Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A relação circunstancial que se pode estabelecer entre as orações independentes TAMBÉM JÁ TENTEI DAR O GOLPE ANDAVA NO CHEQUE ESPECIAL, sem lhes alterar o sentido, é a de:
finalidade
causalidade.
proporcionalidade.
comparação.
conformidade.
DESABROCHAM tem o mesmo significado presente em (...) Inimizades DESABROCHAM diante de um pacote errado. (...)
Os botões DESABROCHAM em lindas rosas.
Ao receberem os presentes, as jovens DESABROCHAM um gracioso sorriso.
Manifestações de alegria DESABROCHAM na noite de Natal.
As fábricas de brinquedo DESABROCHAM no período natalino.
As mulheres DESABROCHAM o casaco.
A circunstância estabelecida entre as ideias de um texto, por meio da conjunção ou da locução conjuntiva destacada, está exemplificada corretamente na alternativa:
CAUSALIDADE: Come de vez em quando, QUE não faz mal!
CONCESSÃO: Melhor será SE o sorriso durar o ano todo.
CONSEQUÊNCIA: ( . . . ) QUANDO meu amigo-secreto, um escritor, abriu o pacote, mal conseguiu falar (...)
CONDIÇÃO: Meu amigo pediu o endereço da loja, AFIM DE QUE pudesse trocar o presente.
FINALIDADE: Meu amigo ficou tão irritado com o presente recebido QUE o passou adiante.
A respeito das ideias e estruturas linguísticas desse texto, julgue os itens de 1 a 8.
Sem prejuízo para o sentido original do período, o trecho pois faz que as pessoas comprem mais coisas do que realmente necessitam (l.6-7) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: pois faz as pessoas comprarem mais coisas que delas realmente necessitam.Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 11.
A frase Tudo está no seu lugar, cumprindo o seu destino. revela, em relação à vida, uma posição de:
ironia.
enfado.
paciência.
compreensão.
submissão.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.
No trecho ... ATÉ curvando a boca com certo desdém. (parágrafo 16), a palavra destacada tem o valor semântico de:
explanação;
retificação;
situação;
exclusão;
inclusão
A respeito das ideias e estruturas linguísticas desse texto, julgue os itens de 1 a 8.
Mantendo-se a coerência do texto, a expressão o que (l.13) poderia ser substituída por qualquer uma das seguintes: fato que, procedimento que, artifício que.Quanto ao papel desempenhado em relação à conclusão do texto, é insustentável o comentário que se faz acerca de:
MAS (§ 2) / opõe argumento a favor da conclusão a argumento orientado em sentido contrário;
É (...) POSSÍVEL QUE (§ 3) / introduz concessão a ponto de vista orientado em sentido contrário ao da conclusão;
E − em: E funcionam como potentes filtros − (§ 4) / soma argumentos a favor da conclusão;
AINDA ASSIM (§ 4) / introduz conclusão preliminar abandonada pela autora;
ASSIM COMO (§ 6) / equipara ou nivela argumentos orientados para a conclusão.
Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 20.
No período O bullying , COMO afirmou o diretor da escola, é inaceitável na sociedade., o conector em destaque expressa o mesmo valor semântico que o encontrado em:
Como não parava de se bater, tivemos que imobilizá-lo.
Renato é nervoso como o pai o era na juventude.
Como ficou ressaltado, não admitiremos violência na escola.
Paulo gosta de jogos violentos como Sérgio aprecia os pacíficos.
As vítimas de bullying reclamam como ninguém.
Leia:
(...) Pergunto-me como nossos solertes parlamentares puderam se esquecer de regular os ofícios de Papai Noel e das indispensáveis fadas. (...)
O vocábulo que substitui adequadamente o que está destacado é:
Inexoráveis.
Sagazes.
Rigorosos.
Inflexíveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...