Questões sobre Redação oficial

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O secretário executivo que atua em uma organização, seja pública ou privada, deve compreender a diferença existente entre as comunicações administrativas. Visto que há expedientes que mantêm alguma relação, mas são diferentes entre si, é correto afirmar que ofício é expedido

  • A. para e pelas autoridades públicas. Têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração pública entre si, e também com particulares.
  • B. para e pelas autoridades públicas e privadas. Têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração pública entre si, e também com particulares.
  • C. com a finalidade do tratamento de assuntos pelas empresas privadas e os órgãos da Administração pública entre si, e também com particulares.
  • D. para e pelas autoridades privadas. Têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração pública entre si, e também com particulares.
  • E. exclusivamente por ministros de Estado.

Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.

O ofício é o documento adequado para a comunicação de assunto oficial entre o presidente do BACEN e o ministro da Fazenda.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto ao formato e à linguagem do memorando, assinale a opção correta, seguindo o MRPR.

  • A.

    O destinatário do memorando deve ser mencionado pelo nome e pelo cargo que ocupa, como no seguinte caso: A Sua Senhoria o Senhor Fulano de Tal, ministro de Minas e Energia.

  • B.

    O emprego de data e local em que foi expedido o documento deve constar no início do memorando.

  • C.

    O memorando consiste em modalidade de correspondência oficial expedida para tratar assuntos pelos órgãos da administração pública entre si e também com particulares.

  • D.

    O memorando é expedido exclusivamente por ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, os ministros entre si, ou de hierarquia superior, como o presidente do Congresso Nacional.

  • E.

    O memorando constitui modalidade de comunicação oficial eminentemente interna, que tanto pode ser meramente administrativo quanto pode ser utilizado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, entre outros, a serem adotados por determinado setor da administração pública.

Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.

Suponha que a chefe do Departamento de Gestão de Pessoas do BACEN pretenda solicitar a liberação de um servidor do Departamento de Planejamento, Orçamento e Gestão para participar de curso de capacitação a ser oferecido pela instituição nos três primeiros dias do mês seguinte. Nessa situação, basta o encaminhamento de email informal ao referido departamento, com a utilização da conta eletrônica institucional, para formalizar a solicitação e aguardar a resposta, que pode ser feita, também, apenas informalmente, por correio eletrônico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em conformidade com o MRPR, no que tange à adequação do formato e da linguagem da correspondência oficial hipotética anteriormente apresentada, assinale a opção que corresponde ao vocativo correto a ser empregado no documento, considerando-se o devido espaçamento a ser introduzido.

  • A.

    Distanciamento mínimo de 2,5 cm da margem lateral esquerda com o emprego da expressão “Digníssima Secretária- Executiva.”.

  • B.

    Distanciamento mínimo de 5,5 cm da margem lateral esquerda com a seguinte expressão: “Senhora Secretária-Executiva,”.

  • C.

    Alinhamento à margem lateral direita com distanciamento mínimo de 1,5 cm e com o emprego da expressão “A Senhora Secretária-Executiva”.

  • D.

    Distanciamento mínimo de 3,0 cm da margem lateral esquerda com a utilização da seguinte fórmula: “À Senhora Secretária- Executiva”.

  • E.

    Alinhamento centralizado no texto com os seguintes dizeres: “Ilustríssima Senhora Secretária-Executiva”.

Julgue os itens de 17 a 20, que versam sobre correspondência oficial.

No seguinte trecho de documento dirigido a ministro de Estado, está correto o emprego do pronome de tratamento.

Encaminho a Sua Excelência esta carta aberta em cumprimento do estabelecido no Decreto n.º 3.088/1999, que instituiu o regime de metas para a inflação no Brasil. Como é do conhecimento de Sua Excelência, o parágrafo único do artigo 4.º do referido decreto reza que, em caso de descumprimento da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (...)

  • C. Certo
  • E. Errado

Conforme o MRPR, considerando o expediente oficial hipotético apresentado, assinale a opção correta acerca da adequação do formato e da linguagem empregados na comunicação.

  • A.

    Há redundância, que constitui falta de concisão, na repetição da localidade e do código de endereçamento postal, que já haviam sido inseridos no cabeçalho do documento.

  • B.

    Na parte superior do texto, constam informações que extrapolam as que deveriam ser empregadas nesse tipo de documento.

  • C.

    Há erro no que se refere à repetição da expressão “Secretaria- Executiva do MP”.

  • D.

    Há erro no emprego do pronome de tratamento “A Sua Excelência o Senhor”, que, no caso, deveria ser “À Sua Senhoria”.

  • E.

    Para estar adequado ao documento, o segmento “A Sua Excelência o Senhor” deveria ser alterado para A Sua Excelência a Senhora.

No que se concerne à adequação do formato e à linguagem empregada na correspondência oficial hipotética acima, com fundamento no MRPR, assinale a opção que corresponde o tipo de documento apresentado.

  • A.

    mensagem

  • B.

    correio eletrônico

  • C.

    ofício

  • D.

    aviso

  • E.

    memorando

Com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR) acerca do formato das correspondências oficiais, assinale a opção correta.

  • A.

    No campo destinado à identificação do signatário, deve-se informar o nome da pessoa que redigiu o documento.

  • B.

    No fecho das comunicações oficiais, deve constar a saudação final ao destinatário, expressa pela fórmula de cortesia “Atentamente”.

  • C.

    No campo assunto, devem-se descrever detalhadamente todos os assuntos que motivaram o encaminhamento do expediente.

  • D.

    O local e a data em que o documento oficial foi assinado devem ser indicados por extenso e vir centralizados na página.

  • E.

    Abaixo do local reservado à assinatura, devem constar o nome e o cargo da autoridade que expede o documento, com exceção dos expedientes assinados pelo presidente da República, em que são dispensadas essas informações.

Em uma correspondência oficial ou comercial, é correto e aconselhável utilizar-se de:

  • A. Gírias.
  • B. Laconismo.
  • C. Pensamento conciso.
  • D. Estrangeirismos.
  • E. Prolixidade.
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