Questões sobre Semântica

Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base na leitura do texto I, resolva as questões de 1 a 9.

Indique o fenômeno léxico-semântico presente no fragmento "Mas isso é a política, um dia você manda, outro dia você é mandado. Inclusive para a guilhotina...":

  • A.

    sinonímia.

  • B.

    homonímia.

  • C.

    conotação.

  • D.

    neologismo.

  • E.

    polissemia.

A partir da leitura do texto, julgue os itens a seguir.

No texto, o trecho “A tecnologia abriu um fluxo praticamente ininterrupto de informações” (l.2-3) poderia ser reescrito, sem perda de valor semântico, da seguinte forma: A tecnologia possibilitou uma troca quase incessante de informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo em vista as informações veiculadas no texto, além de seus aspectos gramaticais e textuais, julgue os itens seguintes.

O trecho “Se você pega a luta dos seringueiros” (l.13) tem características da linguagem informal e poderia ser reescrito, mantendo-se o significado, da seguinte forma: Se tomarmos como exemplo a luta dos seringueiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Tendo em vista os aspectos gramaticais e de construção do texto, julgue os itens que se seguem.

No texto, os termos “insanidade” (l.2) e “loucura” (l.4) possuem sentidos bastante diversos, pois qualificam ações diferentes em momentos diferentes da história da Amazônia.

  • C. Certo
  • E. Errado

São figuras que tematizam a ideia de utilitarismo no texto:

  • A. “almas” / “discípulos”
  • B. “gestores de favelas” / “show de variedades”
  • C. “gestores de negócios” / “classe média”
  • D. “inferno” / “asfixia”

Tomando como base as estruturas e os sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

São empregados como sinônimos contextuais “Universidade de Brasília” (l.1), “instituição” (l.2) e “UnB” (l.4).

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com o texto II, a única palavra que NÃO pertence ao campo semântico de “camelô” é

  • A.

    Severinos.

  • B.

    migrantes.

  • C.

    identidade

  • D.

    nordestinos.

  • E.

    informal.

"Dez minutos depois, o menino o puxava, triunfante: "Pai, vem ver"". / Sobre as funções morfossintáticas e semânticas, é correto afirmar que:

  • A.

    a expressão que inicia o trecho é atributo ligado a um núcleo nominal.

  • B.

    o elemento "já" agrega ao verbo uma circunstância de temporalidade.

  • C.

    o pronome "o" tem valor catafórico, pois aponta para o que vai ser dito.

  • D.

    o termo "triunfante" tem função de circunstância agregada ao verbo.

  • E.

    o vocábulo "Pai" tem função explicativa em relação ao nome anterior.

Os períodos abaixo contêm duas idéias contrastantes, SALVO

  • A.

    “...o Brasil deixou de ser um colônia fechada e atrasada para se tornar uma país independente.” (l. 5-7)

  • B.

    “... o balanço que a maioria dos estudiosos faz de D. João VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei.” (l. 7-9)

  • C.

    “Não só pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas também, e sobretudo, por lhe dar [...] as estruturas de uma nação propriamente dita.” (l. 16-19)

  • D.

    “Apesar da relutância em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o país simplesmente não existiria na sua forma atual.” (l. 23-25)

  • E.

    “...a Independência e a República teriam vindo mais cedo, mas a antiga colônia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos países autônomos,” (l. 25-28)

Qual dos trechos abaixo faz o resumo dos tópicos apresentados pelo autor em forma de estrutura itemizada, mantendo as informações dadas, sem alteração de ordem e de sentido?

  • A.

    Se o Brasil fosse dividido e tivesse seu território fragmentado em pequenos países, a Amazônia seria para as crianças gaúchas um paraíso ecológico muito distante e pertencente a um outro país. Assim, com a acentuação das diferenças regionais surgiriam questões de mobilidade populacional e nasceriam discussões sobre passaporte e necessidade ou não de emissão de visto. Logo, o Brasil perderia poder.

  • B.

    Com o Brasil dividido, a hegemonia político-econômica do continente passaria à Argentina. O Rio Grande do Sul e suas crianças olhariam a Amazônia como paraíso ecológico distante. Dados esses fatos, regiões mais ricas, como as do sul e do sudeste, discutiriam não só aspectos de imigração como também burocráticos, como, por exemplo, emissão de passaporte. Já os mais pobres teriam dificuldade de locomoção.

  • C.

    Sem a manutenção da integridade territorial, o Brasil perderia sua unidade por causa da fragmentação dos estados em pequenos países e haveria a perda de controle do continente sul-americano. Questões migratórias nasceriam e os gaúchos concluiriam que a Amazônia, com sua paradisíaca reserva ecológica, é território de longínquo país que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru.

  • D.

    A divisão do Brasil provocaria questões internas como, por exemplo, a de educação. Neste caso, as aulas de geografia seriam diferentes para gaúchos e nordestinos. Os primeiro aprenderiam que a Amazônia é região que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru. Além do mais, os segundos teriam dificuldades em se locomoverem para São Paulo. Já os paulistas necessitariam de passaporte para as férias nas praias nordestinas.

  • E.

    O Brasil dividido perderia a ascendência que possui sobre a América Latina e faria com que crianças sulinas aprendessem que a Amazônia é reserva ecológica de um país fronteiriço a outros do norte do continente. Acentuadas as diferenças regionais, razões de ordem econômica causariam questões migratórias e os deslocamentos de habitantes necessitariam de aprovações de seus governos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...