Lista completa de Questões sobre Termos Integrantes da Oração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2013
A substituição do complemento verbal em destaque por um pronome átono ocasiona ERRO de regência verbal em:
Observe os termos destacados nas sentenças abaixo:
I. Jovem ainda, eu não conhecia certos assuntos. (Predicativo do Sujeito)
II. A quantos o corretor ilude! (Objeto Indireto)
III. Escute um aviso de amigo. (Complemento Nominal)
IV. A mim que me deu foi compaixão. (Objeto Indireto Pleonástico)
V. Conheço o atendente por quem fui lesado. (Agente da Passiva)
Estão CORRETAS as assertivas:
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Cê sabe que a casa é sempre sua...
A oração sublinhada exerce, em relação à principal, função sintática de:
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Marque a alternativa correta quanto aos aspectos morfossintáticos que constituem a oração Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado.
Na hora do banho é adjunto adverbial de lugar.
procurar é verbo transitivo direto.
se é objeto direto reflexivo.
se é pronome apassivador.
o e desligado exercem funções diferentes em relação a chuveiro.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Do ponto de vista sintático, a oração futuramente poderemos enfrentar sérios problemas de falta de água completa o sentido do verbo da oração principal, portanto desempenha o papel de:
Sujeito.
Objeto direto.
Objeto indireto.
Aposto.
Complemento nominal.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBEG) - 2013
Do ponto de vista sintático, marque a alternativa correta sobre a oração: A iniciativa da ONU é louvável.
A, da ONU e louvável desempenham a função de adjunto adnominal.
O predicado é verbal.
O sujeito é composto.
da ONU é objeto indireto.
louvável é predicativo do sujeito.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A partir das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No trecho o que consideramos bem (l.3-4), o vocábulo que classifica-se como pronome e exerce a função de complemento da forma verbal consideramos.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 2013
Pedro da Silva Nava Pedro Nava , talvez o mais notável memorialista da literatura brasileira, dedicou-se originalmente à medicina. Graduado em 1928, em Belo Horizonte, o autor de Baú de Ossos fez brilhante carreira acadêmica. Foi Livre-Docente de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da então Universidade do Brasil (atual UFRJ), Catedrático e professor Emérito do Centro de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), professor Honoris Causa da Faculdade de Medicina de Barbacena. Pioneiro da Reumatologia no Brasil, Nava, certa vez, assim se deiniu: Aprendi e ensino. Para servir, aceitei por três vezes encargos de administração médica - o que é ato heróico... equivalente ao daquele que se dispuser a caminhar descalço num serpentário! Clínico da roça, fui médico, operador e parteiro.
Língua Portuguesa - Termos Integrantes da Oração - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2013
Acerca da oração muitas noções sobre sustentabilidade que não contemplam a diversidade social e suas formas de apropriação e de uso dos recursos e do ambiente., (linhas de 31 a 33), assinale a alternativa correta.
Considere as seguintes propostas de alteração na ordem de expressões do texto.
I. [...] mas é para mim, na realidade, que ele olha. (l.25-26) [...] mas, na realidade, é para mim que ele olha.
II. [...] insensivelmente, automaticamente, seus dedos começam a dedilhar as cordas da guitarra [...] (l.30-31) [...] seus dedos começam a dedilhar insensivelmente, automaticamente, as cordas da guitarra [...]
III. [...] seu filho ama o rock tanto quanto ele... (l.32-33) [...] seu filho ama tanto o rock quanto ele...
Quais são as propostas que conservam, sem ambiguidade, o sentido original do texto?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...