Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta

Lista completa de Questões sobre Usos da Norma Padrão Culta para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Evitando-se a repetição do elemento “que”, o último período do texto poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical, da seguinte forma: Por essa razão, não existe esperança na pura espera, nem se consegue, na espera pura, o esperado, resultado da espera vã.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.

Com correção gramatical, os dois últimos períodos do texto (l.12-18) poderiam ser reescritos da seguinte forma: Por conseguinte, o conhecimento válido é contextual seja em relação à diferença cultural quanto à diferença política. Além das diferenças culturais e políticas, a formação das experiências sociais se faz com conhecimentos que rivalisam um com o outro, pois estes apresentam critérios de validade distintos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.

Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o primeiro período do segundo parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: No mundo, contemporâneo e caracterizado por mudanças velozes, os indivíduos buscam a educação formal para que assegurem-se de ter acesso a conhecimento, e mais qualidade de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no texto acima, julgue os itens de 7 a 13.

Como na redação do segundo parágrafo do texto foram atendidas as normas do padrão culto da língua, esse parágrafo poderia compor um documento oficial, como, por exemplo, uma exposição de motivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    No quarto parágrafo, no período: “caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor”, a forma verbal destacada é transitiva direta e indireta.

  • B.

    No quarto parágrafo, no período: “caberá à AGU encaminhar à Instituição de origem do servidor”, as duas ocorrências do acento grave são facultativas.

  • C.

    No quarto parágrafo, no período: “caberá à AGU encaminhar à Instituição”, os complementos diretos da forma verbal destacada são os termos enumerados de 1 a 4 no texto.

  • D.

    No item 2, a expressão “em nível superior ao exigido” pode ser substituída, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico por “a nível de ensino superior exigido”.

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O trecho “O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econômica” (l.21-22) poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido ou da correção gramatical do texto, da seguinte forma: A pesquisa esclarece porque o consumo liderou a atividade econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens de 1 a 10.

O período entre as linhas 17 e 21 permaneceria correto com a seguinte redação: No conjunto, a pesquisa mostra um quadro favorável, embora se tenha verificado aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instrução (de 13% para 15,1%) e de jovens entre 15 e 17 anos de idade que não estudam nem trabalham.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trecho “apesar de problemas gravíssimos”. (l. 15-16) é reescrito de acordo com a norma-padrão, mantendo o sentido original, se tiver a seguinte forma:

  • A. ainda que houvessem problemas gravíssimos.
  • B. apesar de que aconteceu problemas gravíssimos.
  • C. a despeito de acontecesse problemas gravíssimos.
  • D. embora tenham ocorrido problemas gravíssimos.
  • E. não obstante os problemas gravíssimos que ocorreu.

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na expressão: “a formação continuada de seus profissionais” (1º parágrafo), o substantivo destacado expressa ação cujo agente é o termo precedido da preposição “de”.

  • B.

    As palavras “país” (1º parágrafo), “aí” (2º parágrafo), pífio (2º parágrafo) e “espontaneístas” (3º parágrafo) foram acentuadas pelo mesmo motivo.

  • C.

    Na oração: “Suprimi-las de vez do horizonte”, é facultado o uso do acento agudo na última sílaba da palavra destacada.

  • D.

    Na expressão: “a salvação da lavoura pedagógica”, do 1º parágrafo, o substantivo destacado expressa ação cujo agente é o termo precedido da preposição “de”.

De acordo com a norma culta, a mistura das pessoas do discurso em um texto, muitas vezes, demonstra a incapacidade do interlocutor em concordá-las de forma coerente e coesa. Algumas vezes, entretanto, a mistura evidencia o respeito à variante linguística como na propaganda de medicamentos genéricos, contratada pelo Ministério da Saúde. O texto veiculado afirmava:

– Genérico é tão bom quanto o remédio de marca, mas custa bem menos.

– Doutor, prescreva genéricos.

– E você, se o médico esquecer, lembra ele.

Considerando o enunciado e o exemplo dado, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    A frase declarativa “Genérico é tão bom quanto o remédio de marca, mas custa bem menos” evoca dois auditórios: o universal, consumidor e o particular, médicos.

  • B.

    Em “Doutor, prescreva genéricos”, o uso do verbo no imperativo, de acordo com a norma culta, está conjugado adequadamente.

  • C.

    Por se tratar de um receptor específico, doutor, foi adequado o uso do verbo “prescreva”, em vez de “receite”, mais apropriado para o auditório universal.

  • D.

    Mesmo com a mudança do receptor, público universal, o adequado seria respeitar a norma culta da Língua Portuguesa e não cometer a inadequação “lembra ele”.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...