Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que indica outra forma correta de se reescrever o período abaixo:

Lembrei-me, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella.

  • A.

    Me lembrei, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella.

  • B.

    Lembrei, então, a lição que aprendi com a Mãe Stella.

  • C.

    Lembrei-me, então, lição que aprendi com a Mãe Stella.

  • D.

    Lembrei , então, de lição que aprendi com a Mãe Stella.

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Na linha 28, em “sua autoexpulsão do sistema educacional”, o termo “sua” retoma a expressão “do aluno”, e o vocábulo “autoexpulsão”, no contexto, remete à possibilidade de o aluno abandonar a escola quando convencido de ser aluno-problema, ou seja, quando se julga culpado pelo próprio fracasso escolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere o trecho a seguir.

É fundamental que essa visão de adensamento com uso abundante de transporte coletivo seja recuperada para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários que não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis...

Assinale a alternativa que apresenta a substituição correta do pronome destacado, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A. ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, cujo os quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…
  • B. ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, dos quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…
  • C. ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, os quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…
  • D. ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, nos quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…
  • E.  ... para que possamos reverter esse processo de uso cada vez mais intenso do transporte individual devorando espaços viários, pelos quais não têm a capacidade de absorver a crescente frota de automóveis…

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Manteria a correção gramatical do texto a seguinte reescrita do trecho “Na mídia e em reuniões cotidianas, (...) uma solução definitiva” (l.15-17): São discutidos, tanto na mídia quanto em reuniões cotidianas, os motivos da baixa frequência escolar, problema para o qual parece não haver, ainda, uma solução definitiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa cujas palavras se apresentam flexionadas de acordo com a norma-padrão.

  • A.

    Os tabeliãos devem preparar o documento.

  • B.

    Esses cidadões tinham autorização para portar fuzis.

  • C.

    Para autenticar as certidãos, procure o cartório local.

  • D.

    Ao descer e subir escadas, segure-se nos corrimãos.

  • E.

    Cuidado com os degrais, que são perigosos!

 

Com base na estrutura linguística do texto, julgue os itens que se seguem.

Não haveria prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido original do texto caso o primeiro período do segundo parágrafo fosse assim reescrito: Muitos são os motivos que podem explicar esse comportamento mais favorável a mulher do que os homens, quanto à expansão do nível de ocupação.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.

Estariam mantidos o sentido original e a correção gramatical do texto caso o trecho "a educação tem como objetivo (...) infantojuvenil" (l.5-8) fosse assim reescrito: a educação pretende formar o cidadão, de modo a abarcar um conhecimento qualificado que fomente à constituição moral e comportamental do indivíduo e da sociedade infantojuvenil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa em que o emprego de nexos sintáticos entre as orações do período – Eu disse “cliente paulista”, percebo a redundância: o paulista é sempre cliente. – mostra- se adequado ao sentido do texto.

  • A.

    Eu disse cliente paulista, mas percebo a redundância, pois o paulista é sempre cliente.

  • B.

    Eu disse cliente paulista, se percebo a redundância, mas o paulista é sempre cliente.

  • C.

    Eu disse cliente paulista, porque percebo a redundância, contanto que o paulista seja sempre cliente.

  • D.

    Eu disse cliente paulista, desde que percebi a redundância, para que o paulista seja sempre cliente.

  • E.

    Eu disse cliente paulista, sem perceber a redundância, portanto o paulista é sempre cliente.

 

Julgue os itens a seguir com base nas ideias do texto.

Conclui-se da leitura do texto que, comparado ao número de homens contratados para trabalhar no setor industrial, o número de mulheres que trabalham nesse setor é pequeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

O escritor toca nas significações existentes para torná-las destoantes, estranhas, e para conquistar, devido _____ estranheza, uma nova harmonia que se aposse do leitor, envolvendo- _____ .

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas da frase devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:

  • A.

    à ... o

  • B.

    a ... lhe

  • C.

    essa ... lhe

  • D.

    à essa ... o

  • E.

    a essa ... lhe

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...