Questões sobre Redação oficial

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Com base no texto acima, julgue os itens seguintes, de acordo com o que dispõe o Manual da Presidência da República acerca de correspondência oficial.

Suponha que o texto apresentado seja parte de mensagem encaminhada por correio eletrônico. Nessa situação, para que a mensagem tenha valor documental, basta que seu remetente acrescente ao texto detalhes que facilitem a sua identificação, tais como nome, número da matrícula funcional e departamento em que está lotado no órgão emissor da correspondência enviada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que, conforme o Manual de Redação da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, concisão, formalidade e uniformidade, cada um dos itens seguintes apresenta um fragmento de texto que deve ser julgado certo se, além de estar gramaticalmente correto, atender aos atributos acima descritos; ou errado, em caso contrário.

O chefe de gabinete comunicou ao diretor que ele seria exonerado tão logo a nova administração superior fosse escolhida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

A mensagem é o instrumento de comunicação oficial entre os chefes dos poderes públicos e pode ter como finalidade o encaminhamento de projeto de lei ordinária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Sua Excelência o Senhor

[nome do juiz]

Juiz de Direito

Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

79000-000 – Porto Velho. RO

Considerando o endereçamento acima, que compõe um documento oficial, assinale a opção correta.

  • A.

    O nome Digníssimo poderia anteceder corretamente o tratamento “Senhor” no trecho apresentado.

  • B.

    O texto poderia compor o envelope de uma exposição de motivos, documento remetido por qualquer autoridade.

  • C.

    A referência ao cargo do destinatário poderia ser omitida, pois não é componente obrigatório no envelope de uma correspondência oficial.

  • D.

    O tratamento empregado na primeira linha do endereçamento é adequado às autoridades tratadas por Vossa Excelência.

  • E.

    O endereçamento, tal qual apresentado, poderia compor o campo do expediente reservado ao destinatário, caso se tratasse de um memorando ou de um aviso.

Com base no texto acima, julgue os itens seguintes, de acordo com o que dispõe o Manual da Presidência da República acerca de correspondência oficial.

O trecho transcrito seria adequado para fazer parte de exposição de motivo, documento cujo objetivo é encaminhar relatório ao presidente da República.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Caso uma servidora pública queira solicitar ao setor de pessoal do órgão em que trabalha o adiamento do seu período de férias, ela deve redigir um memorando.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da redação de correspondências oficiais, julgue os próximos itens, conforme o Manual de Redação da Presidência da República.

O ofício é uma modalidade de comunicação utilizada entre os órgãos da administração pública para tratamento de assuntos oficiais entre si e também com particulares.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ainda de acordo com o que dispõe o Manual da Presidência da República acerca de correspondência oficial, julgue os itens que se seguem.

Desde que fossem respeitadas as normas relativas a espaçamento, seria adequado utilizar o seguinte parágrafo para iniciar texto de ofício:

1. No que se refere ao processo de número 1234X5678/2012 relativo ao licenciamento ambiental da necessária ampliação da rodovia BRXX, tenho a honra de servir-me deste expediente para informar que este IBAMA recebeu o EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) protocolado e seguirá com o processo de verificação de obediência dos itens dos estudos com o termo de referência respectivo, feito por seus valorosos técnicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.

Deve-se evitar que o nome ou a assinatura do emitente fique em página isolada do documento. Caso isso ocorra, será recomendável transferir ao menos o último parágrafo do texto para a página seguinte.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da República.

O fecho “Cordialmente” é adequado ao memorando por expressar polidez e distinção.

  • C. Certo
  • E. Errado
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