Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens com base nas ideias do texto acima.
Com correção gramatical e sem alteração do sentido do texto, o trecho "Detalhes como esses fazem diferença na vida dos indivíduos" (l.13-14) poderia ser reescrito da seguinte forma: Tais detalhes são os mais importantes para que os indivíduos se diferenciem.
Assinale a opção em que se estabelece a relação correta entre a palavra e o sentido que ela expressa no texto.
"correlato" (l.4) — sinônimo
"concepção" (l.8) — imaginação
"destinos" (l.9) — lugares a que se dirigem as pessoas ou coisas
"natureza" (l.20) — universo
"endêmicas" (l.29) — próprias de um povo ou região
Ainda com base no texto de Leandro Fortes e considerando aspectos textuais e gramaticais, julgue os próximos itens.
Na linha 8, o vocábulo "cujo" estabelece relação sintáticosemântica entre os termos "resultado" e "Comissão de Anistia".Considerando aspectos linguísticos do texto Reparação duas décadas depois, julgue os itens a seguir.
Os termos "portanto" (l.28) e "enquanto" (l.29), estabelecem idênticas relações de sentido.
Quanto ao uso no texto acima, a palavra
A alternativa em que a reescrita da oração ou sequência de orações em destaque altera visivelmente o sentido do enunciado no texto é:
O sentido de Embora tivesse razões de sobra para queixar-se do destino e viver na mais espessa melancolia, ela esbanjava joia de vive por todos os poros (3º parágrafo) altera-se fundamentalmente com a substituição de embora por:
Assinale a opção em que a reescritura da passagem do texto, situada nas linhas mencionadas, altera as relações semânticas e provoca incoerência textual.
A Bebe tu (...) São Bento (l.1-2): A frase bebe tu do teu próprio veneno finaliza a oração de São Bento
mas também (...) um tema (l.2-4): mas também pode, sem prejuízo, ser aplicada como remédio para tratarmos um tema
Assim como (...) uma posição (l.4-5): O mal coloca o homem, assim como a injustiça, em uma posição
O psiquiatra (...) a sombra (l.8-9): Pai da psicologia analítica, o psiquiatra suíço Carl Jung definiu a sombra
a agressividde (...) em força (l.14-15): a agressividade natural, a depender da forma como é aplicada, pode-se transformar em força
Assinale a alternativa que relaciona corretamente as palavras com a sua significação:
I. Etimologia
II. Entomologia
III. Etiologia
IV. Etnografia
V. Etnologia
( ) Estudo da origem e da evolução das palavras.
( ) Ramo da zoologia que estuda os insetos.
( ) Registro da cultura de um determinado povo.
( ) Investigação das causas de uma doença.
( ) Estudo histórico dos povos e suas culturas.
A seqüência correta é:
I; II;IV;V;III.
I; II;IV;III;V.
II;V;I; III;IV.
II;IV; III; I;V.
Os fragmentos abaixo constituem um texto adaptado de Luiz Carlos Bresser Pereira, Folha de S. Paulo, 22/06/2009.
Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.
Ainda estamos em plena crise financeira global. A previsão de crescimento para os países ricos é negativa; para os países em desenvolvimento, excluídos a China e a Índia, deverão estar próximas de zero. O Brasil, ainda que menos atingido, não é exceção: ficará também sem crescimento do PIB em 2009.
Em toda parte, o desemprego continua a aumentar. Para os países ricos, a previsão é que em meados de 2010 suas economias começarão a reagirem, mas só saberemos se isso é verdade no último quartil do ano. É consenso que esta é a crise econômica mais grave que o mundo enfrenta desde a Grande Depressão de 1930.
Existe também razoável consenso em relação às suas principais causas. Não se limitam apenas ao fato de que os sistemas financeiros são inerentemente instáveis, de que os mercados financeiros são opacos, facilitando a especulação e o surgimento de euforias ou de bolhas seguidas por pânico e recessão.
Depois de 1929, os países compreenderam que precisavam criarem instituições para prevenir crises: bancos centrais que assegurasse liquidez e forte regulação das instituições financeiras. Por outro lado, surgiu uma nova teoria econômica — a macroeconomia keynesiana — para orientar a política econômica.
Entretanto, quando o neoliberalismo se tornou dominante, nos anos 1980, a nova teoria foi arrogantemente rejeitada, e os mercados financeiros foram irresponsavelmente desregulados. A causa da crise, portanto foi a desregulação neoliberal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...