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São exemplos de uma mesma função sintática os elementos sublinhados em:
Chegaram notícias de minha cidade natal e Começo a compreender a atitude de Machado de Assis.
me ponho a folhear estas páginas e velava a seus olhos a mesquinhez.
Cheiram preciosamente a 1910 e tudo isso que o jornal não tem.
nelas se revê o menino daquele tempo e estão numa coleção de jornais velhos.
o menino vai pelas ruas e prova o gosto dos araçás.
Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu." (Darcy Ribeiro) Quanto ao trecho NÃO se pode afirmar que:
a oração alfabetizar as crianças brasileiras deve ser classificada como subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo;
apresenta sujeito indeterminado evidenciado pelo uso da partícula se, apassivadora do sujeito;
em Mas os fracassos são minhas vitórias, tem-se conjunção adversativa;
Tentei fazer uma universidade séria - no período, o verbo tentar é transitivo direto;
... os fracassos são minhas vitórias - no período, o verbo ser é de ligação.
Língua Portuguesa - Sintaxe - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
Todos querem que nós_________________________.
Apenas uma das alternativas completa coerente e adequadamente a frase acima. Assinale-a.Observe:
As moças eram encantadoras.
Marque a assertiva cuja classificação do predicado seja idêntica da oração destacada:
Os inimigos chamaram-lhe traidor.
O tempo continua chuvoso.
Lentas e tristes, as pessoas iam passando.
O réu deixou a sala abatido.
No que toca à correção gramatical, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. Em Iam Mestre e Discípulo por uma bucólica estrada do Oriente quando ouviram uma voz a apregoar (linha 01), o verbo ir pode também concordar com o núcleo do sujeito composto mais próximo;
II. Em Além disso, se não o comprasse ele (linha 07), o pronome ele funciona como complemento (ele acusativo) do verbo comprar, razão pela qual seu uso está em discordância com os preceitos da Gramática Normativa (GN);
III. Em Convidou-os a ir à sua casa (linha 18), o pronome oblíquo os pode ser substituído por lhes, em razão da transitividade do verbo convidar;
IV. Em ao atraí-los à sua casa (linhas 19 e 20), o uso do acento grave antes do substantivo casa está em desacordo com as regras da Gramática Normativa (GN).
Levando-se em conta as regras da Gramática Normativa (GN) sobre pontuação, julgue as afirmações abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. A expressão por detrás da árvore (linhas 01 e 02), por exercer a função sintática de um adjunto adverbial e por estar na ordem canônica (fim do enunciado), pode ter a vírgula que lhe é anteposta retirada;
II. A expressão o mais sábio entre os sábios (linha 02) está separada por vírgulas em razão de sua função apositivo-explicativa;
III. Os termos Depois (linha 28); Às vezes (linha 38), e Desta vez (linha 39), por exercerem a mesma função sintática, devem sempre ser virgulados;
IV. Em Era isso que tinha em mente; conseguiu-o (linhas 40 e 41), o ponto e vírgula poderia, sem nenhum prejuízo, ser substituído por uma vírgula.
No que se refere aos processos de referenciação, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. Em Além disso, se não o comprasse ele (linha 07), o pronome oblíquo o se refere a um minuto e meio e o pronome pessoal ele se refere a Mestre;
II. Em outro o faria (linha 07), o pronome oblíquo o também se refere a um minuto e meio;
III. Em poderia considerar-se um milionário de minutos (linhas 08 e 09), a estratégia de não repetir lexicalmente o sujeito favorece a continuidade textual, uma vez que, no contexto, já está claro sobre qual sujeito se fala;
IV. Em São muito escrupulosos por lá (linha 46), os sujeitos (Mestre, Discípulo e Demo) não são repetidos lexicalmente porque o contexto deixa isso muito claro.
No que se refere à correção gramatical, julgue os itens abaixo e, em seguida, marque a opção CORRETA.
I. Em vai me passar a perna (linha 13), o pronome oblíquo me pode tanto vir enclítico ao verbo ir quanto ao verbo passar;
II. Em levou a mão à cabeça do Discípulo (linha 35), o uso do acento grave se justifica porque o verbo levar, no enunciado em questão, exige preposição a e o substantivo cabeça aceita a anteposição do artigo feminino;
III. Em consolava-o o minuto e meio que já tinha guardado na mochila (linhas 42 e 43), se a expressão o minuto e meio for trocada por dois minutos, a locução tinha guardado deve obrigatoriamente ir ao plural;
IV. Em quando chegar a hora de a onça beber água (linha 43), a preposição de e o artigo a podem também estar em junção (da), haja vista se tratar de um fenômeno fonético-sintático já respaldado, inclusive, em gramáticas de referência.
A respeito das estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
No segundo período, o emprego da vírgula antes da conjunção coordenativa e justifica-se por separar orações com sujeitos diferentes.
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho após autorização da presidenta (l.2) está entre vírgulas porque se trata de adjunto adverbial intercalado na oração principal, ou seja, deslocado em relação à ordem direta.
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