Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s)

Lista completa de Questões sobre Sentido e significado da(s) palavra(s) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A frase Será que fazia sentido preservar o passado, uma vez que estava começando uma nova era? tem seu sentido preservado numa nova e correta redação em:

  • A. Teria sentido caso se conserve o passado na medida em que começa um novo tempo?
  • B. Que sentido poderia haver o passado quando se preserva numa nova etapa histórica?
  • C. Assim que se principia um novo tempo, faria sentido ainda quando se preservasse o passado?
  • D. Em virtude dos novos tempos que estavam chegando, faria sentido manter vivo o passado?
  • E. Em virtude dos novos tempos que estavam chegando, faria sentido manter vivo o passado?

Nas passagens “... todos querem ser atuais, atualíssimos...” e “... pois, ai de nós!, o futuro de hoje é o passado de amanhã...”, as expressões em destaque remetem, respectivamente, para o sentido de

  • A. intensidade e lamento.
  • B. ironia e esperança.
  • C. afetividade e dúvida.
  • D. intensidade e alegria.
  • E. afetividade e tristeza.

Textualmente, o sentido da frase: Ocorre que até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações., permanecerá inalterado se substituirmos a palavra em destaque por

  • A. Parece que até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações.
  • B. Porque até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações.
  • C. Julga-se que até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações.
  • D. Acontece que até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações.
  • E. Infere-se que até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações.

Assinale a opção em que a palavra destacada no trecho apresentado confere ao contexto a ideia de tempo.

  • A. que levam em conta a capacidade de fazermos escolhas (...).
  • B. o grande volume de dados digitais que temos disponível hoje provocará uma revolução nas ciências sociais.
  • C. Ocorre que até 90% do nosso comportamento é influenciado por essas relações.
  • D. Mas isso não é propriamente novo.
  • E. O que é novo é que agora somos perfeitamente capazes de observar, (...).

A substituição do trecho destacado na passagem – E, se o esqueleto não ganha força, abrem-se as portas para as chateações sérias lá na frente... – preserva o sentido original do texto na alternativa:

  • A. E, ainda que o esqueleto ganhe força,...
  • B. E, desde que o esqueleto ganhe força,...
  • C. E, mesmo que o esqueleto não ganhe força,...
  • D. E, caso o esqueleto não ganhe força,...
  • E. E, quando o esqueleto ganha força,...

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. especial elemento de atração (1º parágrafo) = extraordinário polo de tensão.
  • B. projeção contrária dessa sensação (1º parágrafo) = inverso irreal da emoção.
  • C. extinguiu sua dependência (3º parágrafo) = protelou sua subordinação.
  • D. o respeito do desconhecido (4º parágrafo) = à consideração do estranho.
  • E. um lugar que lhe seja próprio (4º parágrafo) = um espaço de pertencimento.

Assinale a alternativa que apresenta uma versão modificada da frase Todas essas iniciativas vêm atender a novas necessidades, típicas de uma sociedade conectada (l. 11-13) com sentido literal equivalente.

  • A. Essas iniciativas vêm atender a novas necessidades, todas típicas de uma sociedade conectada.
  • B. Essas iniciativas vêm todas atender a novas necessidades, típicas de uma sociedade conectada.
  • C. Essas iniciativas vêm atender a todas as novas necessidades, típicas de uma sociedade conectada.
  • D. Essas iniciativas vêm atender a novas necessidades, típicas de toda uma sociedade conectada.
  • E. Típicas de uma sociedade conectada, essas iniciativas vêm atender a todas as novas necessidades.

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.

Na linha 17, o vocábulo “apologética” poderia ser substituído por defensiva, sem prejuízo do sentido do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O anfitrião, que não via como me ressarcir daquele mico, apanhou a deixa.

O sentido e a correção da frase acima estão preservados nesta outra redação:

  • A. O anfitrião apanhou a deixa do ressarcimento que esperava vir de mim.
  • B. Ao apanhar a deixa, vi como me ressarcir daquele mico que ele causara.
  • C. Para me ressarcir daquele mico do anfitrião, apanhei uma deixa.
  • D. Ao ver que não bastava me ressarcir daquele mico, o anfitrião apanhou a deixa.
  • E. Não sabendo como iria me ressarcir daquele mico, o anfitrião se valeu da deixa.

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

  • A. para proporcionar ao apenado (1o parágrafo) = para infringir ao ajuizado
  • B. experiência do desenraizamento (1o parágrafo) = aproveitamento da radicação
  • C. investigar mais de perto (2o parágrafo) = abeirar sofregamente
  • D. ouso ressaltar (4o parágrafo) = atrevo-me a relevar
  • E. sabedoria magistral (4o parágrafo) = erudição jurídica
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...