Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
A palavra deletérios (l.15) está sendo empregada com o sentido de prejudiciais.Considerando a organização sintática da frase em que se inserem e o valor semântico que apresentam os seguintes conectivos extraídos do texto, assinale a alternativa incorreta.
No que concerne às estruturas linguísticas e gramaticais do texto acima, julgue os itens de 80 a 95.
No enunciado o professor recorre ao palhaço Tinin para tornar as suas atividades com os alunos mais lúdicas (l.13-15), a forma verbal recorre indica que o professor contratou um palhaço como forma de melhorar as aulas de língua portuguesa, motivo pelo qual o emprego de suas provoca ambiguidade estrutural, pois se relaciona a dois referentes textuais.A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 96 a 104.
As expressões Permito-me imaginar (l.11) e Suponho (l.12) possuem, no contexto em que aparecem, o mesmo valor semântico.Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 105 a 113.
Na oração Elas trabalhavam em grandes grupos, mas sozinhas em suas máquinas (l.10-11), há uma ambiguidade estrutural que pode ser interpretada como contradição.Ninguém nem nenhum país escapará do seu impacto.
Temos um dever moral urgente de falar em seu nome. Os pronomes sublinhados nas frases acima, ambas do 2º parágrafo, referem-se, respectivamente, aCom relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 105 a 113.
Na linha 21, o termo mecânicos poderia ser substituído, sem prejuízo dos sentidos do texto, por mecanicamente.
A partir da leitura do texto Elegia 1938, julgue os itens a seguir.
Os termos concepção (v.6) e aniquilamento (v.9) pertencem a campos semânticos distintos no contexto do poema.
A partir da leitura do texto Elegia 1938, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo para os sentidos do texto, a expressão sem alegria (v.1) poderia ser substituída pelo advérbio lamentavelmente.O teor da expressão sugerida por Flusser para nomear a sociedade atual (sociedade impotente para o consumo), identifica-se semântica e diretamente com:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...