Questões sobre Sintaxe

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Os itens a seguir contêm trechos de um texto. Julgue esses trechos com relação à correção gramatical. O novo presídio será monitorado 24 horas por dia por cerca de 200 câmeras de vídeo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.

A substituição da oração "que a tecnologia oferece" (L.5-6) por oferecidas pela tecnologia preserva a coerência da argumentação e a correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às idéias, às estruturas lingüísticas e à correção gramatical do texto acima, julgue os itens de 11 a 20.

Preservam-se a coerência e a correção gramatical, se o período “O solo agricultável está sendo erodido — levado pelos ventos ou pela água” (l.1-2) for substituído por: a ação dos ventos e da água está corroendo o solo agricultável.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.

Preserva-se a correção gramatical do período “Na prática, a nova pirâmide sugerida por Harvard inverte a do USDA”, caso ele seja assim reescrito na voz passiva: Na prática, a pirâmide do USDA é invertida pela nova, sugerida por Harvard.

  • C. Certo
  • E. Errado

Não encontrou acolhida a hipótese de conservar tudo como estava, pelo recurso de batizar de "planetas clássicos" os nove planetas tradicionais e fechar as portas da família aos intrusos. (L.26-29)

No trecho acima, a palavra acolhida foi flexionada corretamente, para concordar com o termo a que se refere (hipótese). Assinale a alternativa em que a concordância não se fez segundo a norma culta.

  • A.

    A moça disse: "Obrigada."

  • B.

    Ele pediu emprestado dez reais.

  • C.

    Eles são tais qual o pai.

  • D.

    Eram motivos o mais interessantes possível.

  • E.

    Ela ficou meio atormentada com a notícia.

Mas, na sua lancinante simetria, o modelo adotado tem propriedades estéticas que sugerem um arranjo divino. (L.23-25)

Assinale a alternativa em que, alterando-se a oração grifada no trecho acima, não foi mantida adequação à norma culta da língua.

  • A.

    a que nos referimos como um arranjo divino

  • B.

    a que aludimos como um arranjo divino

  • C.

    que nos lembramos como um arranjo divino

  • D.

    que lembram um arranjo divino

  • E.

    de que falamos como um arranjo divino

Há erro quanto à regência do verbo da oração adjetiva em:

  • A.

    A tese da autodefesa, a que os eleitores acabaram anuindo, parece legítima.

  • B.

    A tese da autodefesa, em que muitos preferiram refutar, oferecia grandes riscos.

  • C.

    A tese da autodefesa, contra que os mais moderados se insurgiram, acabou vitoriosa.

  • D.

    A tese da autodefesa, por que lutaram os que não viam outra saída, é constitucional.

  • E.

    A tese da autodefesa, com que se identificaram os gaúchos, perdeu em Diadema.

A gramática ensina que em não poucos contextos frasais a concordância verbal é facultativa. Tendo em vista esse fato, sugere-se abaixo, entre parênteses, ao lado da concordância observada no texto, uma segunda possibilidade de concordância.

I - "Houve (houveram) seguramente fatores tópicos que afetaram os resultados".

II - "Do total de entrevistados, 75% não conseguiram (conseguiu) mencionar nem um direito sequer".

III - "É sintomático também que, na pesquisa, a consciência de direitos variava (variavam) na proporção direta da escolaridade".

IV - "eis a combinação explosiva que me parece ter (terem) levado 60 milhões a votar pelo 'não'".

Deve-se entender como correta, no português culto, a dupla concordância que se lê em:

  • A.

    I;

  • B.

    I e II;

  • C.

    III e IV;

  • D.

    todos os enunciados;

  • E.

    nenhum dos enunciados.

Em relação ao texto, julgue os itens a seguir.

O emprego da estrutura ao negar a primazia do social ou ao dizer que, em substituição a "quando nega a primazia do social ou quando diz que" (l.13), prejudica a correção gramatical do período e altera as informações originais do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao transformarmos o fragmento “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que o senhor tem de respeitar?”, utilizando outras palavras, mas preservando-lhe o sentido e resguardando-lhe a coerência textual, obteremos as situações abaixo, com uma única ressalva para:

  • A. “Não sabe que as leis do país devem ser conhecidas? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO que tem de ser respeitada?”
  • B. “Não sabe que devemos conhecer as leis do país? Não sabe que existe uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEI-RO que deve ser respeitada pelo senhor?”
  • C. “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? O EXÉRCITO BRASILEIRO é algo que deve ser respeitado pelo senhor.”
  • D. “Não sabe que se tem de conhecer as leis do país? Não sabe que há uma coisa chamada EXÉRCITO BRASILEIRO e que o senhor tem de respeitá-lo?”
  • E. “Não sabe que tem de conhecer as leis do país? O senhor não sabe o que é EXÉRCITO BRASILEIRO e por isso não o respeita.”
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