Questões sobre Sintaxe

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Os historiadores estimam que 4 milhões de africanos foram trazidos à força para o Brasil.

A função sintática do segmento grifado acima é a mesma do segmento também grifado em:

  • A.

    Os negros vindos da África trabalharam nas lavouras de cana-de-açúcar e café ...

  • B.

    O Valongo deixou de ser porto negreiro em 1831 ...

  • C.

    Sobre ele, o Império construiu o Cais da Imperatriz ...

  • D.

    ... justamente onde funcionavam as principais repartições públicas da Colônia.

  • E.

    ... os burocratas começaram a ficar perturbados com as cenas degradantes do mercado de escravos.

“Abro esta crônica como uma janela – Bom dia – e nela me debruço para conversar contigo, leitor casual. E nela me debruçarei, se Deus quiser, todas as quintas e domingos, quer chova, quer faça sol. Essa disposição evidentemente não é minha, que preferiria tomar o calor ou a chuva por desculpa para adiar a conversa... Mas a janela está aberta, e o dia balança suas folhas e suas toalhas nesta manhã de Ipanema.” (Ferreira Gullar) A leitura atenta do excerto acima revela que uma das alternativas abaixo está incorreta. Assinale-a.

  • A. A repetição da palavra “quer” simboliza o desejo do leitor.
  • B. As crônicas do autor serão publicadas duas vezes por semana.
  • C. O cronista preferiria não ter dias fixos para publicar suas crônicas.
  • D. O escritor dirige-se ao leitor na segunda pessoa do singular.
  • E. O termo “essa disposição” refere-se à obrigatoriedade de escrever.

Atentando-se para a sintaxe, é correto afirmar:

  • A.

    Em A lei e a ordem eram a regra, o segmento grifado é complemento verbal de eram.

  • B.

    Na frase Na televisão, os heróis urram, gritam, destroem, torturam, tão estridentes quanto os arqui-inimigos maléficos, o segmento grifado é complemento verbal dos verbos destroem e torturam.

  • C.

    Na frase Éramos viciados em gibis, estamos diante de um sujeito indeterminado.

  • D.

    Em Gibis abasteciam de ética o vasto campo da fantasia infantil, o segmento grifado exerce a função de objeto indireto.

  • E.

    Na frase Eles eram o lado certo que combatia o lado errado, o segmento grifado exerce a função de predicativo do sujeito.

Na frase O compositor dedicava inteiramente à criação musical os meses de verão, o termo sublinhado exerce a mesma função sintática que o termo em destaque na frase:

  • A.

    A visão de mundo de uma geração mais jovem teve influência central aqui.

  • B.

    Intérpretes conhecidos e pesquisadores descobriram o compositor.

  • C.

    Em vida, Mahler foi alvo de intensas polêmicas.

  • D.

    Mahler empreendia longas caminhadas que lhe proporcionaram inspiração para grandiosas sinfonias.

  • E.

    Essas casinhas das alturas alpinas hoje se transformaram em memoriais.

A articulação sintático-semântica entre as orações do período grifado acima denota relação de

  • A.

    condição e ressalva.

  • B.

    consequência e temporalidade.

  • C.

    causa e consequência.

  • D.

    fato real e temporalidade.

  • E.

    constatação e sua causa imediata.

Analisando-se aspectos sintáticos de frases do texto, é correto afirmar que em

  • A.

    Muitos se lembravam da alegria voraz com que foram disputadas as toneladas da vítima as formas verbais sublinhadas têm um mesmo sujeito.

  • B.

    todos se empenhavam no lúcido objetivo comum configura-se um caso de indeterminação do sujeito.

  • C.

    uma tripulação de camelôs anunciava umas bugigangas a voz verbal é ativa, sendo umas bugigangas o objeto direto.

  • D.

    eu já podia recolher a minha aflição não há a possibilidade de transposição para outra voz verbal.

  • E.

    Logo uma estatal, ó céus o elemento sublinhado exerce a função de adjunto adverbial de tempo.

Em relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Seriam mantidos a correção gramatical do período e o seu sentido original se a conjunção “pois” (l.7) fosse substituída por qualquer uma das seguintes: porque, visto que, uma vez que, conquanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

A substituição de “aos” (l.13) por a prejudica a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Assinale a opção em que o núcleo do sujeito do verbo destacado foi corretamente indicado entre parênteses.

  • A.

    “Omodelo tradicional de família – pai, mãe e filhos morando na mesma casa – ainda é predominante no país, mas CONVIVE com formas alternativas de estrutura familiar,emexpansão.” (família)

  • B.

    “CHAMA a atenção a projeção que a mulher ganhou dentro da família” (mulher)

  • C.

    “A contrapartida dessa tendência se TRADUZ no fato de que o pai perdeu espaço e autoridade dentro da família...” (tendência)

  • D.

    “Este machismo mitigado se TORNAexplícito nas opiniões sobre a infidelidade e o trabalho.” (infidelidade/trabalho)

  • E.

    “Hoje já TÊM peso estatístico significativo na sociedade tipos de família que alguns especialistas chamam de subnucleares...” (tipos)

O fragmento de texto “o índice de analfabetos ou com Fundamental incompleto” exerce função sintática de:

  • A.

    sujeito

  • B.

    objeto indireto

  • C.

    objeto direto

  • D.

    adjunto adnominal

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