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Com base no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A locução verbal foram implementados (l.5) corresponde à forma implementaram-se.
Com base no texto Inteligência artificial, julgue os itens a seguir.
No segmento se a IA era capaz desse exercício intelectual ou se apenas fazia uma imitação da inteligência humana (l.19-21), as formas verbais poderiam ser corretamente substituídas por seria e faria, respectivamente.
I. É preciso termos em mente que a escrita é mais um processo que um produto. (conscientizar-se)
II. É importante que tenhamos em mente que fala e escrita são realidades muito distintas. (conscientizar-se)
III. Devemos ter em mente que a escrita é um fenômeno relativamente re-cente na história da humanidade. (conscientizar-se)
Tendo em vista a flexão verbal e a colocação pronominal, a alternativa em que a substituição da expressão sublinhada pela dos parênteses nas frases acima está CORRETAMENTE indicada é:
nos conscientizarmos – conscientizemo-nos de – conscientizarmo-nos
nos conscientizar de – nos conscientizemos de – nos conscientizar-nos de
conscientizarmo-nos de – nos conscientizemos de – conscientizar-nos de
conscientizar-mo-nos de – conscientizemos-nos de – nos conscientizar de
Língua Portuguesa - Verbo - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Assinale a alternativa em que o verbo ser, em destaque, expressa uma ação no presente.
Éramos obrigados a aceitar os relacionamentos para toda a vida.
Se não for como você quer, nada feito. menor
Como seria a pessoa que você gostaria de namorar?
Os conceitos não são compatíveis com o momento atual.
O número de pessoas que quer encontrar o par ideal já foi menor
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
Está inteiramente adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na seguinte frase:
Nossa educação teria muito a ganhar caso sejam levados em conta os fundamentos que o autor preconizara em seu texto.
Nossa educação terá muito a ganhar caso fossem levados em conta os fundamentos que o autor preconiza em seu texto.
Fossem levados em conta os fundamentos que o autor preconiza em seu texto, nossa educação teria muito a ganhar.
Se forem levados em conta os fundamentos que o autor preconizou em seu texto, nossa educação teria tido muito a ganhar.
Quando forem levados em contas os fundamentos que o autor preconizara em seu texto, nossa educação tinha muito a ganhar.
O texto II se inicia com um período escrito na voz ativa. Transpondo-o para a voz passiva, o resultado será:
Durante as quatro horas de travessia, o balanço do barco, o mar instável e a chuva tinham posto parte de nosso efetivo enjoada e cabisbaixa;
Parte de nosso efetivo foi posta enjoada e cabisbaixa pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva, durante as quatro horas de travessia;
O balanço do barco, o mar instável e a chuva haviam posto parte de nosso efetivo enjoada e cabisbaixa, durante as quatro horas de travessia;
Parte de nosso efetivo, durante as quatro horas de travessia, ficara enjoada e cabisbaixa pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva;
Pelo balanço do barco, o mar instável e a chuva, durante as quatro horas de travessia, parte de nosso efetivo tinha ficado enjoada e cabisbaixa.
As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto abaixo.
NÃO admite transposição para a voz passiva a seguinte construção:
A orientação do nosso ensino deveria contemplar nossa fecundidade indisciplinada.
Uma revolução na orientação do ensino brasileiro depende de uma combinação de múltiplas iniciativas.
A leitura responsável de um texto sempre considerará a possibilidade de seus múltiplos sentidos.
A maioria dos professores considera tão somente uma solução única para cada problema.
O método dialético estimula, acima de qualquer certeza dogmática, a valorização das contradições.
No trecho "a paisagem mudara por completo" (l. 6), observa-se a utilização do pretérito mais-que-perfeito com o intuito de descrever uma ação:
concomitante da natureza e da embarcação;
ocorrida antes da chegada da embarcação;
posterior à passagem da embarcação;
da natureza, vagamente situada no passado;
exercida pela natureza sobre o narrador.
Embora narrando um fato já acontecido, o texto apresenta diversas formas verbais no presente do indicativo. Isto tem como finalidade:
revelar os sentimentos do narrador;
aproximar a ação narrada do leitor;
mostrar o estado de confusão do narrador;
expor o caráter ficcional da narrativa;
distinguir a fala de diferentes locutores.
"Quando faltarem quatro meses para a partida, tome coragem e reserve a passagem e os hotéis" (l. 29). Em vez de estarem relacionados com substantivos, os verbos desse trecho poderiam estar acompanhados de pronomes que os substituíssem, o que resultaria na seguinte reescritura:
Quando lhes faltarem, tome-a e reserve-lhes;
Quando lhes faltarem, tome-a e reserve-os;
Quando eles faltarem, tome-a e reserve-os;
Quando eles faltarem, tome-a e reserve-lhes;
Quando lhes faltarem, tome-a e reserve-lhe.
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