Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando que os fragmentos incluídos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, são partes sucessivas de um texto de José Pimenta (Internet:
A frase em que o termo sublinhado é um complemento e não um adjunto é:
As questões de 01 a 20 relacionam-se com o texto abaixo. Leia-o com atenção antes de responder a elas.
"Basta, a rigor, que à satisfação do biologicamente básico se associe o cerceamento de outras possibilidades [...], para que o tempo ocioso ou inútil se encarregue do resto." (linhas 41-44) A alternativa em que a nova redação do parágrafo acima apresenta erro gramatical é
a rigor, basta que se associem o cerceamento de outras possibilidades [...] e a satisfação do biologicamente básico, para que o tempo ocioso ou inútil se encarregue do resto.
a rigor, basta que se associe o cerceamento de outras possibilidades [...] à satisfação do biologicamente básico, para que o tempo ocioso ou inútil se encarregue do resto.
basta, a rigor, que se associe a satisfação do biologicamente básico ao cerceamento de outras possibilidades, [...] para que o tempo ocioso ou inútil se encarregue do resto.
bastam, a rigor, a associação do cerceamento de outras possibilidades [...] e da satisfação do biologicamente básico para que o tempo ocioso ou inútil se encarregue do resto.
"Nesse caso a solidão é quase sempre uma boa aliada."; uma forma de redigir-se inadequadamente essa mesma frase do texto é:
A solidão é, nesse caso, quase sempre uma boa aliada;
A solidão, nesse caso, é quase sempre uma boa aliada;
É quase sempre uma boa aliada, nesse caso, a solidão;
Quase sempre, nesse caso, a solidão é uma boa aliada;
Uma boa aliada, nesse caso, é quase sempre a solidão.
Considere o seguinte conjunto de informações:
Assinale a alternativa em que essas idéias foram agrupadas em um texto, de acordo com as normas da língua padrão escrita.Como as drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, o que é uma desvantagem para o paciente, os pesquisadores têm procurado direcionar o alvo do ataque, desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das células cancerosas.
As drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, onde são uma desvantagem para o paciente, por isso os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das células cancerosas, afim de direcionar o alvo do ataque.
Tendo em vista que as drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, que são uma desvantagem para o paciente, os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas para direcionar o alvo do ataque, em que atacam as características específicas das células cancerosas.
Embora as drogas que combatem o câncer destruam igualmente células doentes e sadias, são uma desvantagem para o paciente, e os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das mesmas, para direcionar o alvo do ataque.
Para direcionar o alvo do ataque, que as drogas que combatem o câncer destroem igualmente células doentes e sadias, sendo uma desvantagem para o paciente, os pesquisadores vêm desenvolvendo drogas que atacam as características específicas das células cancerosas.
O trecho a seguir fala sobre as intenções de Picasso de pedir cidadania francesa:
Assinale a alternativa que transcreve o texto acima, transformando o discurso direto da frase sublinhada em discurso indireto, de acordo com a norma padrão da escrita.Na época, o artista tinha dado entrada num dossiê extenso que apoiava seu pedido de naturalização e já tinha respondido a questionários detalhados, que revelam que em 1939 havia pago 700 mil francos em impostos e já adotou nosso modo de vida.
Na época, o artista tinha dado entrada num dossiê extenso que apoiava seu pedido de naturalização e já tinha respondido a questionários detalhados, que revelam que em 1939 havia pago 700 mil francos em impostos e já adotara o modo de vida francês.
Na época, o artista tinha dado entrada num dossiê extenso que apoiava seu pedido de naturalização e já tinha respondido a questionários detalhados, que revelam que em 1939 havia pago 700 mil francos em impostos e já tinha adotado nosso modo de vida.
Na época, o artista tinha dado entrada num dossiê extenso que apoiava seu pedido de naturalização e já tinha respondido a questionários detalhados, que revelam que em 1939 havia pago 700 mil francos em impostos e já adotou o modo de vida francês.
Na época, o artista tinha dado entrada num dossiê extenso que apoiava seu pedido de naturalização e já tinha respondido a questionários detalhados, que revelam que em 1939 havia pago 700 mil francos em impostos e já adotaria o modo de vida da França.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
O emprego do pronome me está de acordo com a linguagem popular, mas há erro quanto à colocação, segundo a língua culta.
A flexão verbal está em 2ª pessoa: tu.
O correto é somente a flexão do verbo com a pessoa você, já que a propaganda dirige-se a um interlocutor.
Há dois períodos, nesse texto, mas ambos são simples com oração absoluta.
Esse texto estará de acordo com a norma padrão se for escrito assim: Olhe-me. Olhe-me outra vez.
As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Todos é como se confirmassem as observações de Phillips sobre o sistema de plantação que estudou na América... (3o parágrafo)
Considere as afirmativas feitas a respeito do período acima:
I. Observa-se uma quebra na estrutura sintática, considerando-se o processo de subordinação das orações.
II. A frase grifada denota condição subjetiva, como hipótese apresentada pelo autor.
III. Não haverá alteração do sentido original se for feita a seguinte alteração: Todos parecem confirmar as observações de Phillips...
Está correto o que se afirma em
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2007
Na última frase do texto, infere-se que
não aparecem orações reduzidas.
está ausente a coordenação.
o período não é misto.
na 2ª oração, o sujeito é indeterminado.
o período é composto, contendo uma oração que exerce a função de sujeito.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 20.
Assinale a alternativa que reescreve, corretamente, sem alteração de sentido, o período:
A situação se agrava, se considerarmos que
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...