Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Assinale a alternativa que indica outra forma correta de se reescrever o período abaixo:
Lembrei-me, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella.Me lembrei, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella.
Lembrei, então, a lição que aprendi com a Mãe Stella.
Lembrei-me, então, lição que aprendi com a Mãe Stella.
Lembrei , então, de lição que aprendi com a Mãe Stella.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Na linha 28, em sua autoexpulsão do sistema educacional, o termo sua retoma a expressão do aluno, e o vocábulo autoexpulsão, no contexto, remete à possibilidade de o aluno abandonar a escola quando convencido de ser aluno-problema, ou seja, quando se julga culpado pelo próprio fracasso escolar.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Considere o trecho a seguir.
É fundamental que essa visão de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários que não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis...
Assinale a alternativa que apresenta a substituição correta do pronome destacado, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Manteria a correção gramatical do texto a seguinte reescrita do trecho Na mídia e em reuniões cotidianas, (...) uma solução definitiva (l.15-17): São discutidos, tanto na mídia quanto em reuniões cotidianas, os motivos da baixa frequência escolar, problema para o qual parece não haver, ainda, uma solução definitiva.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa cujas palavras se apresentam flexionadas de acordo com a norma-padrão.
Os tabeliãos devem preparar o documento.
Esses cidadões tinham autorização para portar fuzis.
Para autenticar as certidãos, procure o cartório local.
Ao descer e subir escadas, segure-se nos corrimãos.
Cuidado com os degrais, que são perigosos!
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.
Não haveria prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto caso o primeiro período do segundo parágrafo fosse assim reescrito: Muitos são os motivos que podem explicar esse comportamento mais favorável a mulher do que os homens, quanto à expansão do nível de ocupação.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso o trecho "a educação tem como objetivo (...) infantojuvenil" (l.5-8) fosse assim reescrito: a educação pretende formar o cidadão, de modo a abarcar um conhecimento qualificado que fomente à constituição moral e comportamental do indivíduo e da sociedade infantojuvenil.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa em que o emprego de nexos sintáticos entre as orações do período Eu disse cliente paulista, percebo a redundância: o paulista é sempre cliente. mostra- se adequado ao sentido do texto.
Eu disse cliente paulista, mas percebo a redundância, pois o paulista é sempre cliente.
Eu disse cliente paulista, se percebo a redundância, mas o paulista é sempre cliente.
Eu disse cliente paulista, porque percebo a redundância, contanto que o paulista seja sempre cliente.
Eu disse cliente paulista, desde que percebi a redundância, para que o paulista seja sempre cliente.
Eu disse cliente paulista, sem perceber a redundância, portanto o paulista é sempre cliente.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir com base nas ideias do texto.
Conclui-se da leitura do texto que, comparado ao número de homens contratados para trabalhar no setor industrial, o número de mulheres que trabalham nesse setor é pequeno.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O escritor toca nas significações existentes para torná-las destoantes, estranhas, e para conquistar, devido _____ estranheza, uma nova harmonia que se aposse do leitor, envolvendo- _____ .
De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
à ... o
a ... lhe
essa ... lhe
à essa ... o
a essa ... lhe
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...