Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Seriam mantidas a coerência e a correção gramatical do terceiro período sintático, se ele fosse iniciado da forma seguinte: Em uma segunda visão.
Preservam-se as relações significativas entre os termos da oração, bem como a correção gramatical do texto, ao se reescrever o trecho pelos valores que lhe estão subjacentes (l.3-4) do seguinte modo: pelos valores que estão subjacentes ao desenvolvimento do mundo contemporâneo.
Até a Igreja Católica, com a qual o governo petista mantém vínculos estreitos nos movimentos pastorais de base, protestou. A função sintática desempenhada pelo pronome destacado é a de
objeto direto.
objeto indireto.
complemento nominal.
adjunto adverbial.
sujeito.
A chancela da representatividade, que legitima os legisladores, não os autoriza em hipótese alguma a duplicar os vícios sociais (...).
Nessa frase, são exemplos de uma mesma função sintática os termos
Uma nova e correta redação da frase do Barão de Itararé, citada no texto, que preserva o sentido original é:
Quanto à acentuação gráfica, observe algumas palavras do texto que, dependendo da classe a que pertencem ou ao tempo do verbo em que se encontram, podem vir acentuadas ou não. No caso das seguintes, por um motivo ou outro, todas se encontram corretamente acentuadas.
Daí, princípio, piorará, contêm.
Nos exemplos a seguir, complete os espaços com as palavras grafadas em caracteres maiúsculos que se encontram entre parênteses e sem acentuação. Empregue-as acentuadas ou não acentuadas, conforme for o correto:
I. Ele pediu ao Senhor: ________ força aos que lutam. (DAI, verbo)
II. Está escrito: No ________, era o Verbo. (PRINCIPIO, substantivo)
III. Quando soube que a situação, que não era boa, ________ ontem, adoeceu. (PIORARA, verbo)
IV. Não sei se _________ o trabalho hoje ou amanhã. (PRINCIPIO, verbo)
V. ________ a dois meses, ele voltou. (DAI, advérbio)
Os espaços foram corretamente preenchidos com:
dai – principio – piorara – princípio - daí.
daí – princípio – piorará – princípio - dai.
dai – principio – piorará – principio - daí.
dai – princípio – piorara – principio - daí.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens subsequentes.
A inserção de que é imediatamente antes da palavra "necessidade" (l.4) alteraria as relações sintáticas do período, mas preservaria a coerência e a correção gramatical do texto
Com base na organização do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Respeitam-se as regras gramaticais e a organização das ideias no texto ao se usar o sinal de dois-pontos logo após as expressões "em primeiro lugar" (l.4) e "em segundo lugar" (l.7).
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
O termo entre parênteses pode substituir corretamente o termo sublinhado em:
Num desses canais de TV a cabo – ou no de TV Educativa, não me lembro ao certo (...) assisti a um documentário. (certamente)
A delicadeza da missão desses irmãos está em que eles respeitam ao máximo a cultura indígena. (reside no fato de que)
Era visível a preocupação de Cláudio, pelos riscos do contato que estava fazendo. (conquanto os riscos)
Seria preferível que nossa cultura fosse mais justa a ser apenas a mais bem armada. (do que apenas ser)
Há quem defenda a ideia de que os índios seriam grandemente beneficiados se os deixássemos em paz. (literalmente fariam melhor)
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto seguinte.
Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:
Os brancos não deviam se arvorar como superiores diante dos índios.
Os documentários de que mais aprecio na TV Educativa podem fazer pensar.
Era delicadeza a missão de cujos termos aceitaram os irmãos Vilas-Boas.
Pena que não saibamos aproveitar nada uma cultura tão rica como a deles.
Cláudio realizou várias aproximações de cujos riscos era consciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...