Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assim que __________ dois anos que trabalho aqui __________ muitas histórias para contar.

Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:

  • A. fizerem - haverão.
  • B. fizer - haverá.
  • C. fizer - haverão.
  • D. fizerem - haverá.

Se Alberto __________ ele __________ a instalação de graça.

Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:

  • A. queria - fazia.
  • B. quisésse - faria.
  • C. queria -faria.
  • D. quisesse - faria.

Julgue as possibilidades de reescrita para trechos do texto apresentadas nos itens abaixo.

I - "O caráter simbólico da representação envolve sempre um apelo a elementos emocionais, a crenças e valores subjacentes" (L.1-3): Os aspectos simbólicos da representação apela para elementos emocionais e subordinados à expressão da vontade.

II - "nem sempre explícitos ou conscientes, muitas vezes negligenciados na análise do significado do discurso político" (L.4-5): nem sempre claros ou conscientes, muitas vezes os elementos emocionais, as crenças e os valores não recebem atenção suficiente na análise do significado do discurso político.

III - "É nesse sentido que o líder encarna, e não apenas representa por mandato ou autorização, aqueles a quem representa" (L.7-9): Nesse sentido, é que o líder, encarna os que o representa — não apenas por mandato ou autorização.

Estão respeitadas as idéias originais do texto e as regras de correção gramatical apenas no(s) item(ns)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e II.
  • D. II e III.

Somente uma sentença não possui erro de concordância. Aponte-a:

  • A.

    São os mestres quem acabam inconscientemente construindo a animosidade em sala de aula.

  • B.

    Precisam-se de professores atenciosos.

  • C.

    Quem de nós não conhecemos bons mestres?

  • D.

    Nenhum dos que participou do curso concordou com o palestrante.

  • E.

    Mais de um aluno daquela turma foi reprovado.

As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.

O jornal New York Times começou a publicar, para cada soldado morto, capturado ou desaparecido no Iraque, um retrato e um resumo de sua jornada. Essas pequenas galerias de rostos evocavam, na memória, uma outra galeria, bem maior, que ocupou as páginas do mesmo jornal durante meses depois do atentado de 11 de setembro de 2001: os retratos e os obituários de todas as vítimas do ataque. Um ano mais tarde, na cerimônia do aniversário do atentado, em Nova York, não houve discursos de fundo, mas diversos oradores alternaram-se no palco para ler em voz alta, um a um, os nomes das 2.801 vítimas.

A cultura americana, mais do que qualquer outra, vive e pensa a coletividade como um conjunto de indivíduos.

Para um europeu ou um sul-americano, comemorar, explicar e mesmo narrar um acontecimento é, no mínimo, problemático se não se explorar sua dimensão propriamente social: o encontro ou a luta de idéias, classes, nações, grupos, grandes interesses econômicos etc.

(Contardo Calligaris, Terra de ninguém)

É preciso corrigir a redação da seguinte frase:

  • A.

    Europeus e sul-americanos não explicam os fatos sociais do mesmo modo que os norte-americanos.

  • B.

    Há divergências segundo as quais os norte-americanos são incomparáveis com outros povos quanto à compreensão da sociedade.

  • C.

    As diferenças entre os povos decorrem, em grande parte, da compreensão que tem cada um do que seja, efetivamente, uma coletividade.

  • D.

    O autor do texto sugere que o individualismo está na base da concepção que os norte-americanos têm do que seja uma coletividade.

  • E.

    A valorização máxima de cada indivíduo estampouse, sob a forma de nomes e rostos, nas páginas memoráveis do New York Times.

Texto para responder às questões de números 01 a 06.

Leia as frases.

I. Ainda devem haver muitas celeumas quanto ao uso da gordura trans.

II. É preferível evitar a ingestão de alimentos com gordura trans a ter doenças cardíacas.

III. As pessoas devem ficar meio preocupadas quanto ao uso da gordura trans.

IV. Necessita-se de cuidados quanto à ingestão de alimentos com alto teor de gordura hidrogenada.

V. As pessoas não estão acostumadas de ingerir poucas gramas de gordura por dia.

Quanto à concordância e regência verbal e nominal, está correto apenas o contido em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, IV e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.

"Ela ficou mal". Todos os períodos podem ser completados com mal, EXCETO:

  • A. Ele agiu muito ______.
  • B. Ela ficou de ________ humor.
  • C. O _______ tem mais de uma cara.
  • D. Eles estavam ________humorados.

De acordo com a norma culta, é possível acrescentar a(s) vírgula(s), mantendo o período CORRETO, em:

  • A.

    "Um dia, ela comprou um apartamento na planta".

    Um dia, ela comprou um apartamento, na planta.

  • B.

    "[...] mas o que lhe deu mais prazer foram os banheiros".

    [...] mas o que lhe deu mais prazer, foram os banheiros.

  • C.

    "Se chegasse muito perto da entrada, o porteiro talvez chamasse a polícia".

    Se chegasse muito perto da entrada, o porteiro talvez, chamasse a polícia.

  • D.

    "Dia sim dia não ela ia verificar o andamento da obra e saía encantada; tudo exatamente como ela havia imaginado".

    Dia sim, dia não, ela ia verificar o andamento da obra e saía encantada; tudo exatamente como ela havia imaginado.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal.

  • A.

    Deu quatro horas.

  • B.

    É zero hora em Piracicaba.

  • C.

    Um bando de moleques picharam a fachada da escola.

  • D.

    Mais de uma abelha picaram o rosto do garoto.

  • E.

    Vende-se vários imóveis.

Leia o texto a seguir e então responda as questões 15 a 17:

Identifique qual erro gramatical existe no trecho: "É por isso que as crianças se confundem. Até porque a perspectiva de tempo de uma criança é bem diferente da de um adulto, e as imagens podem ter mais força do que os fatos. Mas, à medida que cresce e envelhece, acabam entendendo o que antes parecia um absurdo."

  • A.

    de concordância nominal, os termos "adulto" e "crianças" variam em número, o que não é permitido na norma gramatical.

  • B.

    de crase, pois a expressão "à medida" não deve apresentar este sinal gráfico.

  • C.

    de concordância verbal, pois na última oração há dois verbos no singular e outro no plural referindo-se ao mesmo sujeito.

  • D.

    de ortografia; a palavra "imagens" está incorreta, deveria ser "imajens".

  • E.

    de concordância verbal, o trecho "[...] a perspectiva de tempo de uma criança é bem diferente da de um adulto" deveria ser "a perspectiva de tempo de uma criança era bem diferente da de um adulto", pois o texto foi escrito em 2003.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...