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Atendendo-se à norma gramatical, assim pode ser sintetizada a idéia central do primeiro parágrafo do texto: caso uma dificuldade se interpuser na sociedade brasileira, edita-se leis e baixa-se decretos, visando-se à solução do problema.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Quanto à concordância verbal, assinale a frase correta:
Dá-se aula de Português!
Mais de um correligionário agrediu-se.
Férias fazem bem.
Fui eu quem resolveu o problema do embate de idéias.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2005
Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a norma culta da língua.
Muito me encantam as tartarugas marinhas.
Embora tenhamos presenciado muitas tragédias, não nos preparamos para algo tão assustador como a do último tsunami.
Dir-lhe-ei amanhã para onde pretendo viajar.
Irei lhe mostrar agora fotografias de Andaman e Nicobar, antes do tsunami.
Com relação aos sentidos bem como a aspectos morfossintáticos do texto A ilusão da igualdade, julgue os seguintes itens.
Com correção gramatical, a oração que inicia o segundo parágrafo poderia ser reescrita da seguinte forma: Se, em cada país, existisse duas constituições: uma oficial e outra não-oficial (...).
Desconsiderando os devidos ajustes nas letras maiúsculas e minúsculas, assinale a opção cuja alteração proposta provoca erro gramatical ou incoerência no desenvolvimento das idéias do texto II.
Deslocamento da oração "já que a idéia de nação está fundada na solidez da identidade" (L.3-4) para o início do período sintático em que se encontra.
Na linha 7, deslocamento da expressão "longe de nos atemorizar" para o início do período, eliminando-se a vírgula depois de "duplicidade".
Troca de lugar entre o trecho "gerando (...) riquezas", (L.10-11) e a oração iniciada por "à medida que" (L.9).
Troca de lugar entre as expressões "um capricho dos governantes" (L.13) e "mais um exercício de diplomacia" (L.13-14).
Deslocamento da oração "ao mexer com posturas arraigadas," (L.14-15) para o início do período, eliminado-se a vírgula depois de "que" (L.14).
"...o orgulho e a liberdade, já que só o amor nos permite manter a altivez e a independência." (L.26-28) A expressão destacada no texto acima pode ser substituída sem alterar o sentido por:
De acordo com o que leu no Texto I responda corretamente às questões
Há mais vitamina C no fruto do camu-camu do que na(o):
cereja.
acerola.
jabuticaba.
caçari.
caju.
A palavra que deve ser acentuada do mesmo modo que a palavra porém é:
aceso
alguem.
pavao.
pessego
voce
Qual a palavra que faz o plural como cidadão/ cidadãos?
Mão
Lição
Ação
Pão
Botão
Acerca das idéias desenvolvidas no texto I e de aspectos gramaticais, julgue os itens subseqüentes.
No trecho porque estas são preocupações humanitárias e não econômicas (l.27-28), atenderia às recomendações gramaticais a substituição de estas por essas.{TITLE}
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