Questões sobre Sintaxe

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A alternativa em que a equivalência das estruturas não é verdadeira é:

  • A. proibir uma atividade / proibição de uma atividade
  • B. ingerir álcool / a ingerência de álcool
  • C. defender a criminalização / defesa da criminalização
  • D. buscar a felicidade / busca da felicidade
  • E. escolher nosso próprio caminho / escolha de nosso próprio caminho

“Os dois argumentos revelam muito da ideologia dita progressista do presidente”. Sobre os componentes desse segmento do texto, a afirmação inadequada é:

  • A. o termo “muito” se prende à forma verbal “revelam”.
  • B. o termo “dita” mostra distanciamento do autor em face da declaração do presidente.
  • C. o termo “presidente” estabelece coesão com um termo anterior a que se refere.
  • D. o termo “progressista” traz uma ironia crítica.
  • E. “os dois argumentos” vão ser citados na progressão do texto.

“Se tais atividades são admitidas, malgrado todos os perigos a elas inerentes, é porque consideramos que temos o direito de escolher o nosso próprio caminho, de buscar a própria felicidade de acordo com os nossos valores e avaliações, não os do governo, dos cientistas ou de qualquer outra atividade”. Nesse segmento do texto, os elementos que se ligam por coesão a qualquer elemento anterior são:

  • A. a elas / que / os nossos
  • B. tais atividades / elas / os
  • C. tais atividades / que /os
  • D. que / elas / os
  • E. os nossos valores / os do governo / dos cientistas

O diálogo do Texto IV se dá entre uma entrevistadora e um informante jovem de nível superior. Na sua reescritura, com base na norma-padrão, em que fossem retiradas as marcas de oralidade, pode ser mantida apenas a seguinte palavra ou expressão:

  • A. bem (l.5)
  • B. ah: : (l.5)
  • C. né? (l.6)
  • D. é que (l.7)
  • E. em torno de (l.7-8)

Nos itens seguintes, são apresentadas propostas de trechos de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial.

Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.

Sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical, os dois primeiros períodos do texto poderiam ser condensados no seguinte período: A discriminação, elemento indissociável do relacionamento entre seres humanos, reveste-se inegavelmente de uma roupagem competitiva, porquanto corresponde a uma tentativa de se reduzirem as perspectivas de uns em benefício de outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Nos itens a seguir, são apresentados trechos, adaptados, de texto publicado em jornal de grande circulação. Julgue-os de acordo com a prescrição gramatical.

É importante consolidar, por meio da educação, principalmente da educação básica, além do domínio das letras e dos números, o cultivo, entre os estudantes, de laços de amizades genuínas, da cooperação, da solidariedade, do espírito comunitário e do exercício da plena cidadania, como contraponto à hipertrofia do ego, à violência generalizada e à banalização da vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o seguinte parágrafo:

 “...O trabalhador deve ser informado sobre o processo de trabalho, riscos ocupacionais, medidas de prevenção e proteção relacionadas, cumprir os procedimentos estabelecidos, participar na garantia de condições seguras e informar os desvios que porventura possam ocorrer...”

Quanto à sua estruturação sintática, pode-se afirmar que:

  • A. inexiste coerência textual pelo fato de as ideias presentes pertencerem a campos semânticos distintos
  • B. ocorre truncamento da informação em função do desvio ortográfico presente em uma das palavras empregadas
  • C. inexiste quebra de paralelismo pelo fato de as formas de infinitivo formarem locuções verbais com o auxiliar “deve”
  • D. ocorre quebra de paralelismo em função da existência de coordenação de elementos de estrutura desigual, uns nominais e outros verbais

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    F – F – F.

  • B.

    V – F – F.

  • C.

    V – V – F.

  • D.

    F – V – V.

  • E.

    V – V – V.

Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir.

A retirada da expressão de realce “é que” (l.36) e a colocação de vírgula após o segmento “Com base nesses encontros” (l.35-36) não acarretariam prejuízo gramatical ao período.

  • C. Certo
  • E. Errado
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