Questões sobre Semântica

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Assinale a alternativa INADEQUADA quanto à classificação semântica das palavras destacadas.

  • A. “Se não concorda, o doido é você.” (9º§) – causa
  • B. “É que nunca o pensara antes,...” (1º§) – negação
  • C. “Se fazem algumas perguntas, são outras,…” (6º§) – condição
  • D. “Absurdo para quem, sensato como eu,...” (12º§) – comparação
  • E. “... o universo existe apenas para ser contemplado...” (7º§) – finalidade

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido essencial de um segmento do texto em:

  • A. rápida metamorfose urbana (3º parágrafo) = súbita recuperação cosmopolita.
  • B. como um turista recompensado (3º paragrafo) = qual um visitante reconquistado.
  • C. a fome teimosa de nossa memória afetiva (4º parágrafo) = a voracidade intransigente da amnésia.
  • D. pensando na efemeridade de tudo (4º parágrafo) = refletindo sobre a transitoriedade das coisas.
  • E. sobre aquele abismo mágico (4º parágrafo) = galgando uma ilusão abissal.

Altera-se fundamentalmente o sentido do enunciado com a substituição da locução em destaque por aquela que se encontra proposta em:

  • A. A PARTIR Da segunda metade do século (parágrafo 4) /emcomeços de.
  • B. PELO MENOS como tendência ou possibilidade, quando não como realidade (parágrafo 3) / no mínimo.
  • C. AO MESMO TEMPO déspota e provedor (parágrafo 5) / aumtempo.
  • D. AO LADO Das descobertas espetaculares que mudaram a cabeça do século XX (parágrafo 7) / de par com.
  • E. POR INTERMÉDIO DE drogas que monitoram o seu metabolismo (parágrafo 8) / por via de.

Preserva-se o sentido de: “PERMISSIVO E HEDONISTA, o século XX desenvolveu como nunca o seu culto, aprimorando a plástica e as funções corporais [...]” (parágrafo 8), com a substituição dos termosemdestaque por:

  • A. Ainda que permissivo e hedonista
  • B. Por muito que permissivo e hedonista
  • C. Permissivo e hedonista que fosse
  • D. Por ser permissivo e hedonista
  • E. Conquanto permissivo e hedonista

A alternativa em que a palavra COMO tem o mesmo valor significativo que em: “[...] não tanto pela dissolução moral, COMO se temia [...]” (parágrafo 5) é:

  • A. Como estava chovendo, não foi trabalhar.
  • B. Era tão estudioso como o pai.
  • C. Como eu dizia, ninguém é perfeito.
  • D. Ainda não sei como ele está passando.
  • E. Éespantoso a como está sendo vendido o tomate.

A expressão “tais como” (linha 3) tem, no texto, a função de introduzir uma

  • A. concessão
  • B. exemplificação
  • C. conclusão
  • D. exceção

Mantém-se o sentido fundamental de: “[...] não tanto pela dissolução moral [...], e sim pelo surgimento de novos núcleos afetivos.” (parágrafo 5) com a seguinte redação:

  • A. pela dissolução moral […], tanto quanto pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • B. tanto pela dissolução moral [...], como pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • C. em parte pela dissolução moral [...], mas sobretudo pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • D. não só pela dissolução moral [...], mas também pelo surgimento de novos núcleos afetivos.
  • E. não pela dissolução moral [...], senão pelo surgimento de novos núcleos afetivos.

A alternativa em que a proposta de substituição da forma ou formas verbais usadas no texto mantém-se em consonância com a norma de concordância prescrita pela gramática é a seguinte:

  • A. “[...] mas a que FEZ o homem e a mulher do século XX mudarem seu estilo de vida e seu modo de estar no mundo [...]” (parágrafo 1) / fizeram.
  • B. “[...] transformaram suas concepções de família, suas relações afetivas, a maneira de se VESTIR, de FAZER sexo [...]” (parágrafo 3) / vestirem, fazerem.
  • C. “[...] com a mulher desempenhando apenas o papel de PROCRIAR e OBEDECER [...]” (parágrafo 5) / procriarem, obedecerem.
  • D. “[...] de que ao lado das descobertas espetaculares que MUDARAM a cabeça do século XX[...]” (parágrafo 7) / mudou.
  • E. “[...] HOUVE muitos achados minúsculos, como a pílula anticoncepcional, e outros [...]” (parágrafo 7) / houveram.

Nos segmentos abaixo, a relação sintático-semântica estabelecida entre as orações está indicada corretamente em:

  • A. ... não obstante, que antes de começar a escrever... − o segmento se inicia por uma locução que introduz sentido explicativo.
  • B. ... para se tornar mais interessante, lança declarações inesperadas e gratuitas. − a conjunção introduz noção de comparação entre duas situações distintas, com oposição de sentido.
  • C. ... como se a obra em si mesma já contivesse tudo quanto é possível dizer... − o exemplo denota noção de tempo.
  • D. ... aqueles que escrevem, ou aqueles que leem, ou aqueles que sentem, ou aqueles que compõem música ou que pintam ou que esculpem... − a conjunção que se repete une segmentos semelhantes que exprimem equivalência de conceitos.
  • E. Por isso prefiro falar mais de vida do que de literatura... − identifica-se uma condição no exemplo transcrito.

O segmento que, no contexto do 2o parágrafo, expressa noção de consequência é:

  • A. E deixou o ar mais puro, a sua lembrança imortal.
  • B. Já viste da beira do cais o vento noroeste se despenhar sobre a cidade e o mar...
  • C. Mas, mesmo depois que o noroeste passa e volta a calmaria...
  • D. Tinha a força do vento noroeste, o seu ímpeto, a sua violência.
  • E. É rápido, inquietante, belo, quase irreal.
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