Lista completa de Questões sobre Verbo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de 56 a 60 referem-se ao texto Deve-se dar Esmolas?:
Marque a opção em que o verbo tem a mesma regência que viver nas duas ocorrências seguintes: "Vivo esta contradição, e acho que é a mesma que, no fundo, todo mundo vive" (l. 4/5):
A criança aspira a uma melhor condição de vida;
As crianças pobres carecem de alimento;
É preciso dar-lhes, ao menos, um pedaço de pão;
As crianças querem, pelo menos, alimento;
As questões de 53 a 55 referem-se ao texto Vidas Secas:
Sobre a forma verbal receando (l. 5), podemos afirmar que:
corresponde ao gerúndio do verbo recear e conjuga-se como os outros verbos da segunda conjugação;
está incorretamente grafada;
pertence ao verbo recear e tem como cognatos: receio, receioso;
é uma das formas nominais do verbo recear, que é um verbo anômalo;
corresponde ao gerúndio do verbo recear, cujas formas rizotônicas (aquelas em que o acento recai na raiz) recebem i depois do e, como receiam, receiem.
Com relação às estruturas do texto II e considerando a Lei Complementar n.o 47/1995, julgue os itens subseqüentes.
No primeiro parágrafo, a voz passiva em "é visto" (L.2) e "foram vistos" (L.6) foi usada para omitir os agentes da ação verbal, entre os quais se encontra o autor do texto.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Em todos os parágrafos, a função de sujeito sintático da oração inicial é marcada, flexionalmente, pelo uso da primeira pessoa do singular, que corresponde, semanticamente, à voz do narrador.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Nos trechos 'Chame a emergência' (L.9), "pagar uma conta astronômica" (L.14), "dessem câncer" (L.18) e "comprar preservativos" (L.23-24), as formas verbais não são intransitivas.
Analisando as passagens do texto LP-II sob a ótica dos processos de coordenação e subordinação, julgue os itens subseqüentes.
Exercem a função de complemento direto das formas verbais a elas relacionadas as seguintes expressões: "um levantamento" (L.1), "alguém morto" (L.30), "todos os antivírus existentes" (L.36) e "a língua" (L.44).
Tendo em conta o emprego de formas verbais, assinale a alternativa CORRETA.
Se não reavermos o bem até amanhã, teremos problemas.
O sindicato intermedia relações entre patrões e empregados.
Tomé precisou ver, pois não creu no que ouviu.
Os dois carros freiaram, mas a colisão foi inevitável.
Com referência ao emprego das classes gramaticais no texto LP-I, julgue os itens a seguir.
São formas verbais flexionadas as seguintes palavras: "difamando" (L.2), "receber" (L.4), "consolo" (L.5), "impresso" (L.6), "contorno" (L.8) e "delete" (L.10).
Tendo em conta o emprego das formas verbais nas sentenças abaixo, assinale a afirmativa CORRETA sobre as mesmas.
Ambas são incorretas.
LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO 1
"Até lá, que o menor abandonado não chateie..."; se colocamos o verbo sublinhado na primeira pessoa do plural, do mesmo tempo verbal, a forma correta é:{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...