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Assinale a alternativa em que a palavra não poderia substituir "alavancar" (L.38), sob pena de se alterar seu sentido no texto III.
Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.
"Desde que a era das fotografias espaciais começou, há quarenta anos"; a forma dessa mesma frase, entre as que estão abaixo, que NÃO lhe é semanticamente equivalente é:
Desde que, há quarenta anos, teve começo a era das fotografias espaciais...
A partir do começo da era das fotografias espaciais, há quarenta anos...
Há quarenta anos, desde que a era das fotografias espaciais começou...
Desde que começou, há quarenta anos, a era das fotografias espaciais...
Desde quarenta anos atrás, começou a era das fotografias espaciais...
No início do segundo parágrafo, é dito que houve "duplicação" da Rodovia Presidente Dutra; o termo entre aspas significa que:
a rodovia teve duplicada a sua extensão;
o tráfego de veículos teve seu movimento duplicado;
houve a construção de uma nova rodovia entre as duas cidades;
dividiram o movimento de veículos em duas mãos de direção;
houve ampliação do número de vias em cada mão de direção.
Ao utilizar o vocábulo "façanha", dizendo que o Conde Lesdain foi "o herói da façanha", o autor do texto quer destacar:
as dificuldades enfrentadas na viagem;
o valor histórico do feito;
um fato inexpressivo;
as qualidades da estrada;
a duração da viagem inicial.
Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.
Um dos recursos enfáticos utilizado pelo autor é a sinonímia, como se verifica em reificando, coisificando os números (l.20-21).Língua Portuguesa - Relações Semânticas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.
No texto, o vocábulo pajés (l.18), empregado em sentido denotativo, significa presidentes de países.Instruções: As questoes de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:
De muitas ilusões fui ao empós.
Mantém-se tal e qual a expressão sublinhada caso se substitua fui ao empós por
estive no encalço.
estive às voltas.
pus-me a perseguir.
vi-me imerso.
sempre me confrontei.
"Não vejo meu irmão há séculos." Essa frase é:
um elogio.
um exagero.
uma pergunta.
uma dúvida.
uma provocação.
A fala "Tô cum fome!" é popular. Qual é a forma que a escola ensina?
Tô com fome.
Estou cum fome.
Estô cum fome.
Tou com fome.
Estou com fome.
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