Lista completa de Questões sobre Semântica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Reestruturando-se o quarto parágrafo do texto, mantémse o sentido original apenas em:
Tal tipo de escrita, visto ser a busca maior a produção de leis tão claras que dispensassem interpretação, visava à universalização e tinha pretensões de neutralidade.
Ainda que a busca maior fosse a produção de leis tão claras que dispensassem interpretação, tal tipo de escrita visava à universalização e tinha pretensões de neutralidade.
Sendo que a busca maior era a produção de leis tão claras que dispensassem interpretação, visava à universalização e tinha pretensões de neutralidade tal tipo de escrita.
Acrescentando-se que a busca maior era a produção de leis tão claras que dispensassem interpretação, tal tipo de escrita visava à universalização e tinha pretensões de neutralidade.
Uma vez que tal tipo de escrita visava à universalização e tinha pretensões de neutralidade, a busca maior era a produção de leis tão claras que dispensassem interpretação.
Língua Portuguesa - Semântica - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a alternativa INCORRETA.
A palavra até (linha 13) exprime idéia de exclusão.
A palavra sublinhada, em "agito mecânico da lavagem" (linha 3), equivale a agitação.
A expressão Além disso (linha 14) pode ser substituída por Outrossim, sem prejuízo para a compreensão do texto.
A expressão "por ainda mais tempo" (linha 13) estabelece comparação, quanto à poluição de dois componentes dos amaciantes: o composto à base de quaternário de amônio e o amaciante.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
A substituição do termo "estão sendo desenvolvidos" (L.10-11) por estavam se desenvolvendo provoca alterações estruturais sem alterar semanticamente a informação original nem transgredir as normas da escrita culta.
Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.
A palavra "erigiu" (L.4) está sendo empregada com o mesmo significado que apresenta na seguinte frase: O governo erigiu um monumento em granito para celebrar a passagem da data nacional.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 12 a 14.
Considere as afirmações abaixo.
I. Em "Dante Panzeri divide os torcedores entre indivíduos que vão ver o jogo e aqueles que vão ver a vitória", a progressão do texto se expressa por mecanismos de coesão.
II. "de cada lance perigoso...", "da conclusão de uma espera", "da certeza de um resultado" marcam a coesão seqüencial expressa pela repetição da estrutura sintática.
III. Em "São os que aplaudem mas não agridem", a coesão é determinada pela elipse da conjunção.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e II.
II.
II e III.
III.
Em relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Pode-se inferir do contexto que a palavra "logrou" (L.3) está sendo empregada com o sentido de desejou.
NÃO é afirmação relacionada à coerência textual:
Está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto.
É o que faz com que o texto faça sentido para os usuários.
É um princípio de interpretabilidade ligado à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação.
Resulta de uma complexa rede de fatores de ordem lingüística, cognitiva e interacional.
Permite recuperar ligações lingüísticas entre elementos da superfície textual.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Preserva-se a correção gramatical do período, embora, em alguns casos, com alteração de sentido, se a expressão "ao estabelecer" (L.13) for substituída, sem outras modificações no texto, por qualquer uma das seguintes: quando estabeleceu, por estabelecer, porque estabeleceu, estabelecendo.
Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
No primeiro e segundo parágrafos, a costura e a ficção aparecem isoladamente. No terceiro, esses dois tópicos são relacionados: a narradora fala ao personagem sobre sua inserção na narrativa e sobre o fato de ele ser feito de fios. No quarto parágrafo, o personagem é comparado a outros meninos da escola. Lendo o último pode-se, então, estabelecer relações entre costura, ficção, escola e vida. Tal procedimento garante a
existência de fatores de contextualização.
recorrência de recursos fonológicos segmentais.
progressão temática.
justaposição sem partículas seqüenciadoras.
coesão lexical demonstrativa.
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Pelos sentidos do texto, a substituição de "à época" (L.4) seja por nessa época, seja por naquela época preserva a coesão textual e a correção gramatical do texto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...