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Considerando o exemplo de memorando acima apresentado, julgue os itens de 26 a 30, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
No campo de endereçamento do envelope utilizado para encaminhamento do documento apresentado, deve constar a expressão Ao Senhor.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial: ofício, aviso e memorando.
O ofício, o aviso e o memorando seguem, com relação à forma, o que se denomina padrão ofício; uma característica que os diferencia é a finalidade.
Com base no documento apresentado e nos conceitos de redação de correspondências oficiais, assinale a opção correta.
O convite ao secretário deveria ter sido encaminhado por memorando, principal tipo de documento utilizado atualmente pela administração pública, por seu baixo custo e celeridade.
Por se tratar de uma comunicação entre poderes, o presidente da Câmara de Vereadores deve encaminhar, anexa ao ofício, uma exposição de motivos com o resumo da audiência pública e com uma justificativa detalhada da necessidade da presença do secretário na reunião.
Dada sua finalidade, a mensagem também poderia ter sido utilizada pelo presidente da câmara dos vereadores para convidar o secretário de estado para a reunião.
O conteúdo do documento acima está adequado para um ofício, já que se trata de comunicação oficial entre diferentes órgãos da administração pública.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial: ofício, aviso e memorando.
O ofício é um documento produzido para comunicação entre autoridades da administração pública de diferentes hierarquias e com particulares; o aviso é expedido apenas por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia; e o memorando, documento oficial interno de um órgão, pode ser emitido para comunicação entre autoridades de diferentes hierarquias.
O segmento Contando (...) despedimo-nos, no segundo parágrafo, é exemplo de fecho recomendado para correspondências oficiais.
O texto contraria as regras da escrita formal padrão no que se refere à estrutura sintática e à pontuação.
O texto é inadequado, por não atender aos requisitos de clareza, objetividade e concisão exigidos para a redação de expedientes oficiais.
Trata-se de texto formal, impessoal, claro e coeso, conforme as regras para redação de correspondências oficiais.
O texto caracteriza-se pela objetividade e impessoalidade.
Julgue os itens que se seguem, a respeito das diferenças e das semelhanças entre as seguintes modalidades de redação oficial: ofício, aviso e memorando.
No memorando, no aviso e no ofício, a presença do vocativo é imprescindível e, neste último, o destinatário é mencionado pelo cargo que ocupa.
No que se refere ao fecho das comunicações oficiais, o Manual de Redação da Presidência da República recomenda o emprego de
Renovo protestos da mais alta estima e consideração para qualquer destinatário.
Venho apresentar meus protestos de admiração e solidariedade para destinatários superiores.
Humildemente para destinatários de hierarquia superior.
Respeitosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia superior.
Atenciosamente para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.
Considerando que a expressão Fulano de Tal corresponda ao cargo ocupado pelo destinatário, assinale a opção que apresenta o vocativo correto a ser empregado nas comunicações dirigidas às autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria.
Senhor Fulano de Tal
Doutor Fulano de Tal
Digníssimo Senhor Fulano de Tal
Ilustríssimo Senhor Fulano de Tal
Eminentíssimo Senhor Fulano de Tal
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, o pronome de tratamento Vossa Senhoria deve ser empregado nas comunicações dirigidas ao
diretor do Departamento de Pessoal do Senado Federal.
vice-presidente da República.
ministro da Justiça.
procurador- geral da República.
presidente do Tribunal de Contas da União.
No que se refere ao formato e à linguagem das correspondências oficiais, julgue os próximos itens, com base no Manual de Redação da Presidência da República.
No envelope de endereçamento de correspondência oficial dirigida ao governador de estado, devem constar, além da expressão A Sua Excelência o Senhor, o nome do destinatário e o seu endereço completo, que pode ser substituído pelo CEP.
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