Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Semântica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Com base na leitura do texto I, resolva as questões de 1 a 9.
Indique o fenômeno léxico-semântico presente no fragmento "Mas isso é a política, um dia você manda, outro dia você é mandado. Inclusive para a guilhotina...":
sinonímia.
homonímia.
conotação.
neologismo.
polissemia.
A partir da leitura do texto, julgue os itens a seguir.
No texto, o trecho A tecnologia abriu um fluxo praticamente ininterrupto de informações (l.2-3) poderia ser reescrito, sem perda de valor semântico, da seguinte forma: A tecnologia possibilitou uma troca quase incessante de informações.
Tendo em vista as informações veiculadas no texto, além de seus aspectos gramaticais e textuais, julgue os itens seguintes.
O trecho Se você pega a luta dos seringueiros (l.13) tem características da linguagem informal e poderia ser reescrito, mantendo-se o significado, da seguinte forma: Se tomarmos como exemplo a luta dos seringueiros.
Tendo em vista os aspectos gramaticais e de construção do texto, julgue os itens que se seguem.
No texto, os termos insanidade (l.2) e loucura (l.4) possuem sentidos bastante diversos, pois qualificam ações diferentes em momentos diferentes da história da Amazônia.São figuras que tematizam a ideia de utilitarismo no texto:
Tomando como base as estruturas e os sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.
São empregados como sinônimos contextuais Universidade de Brasília (l.1), instituição (l.2) e UnB (l.4).
Língua Portuguesa - Semântica - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
De acordo com o texto II, a única palavra que NÃO pertence ao campo semântico de camelô é
Severinos.
migrantes.
identidade
nordestinos.
informal.
Língua Portuguesa - Semântica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
"Dez minutos depois, o menino já o puxava, triunfante: "Pai, vem ver"". / Sobre as funções morfossintáticas e semânticas, é correto afirmar que:
a expressão que inicia o trecho é atributo ligado a um núcleo nominal.
o elemento "já" agrega ao verbo uma circunstância de temporalidade.
o pronome "o" tem valor catafórico, pois aponta para o que vai ser dito.
o termo "triunfante" tem função de circunstância agregada ao verbo.
o vocábulo "Pai" tem função explicativa em relação ao nome anterior.
Os períodos abaixo contêm duas idéias contrastantes, SALVO
...o Brasil deixou de ser um colônia fechada e atrasada para se tornar uma país independente. (l. 5-7)
... o balanço que a maioria dos estudiosos faz de D. João VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei. (l. 7-9)
Não só pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas também, e sobretudo, por lhe dar [...] as estruturas de uma nação propriamente dita. (l. 16-19)
Apesar da relutância em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o país simplesmente não existiria na sua forma atual. (l. 23-25)
...a Independência e a República teriam vindo mais cedo, mas a antiga colônia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos países autônomos, (l. 25-28)
Qual dos trechos abaixo faz o resumo dos tópicos apresentados pelo autor em forma de estrutura itemizada, mantendo as informações dadas, sem alteração de ordem e de sentido?
Se o Brasil fosse dividido e tivesse seu território fragmentado em pequenos países, a Amazônia seria para as crianças gaúchas um paraíso ecológico muito distante e pertencente a um outro país. Assim, com a acentuação das diferenças regionais surgiriam questões de mobilidade populacional e nasceriam discussões sobre passaporte e necessidade ou não de emissão de visto. Logo, o Brasil perderia poder.
Com o Brasil dividido, a hegemonia político-econômica do continente passaria à Argentina. O Rio Grande do Sul e suas crianças olhariam a Amazônia como paraíso ecológico distante. Dados esses fatos, regiões mais ricas, como as do sul e do sudeste, discutiriam não só aspectos de imigração como também burocráticos, como, por exemplo, emissão de passaporte. Já os mais pobres teriam dificuldade de locomoção.
Sem a manutenção da integridade territorial, o Brasil perderia sua unidade por causa da fragmentação dos estados em pequenos países e haveria a perda de controle do continente sul-americano. Questões migratórias nasceriam e os gaúchos concluiriam que a Amazônia, com sua paradisíaca reserva ecológica, é território de longínquo país que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru.
A divisão do Brasil provocaria questões internas como, por exemplo, a de educação. Neste caso, as aulas de geografia seriam diferentes para gaúchos e nordestinos. Os primeiro aprenderiam que a Amazônia é região que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru. Além do mais, os segundos teriam dificuldades em se locomoverem para São Paulo. Já os paulistas necessitariam de passaporte para as férias nas praias nordestinas.
O Brasil dividido perderia a ascendência que possui sobre a América Latina e faria com que crianças sulinas aprendessem que a Amazônia é reserva ecológica de um país fronteiriço a outros do norte do continente. Acentuadas as diferenças regionais, razões de ordem econômica causariam questões migratórias e os deslocamentos de habitantes necessitariam de aprovações de seus governos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...