Questões sobre Sintaxe

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São exemplos de uma mesma função sintática os elementos sublinhados em:

  • A.

    Chegaram notícias de minha cidade natal e Começo a compreender a atitude de Machado de Assis.

  • B.

    me ponho a folhear estas páginas e velava a seus olhos a mesquinhez.

  • C.

    Cheiram preciosamente a 1910 e tudo isso que o jornal não tem.

  • D.

    nelas se revê o menino daquele tempo e estão numa coleção de jornais velhos.

  • E.

    o menino vai pelas ruas e prova o gosto dos araçás.

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu." (Darcy Ribeiro) Quanto ao trecho NÃO se pode afirmar que:

  • A.

    a oração “alfabetizar as crianças brasileiras” deve ser classificada como subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo;

  • B.

    apresenta sujeito indeterminado evidenciado pelo uso da partícula “se”, apassivadora do sujeito;

  • C.

    em “Mas os fracassos são minhas vitórias”, tem-se conjunção adversativa;

  • D.

    “Tentei fazer uma universidade séria” - no período, o verbo “tentar” é transitivo direto;

  • E.

    “... os fracassos são minhas vitórias” - no período, o verbo “ser” é de ligação.

“Todos querem que nós_________________________.”

Apenas uma das alternativas completa coerente e adequadamente a frase acima. Assinale-a.

  • A. desfilando pelas passarelas internacionais.
  • B. desista da ação contra aquele salafrário.
  • C. estejamos prontos em breve para o trabalho.
  • D. recuperássemos a vaga de motorista da firma.
  • E. tentamos aquele emprego novamente.

Observe:

“As moças eram encantadoras

 Marque a assertiva cuja classificação do predicado seja idêntica da oração destacada:

  • A.

    Os inimigos chamaram-lhe traidor.

  • B.

    O tempo continua chuvoso.

  • C.

    Lentas e tristes, as pessoas iam passando.

  • D.

    O réu deixou a sala abatido.

No que toca à correção gramatical, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.

I. Em “Iam Mestre e Discípulo por uma bucólica estrada do Oriente quando ouviram uma voz a apregoar” (linha 01), o verbo ‘ir’ pode também concordar com o núcleo do sujeito composto mais próximo;

II. Em “Além disso, se não o comprasse ele” (linha 07), o pronome ‘ele’ funciona como complemento (‘ele’ acusativo) do verbo ‘comprar’, razão pela qual seu uso está em discordância com os preceitos da Gramática Normativa (GN);

III. Em “Convidou-os a ir à sua casa” (linha 18), o pronome oblíquo ‘os’ pode ser substituído por ‘lhes’, em razão da transitividade do verbo ‘convidar’;

IV. Em “ao atraí-los à sua casa” (linhas 19 e 20), o uso do acento grave antes do substantivo ‘casa’ está em desacordo com as regras da Gramática Normativa (GN).

  • A. Somente o item I está correto.
  • B. Somente o item II está correto.
  • C. Somente o item III está correto.
  • D. Todos os itens estão corretos.
  • E. Todos os itens estão incorretos.

Levando-se em conta as regras da Gramática Normativa (GN) sobre pontuação, julgue as afirmações abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.

I. A expressão “por detrás da árvore” (linhas 01 e 02), por exercer a função sintática de um adjunto adverbial e por estar na ordem canônica (fim do enunciado), pode ter a vírgula que lhe é anteposta retirada;

II. A expressão “o mais sábio entre os sábios” (linha 02) está separada por vírgulas em razão de sua função apositivo-explicativa;

III. Os termos “Depois” (linha 28); “Às vezes” (linha 38), e “Desta vez” (linha 39), por exercerem a mesma função sintática, devem sempre ser virgulados;

IV. Em “Era isso que tinha em mente; conseguiu-o” (linhas 40 e 41), o ponto e vírgula poderia, sem nenhum prejuízo, ser substituído por uma vírgula.

  • A. Somente o item I está correto.
  • B. Somente o item II está correto.
  • C. Somente o item III está correto.
  • D. Os itens I, II e III estão corretos.
  • E. Os itens I, II e IV estão corretos.

No que se refere aos processos de referenciação, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.

I. Em “Além disso, se não o comprasse ele” (linha 07), o pronome oblíquo ‘o’ se refere a ‘um minuto e meio’ e o pronome pessoal ‘ele’ se refere a ‘Mestre’;

II. Em “outro o faria” (linha 07), o pronome oblíquo ‘o’ também se refere a ‘um minuto e meio’;

III. Em “poderia considerar-se um milionário de minutos” (linhas 08 e 09), a estratégia de não repetir lexicalmente o sujeito favorece a continuidade textual, uma vez que, no contexto, já está claro sobre qual sujeito se fala;

IV. Em “São muito escrupulosos por lᔠ(linha 46), os sujeitos (Mestre, Discípulo e Demo) não são repetidos lexicalmente porque o contexto deixa isso muito claro.

  • A. Somente o item I está correto.
  • B. Somente o item II está correto.
  • C. Somente os itens I e III estão corretos.
  • D. Somente os itens II e III estão corretos.
  • E. Todos os itens estão corretos.

No que se refere à correção gramatical, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.

I. Em “vai me passar a perna” (linha 13), o pronome oblíquo ‘me’ pode tanto vir enclítico ao verbo ‘ir’ quanto ao verbo ‘passar’;

II. Em “levou a mão à cabeça do Discípulo” (linha 35), o uso do acento grave se justifica porque o verbo ‘levar’, no enunciado em questão, exige preposição ‘a’ e o substantivo ‘cabeça’ aceita a anteposição do artigo feminino;

III. Em “consolava-o o minuto e meio que já tinha guardado na mochila” (linhas 42 e 43), se a expressão ‘o minuto e meio’ for trocada por ‘dois minutos’, a locução ‘tinha guardado’ deve obrigatoriamente ir ao plural;

IV. Em “quando chegar a hora de a onça beber água” (linha 43), a preposição ‘de’ e o artigo ‘a’ podem também estar em junção (‘da’), haja vista se tratar de um fenômeno fonético-sintático já respaldado, inclusive, em gramáticas de referência.

  • A. Somente o item I está correto.
  • B. Somente o item II está correto.
  • C. Somente o item III está correto.
  • D. Os itens I, II e III estão corretos.
  • E. Os itens I, II e IV estão corretos.

A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.

No segundo período, o emprego da vírgula antes da conjunção coordenativa “e” justifica-se por separar orações com sujeitos diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O trecho “após autorização da presidenta” (l.2) está entre vírgulas porque se trata de adjunto adverbial intercalado na oração principal, ou seja, deslocado em relação à ordem direta.

  • C. Certo
  • E. Errado
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