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Língua Portuguesa - Sintaxe - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Quaisquer elementos da frase, quando coordenados entre si, devem apresentar estrutura gramatical similar – a isso se chama paralelismo sintático. Esse princípio está respeitado na seguinte alternativa:
Os empregados daquela firma planejam nova manifestação pública e interditar o acesso pelo viaduto principal da cidade.
Mande-me tudo que conseguir sobre as manobras de minha tia e se meu tio encontrou os documentos que procurava.
O tumulto começava na esquina de minha rua e que era perto dos gabinetes do ministro e do secretário.
Tenho o hábito de sempre carregar meus óculos escuros, por precaução e porque nunca se sabe se vai abrir o sol.
Durante a reunião, os debates não só foram proveitosos como também apontaram para soluções interessantes.
No que se refere à organização das ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na organização da textualidade, o vocábulo Antes (l.22) tem valor temporal e indica que a ideia de ser força da urgência de exigências de justiça (l.22-23) antecede as ideias do período sintático anterior.Instruções: Considere o texto a seguir para responder às questões de números 11 a 22.
É correto afirmar que, independentemente do estrito significado do verbo, a estrutura que expressa continuidade da ação é:
(linha 34) o passado atua.
(linha 35) para produzir.
(linha 40) a andar.
(linha 42) os encabeça.
(linha 44) nesse contexto é.
Instruções: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
... aquele monarca distante e invisível cujo poder Cortés representava.
Considerado do ponto de vista estritamente gramatical, o segmento acima mantém a correção se a forma verbal representava for substituída por
contestava.
se curvava.
desconfiava.
fazia frente.
se apoiava.
Instruções: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 1 a 10.
Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser preferível capitular a perder não só a liberdade como a vida, no verão de 1520 o rei asteca Montezuma, prisioneiro dos espanhóis, concordou em entregar a Hernán Cortés o vasto tesouro que seu pai, Axayáctl, reunira com tanto esforço, e em jurar lealdade ao rei da Espanha, aquele monarca distante e invisível cujo poder Cortés representava.
Sobre o fragmento acima, em seu contexto, é correto afirmar:
As orações iniciais (linhas 1 a 3 da transcrição acima) constituem sequência que vai do acontecimento mais determinante para o menos determinante da ação de "concordar".
não só e como introduzem os complementos verbais exigidos por ser preferível.
As formas verbais tendo decidido e concordou expressam ações concomitantes.
Em perder não só a liberdade, o elemento destacado tem o mesmo valor e função dos notados na frase "Estava só, mas bastante tranquilo".
Em tanto esforço, está expresso um juízo de valor.
A partir da organização das ideias no texto acima, julgue os itens de 8 a 13, com relação às estruturas linguísticas nele apresentadas.
As relações sintático-semânticas do verbo adaptar, no contexto em questão, permitem que o acento grave indicativo de crase seja empregado, na linha 10, no a que antecede suas idiossincrasias, mas não no a que vem antes de seus padrões.Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Se o trecho "ver TV" fosse substituído por "assistir à TV", a regência do verbo sublinhado estaria
incorreta, pois esse verbo não aceita preposição; sendo, então, "assistir TV".
correta. O sentido desse verbo é "ser espectador" e exige a presença da preposição.
correta, mas, se a palavra TV fosse substituída, por exemplo, por programa, não estaria presente a preposição a.
correta, e esse verbo não tem outro possível significado em outro contexto.
incorreta, mas a construção "Você falou em televisão? Nunca assisto a ela." está correta.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Analise as frases e os comentários quanto à regência verbal.
I – Hoje, acordamos muito cedo. (Esse verbo não pede complemento.)
II – Agradeço-lhe o convite. (O verbo agradecer não admite o pronome lhe.)
III – Chegando na avenida, falou com o guarda. (Nesse caso, a regência está correta.)
IV – Ele custa a entender a situação. (Com o sentido de "ser difícil", o verbo custar aceita esse tipo de construção.)
V – Viso a grandes lucros com a minha participação na nova empresa. (Com o sentido de "ter como objetivo", o verbo visar é transitivo indireto e pede preposição.)
Qual(ais) item(ns) contém (contêm) a frase e o comentário correto(s)?
I e V.
I e II.
III e IV.
II e III.
Somente IV.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Leia o parágrafo a seguir, extraído de um conto de Guimarães Rosa. Nele comenta-se sobre uma personagem que aparentemente possui dons especiais.
Decidiram de guardar segredo. Não viessem ali os curiosos, gente maldosa e interesseira, com escândalos. Ou os padres, o bispo, quisessem tomar conta da menina, levála para sério convento. Ninguém, nem os parentes de mais perto, devia saber. Também, o Pai, Tiantônia e a Mãe nem queriam versar conversas, sentiam um medo extraordinário da coisa.
Sobre o trecho acima, assinale a alternativa correta.
Na quarta frase, a concordância estabelece importante vínculo entre o verbo e o elemento a quem se atribui a ação –o sujeito -, por isso o uso do singular.
A locução verbal devia saber deveria estar no plural, porque se refere a "ninguém, nem os parentes de mais perto".
No trecho acima, não há uma expressão que chama a atenção em função do vocabulário empregado.
Esse texto contém uma expressão com aspecto sonoro igual, mas essas palavras são de radicais muito diferentes.
Na última frase, a concordância permite os verbos também no singular.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Considerando a construção e a gramática do texto, assinale a alternativa correta.
No segundo parágrafo, há três preposições: quando / para / com.
A narradora utiliza pontuação própria ao diálogo em todas as falas.
A palavra que se repete insistentemente é "eu", porque a narradora é personagem.
As frases que formam os parágrafos são todas longas e lentas.
Frases cortantes, rápidas e o uso excessivo de um determinado advérbio enfatizam as atitudes da narradora.
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