Questões sobre Relações Semânticas

Lista completa de Questões sobre Relações Semânticas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa em que a palavra não poderia substituir "alavancar" (L.38), sob pena de se alterar seu sentido no texto III.

  • A. impulsionar
  • B. fomentar
  • C. promover
  • D. incentivar
  • E. aviltar

Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.

  • A. 1 - Tanto é assim que
  • B. 2 - Lamentavelmente
  • C. 3 - ou seja
  • D. 4 - Simultaneamente
  • E. 5 - Se bem que

"Desde que a era das fotografias espaciais começou, há quarenta anos"; a forma dessa mesma frase, entre as que estão abaixo, que NÃO lhe é semanticamente equivalente é:

  • A.

    Desde que, há quarenta anos, teve começo a era das fotografias espaciais...

  • B.

    A partir do começo da era das fotografias espaciais, há quarenta anos...

  • C.

    Há quarenta anos, desde que a era das fotografias espaciais começou...

  • D.

    Desde que começou, há quarenta anos, a era das fotografias espaciais...

  • E.

    Desde quarenta anos atrás, começou a era das fotografias espaciais...

No início do segundo parágrafo, é dito que houve "duplicação" da Rodovia Presidente Dutra; o termo entre aspas significa que:

  • A.

    a rodovia teve duplicada a sua extensão;

  • B.

    o tráfego de veículos teve seu movimento duplicado;

  • C.

    houve a construção de uma nova rodovia entre as duas cidades;

  • D.

    dividiram o movimento de veículos em duas mãos de direção;

  • E.

    houve ampliação do número de vias em cada mão de direção.

Ao utilizar o vocábulo "façanha", dizendo que o Conde Lesdain foi "o herói da façanha", o autor do texto quer destacar:

  • A.

    as dificuldades enfrentadas na viagem;

  • B.

    o valor histórico do feito;

  • C.

    um fato inexpressivo;

  • D.

    as qualidades da estrada;

  • E.

    a duração da viagem inicial.

Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.

Um dos recursos enfáticos utilizado pelo autor é a sinonímia, como se verifica em “reificando, coisificando os números” (l.20-21).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nas idéias e nos aspectos morfossintáticos do texto II, julgue os seguintes itens.

No texto, o vocábulo “pajés” (l.18), empregado em sentido denotativo, significa presidentes de países.

  • C. Certo
  • E. Errado

Instruções: As questoes de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:

De muitas ilusões fui ao empós.

Mantém-se tal e qual a expressão sublinhada caso se substitua fui ao empós por

  • A.

    estive no encalço.

  • B.

    estive às voltas.

  • C.

    pus-me a perseguir.

  • D.

    vi-me imerso.

  • E.

    sempre me confrontei.

"Não vejo meu irmão há séculos." Essa frase é:

  • A.

    um elogio.

  • B.

    um exagero.

  • C.

    uma pergunta.

  • D.

    uma dúvida.

  • E.

    uma provocação.

A fala "Tô cum fome!" é popular. Qual é a forma que a escola ensina?

  • A.

    Tô com fome.

  • B.

    Estou cum fome.

  • C.

    Estô cum fome.

  • D.

    Tou com fome.

  • E.

    Estou com fome.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...