Lista completa de Questões sobre Relações Semânticas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, a respeito do emprego das estruturas lingüísticas do texto V.
As relações semânticas entre os dois primeiros períodos do texto permitiriam iniciar o segundo período com a conjunção No entanto.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Em relação ao texto IV, julgue os itens subseqüentes.
Mantêm-se as relações semânticas e a correção gramatical ao se substituir o gerúndio "visando" (.5) pela expressão de que visava.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com respeito às idéias do texto III, julgue os itens a seguir.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Com respeito às idéias do texto III, julgue os itens a seguir.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, relativos ao sentido das estruturas empregadas no texto acima.
O verbo "amealhar" (L.8) pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido e a ênfase desejados pelo autor, por juntar aos poucos.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Texto III- questões 6 e 7
Considerando o texto III e a Lei Complementar n.o 47/1995, julgue os itens abaixo.
Na descrição do site www.direitoweb.adv.br, o vocábulo "navegação" deve ser entendido como o ato de consultar diversos hipertextos, acionando os links neles contidos para passar de um para outro.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Quanto às relações morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto I, julgue os itens abaixo.
A forma verbal "subiu" (L.8) refere-se a "coveiro" (L.2) e está usada em sentido literal.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir quanto aos aspectos morfossintáticos e semânticos do texto I e quanto à Lei Complementar nº 47/1995, que instituiu o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Acre.
Considere as seguintes acepções do verbete inundar retiradas do Dicionário Houaiss.
1 cobrir com água ou fluido que transborda 2 verter (água) pela borda; transbordar 3 molhar(-se) completamente (de algum líquido); banhar(-se) 4 encher (de líquido) completamente; tornar cheio 5 encher completamente; ocupar; saturar.
No título do texto I, o verbo inundar está empregado na acepção 5.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Quanto às relações morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto I, julgue os itens abaixo.
A expressão "Bateu o frio da madrugada" (L.9) pode ser substituída, no texto, sem alteração de sentido, por: Ventou muito na madrugada.
Mas esse não é o fator determinante.
A frase acima aparece reescrita, sem alteração do sentido original, em:
Já que isso não seja o princípio de tudo.
Essa, porém, não é a causa principal.
No caso de ser esse o motivo mais importante.
Enquanto isso não pareça ser causa favorável.
Se essa for a causa que define tudo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...