento.
No fecho das comunicações oficiais, deve constar a saudação final ao destinatário, expressa pela fórmula de cortesia Atentamente.
No campo assunto, devem-se descrever detalhadamente todos os assuntos que motivaram o encaminhamento do expediente.
O local e a data em que o documento oficial foi assinado devem ser indicados por extenso e vir centralizados na página.
Abaixo do local reservado à assinatura, devem constar o nome e o cargo da autoridade que expede o documento, com exceção dos expedientes assinados pelo presidente da República, em que são dispensadas essas informações.
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2013
Em uma correspondência oficial ou comercial, é correto e aconselhável utilizar-se de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...