Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo aí (l.13) tem por referente a expressão as quadras (l.12).No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
O referente do sujeito da forma verbal pensa (l.13) é Quem olha para o Plano Piloto (l.11).A respeito dos aspectos estruturais e interpretativos do texto acima, julgue os seguintes itens.
O elemento coesivo sentencial entretanto (l.12) tem a finalidade semântica de introduzir uma relação de adversidade entre a informação expressa no período de que faz parte e a informação expressa nos períodos que o antecedem.Considerando aspectos gramaticais de elementos do texto, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa em que o termo destacado NÃO retoma algo citado anteriormente no texto
Sem prejuízo do sentido original do texto e de sua correção gramatical, o trecho as que implicam mudanças geométricas e configuracionais das plantas (l.19-21) poderia ser reescrito da seguinte forma: aquelas que resultam de mudanças geométricas e configuracionais das plantas.
Conforme a norma-padrão, caso o autor resolvesse substituir por referir-se o verbo destacado em O aposentado João Lopes comemora os resultados que conseguiu depois de buscar ajuda médica. (linhas 14 e 15), a nova redação deveria ser a seguinte:
O trecho do Texto II Ouvir histórias de vida é um dos mais prazerosos meios de se aproximar dos outros (l.26-28), pode ser reescrito, mantida a norma-padrão da língua, como:
Os vocábulos russos (l.6), velho (l.15) e global (l.16) exercem uma mesma função sintática no contexto em que ocorrem.
Considere a estrutura sintática do período Uma rápida análise da história da humanidade deixa clara a importância do registro escrito na história dos povos e em suas relações. (l.20-22). O período que apresenta a mesma estrutura sintática é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...