Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Substituindo-se o verbo destacado na primeira frase pelo substantivo correspondente na segunda, qual desses substantivos apresenta ERRO quanto à ortografia?

  • A.

    Cuidado para não exceder o limite de velocidade permitido. / O excesso de velocidade custou-lhe uma multa.

  • B.

    Os economistas concordam que é preciso conter os gastos. / A contenção dos gastos já se faz por parte de muitos empresários.

  • C.

    Não devemos reprimir os manifestantes sem antes ouvi-los. / A repressão aos manifestantes, sempre que possível, deve ser evitada.

  • D.

    Ele foi incapaz de catequizar aqueles menores de rua. / Infelizmente, a catequeze daqueles menores de rua não ocorreu.

  • E.

    Ninguém conseguia compreender o comportamento agressivo do colega. / Levou horas para a compreensão de tal atitude ofensiva.

Cada período abaixo é composto pela união de duas orações.

Em qual deles essa união está de acordo com a norma- -padrão?

  • A.

    A exposição que o pesquisador se referiu foi prorrogada por mais um mês.

  • B.

    Mora em Recife o pesquisador que os postais estão sendo expostos.

  • C.

    Os estúdios em que eram elaborados os postais ficavam na Europa.

  • D.

    Foi impressionante o sucesso cuja exposição de cartões-postais alcançou.

  • E.

    O assunto que o pesquisador se interessou traz uma marca de romantismo.

Desenvolvendo-se a oração reduzida “Para ser notado,” (l. 27), tem-se:

  • A.

    para ter sido notado

  • B.

    para que fosse notado

  • C.

    para que tenha notado

  • D.

    para que seja notado

  • E.

    para que se note

“O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar.” (l. 10-11)

Na linha argumentativa do texto, a oração “que a gente banaliza o olhar” em relação à oração “de tanto ver” encerra uma

  • A.

    causa

  • B.

    consequência

  • C.

    conformidade

  • D.

    condição

  • E.

    concessão

As passagens que, nos contextos em que se inserem, estabelecem entre si um contraste semântico são:

  • A.

    “Um poeta é só isto:” (l. 9) e “Vê não vendo.” (l. 11)

  • B.

    “O que nos cerca,” (l.13) e “o que nos é familiar,” (l. 13)

  • C.

    “já não desperta curiosidade.” (l. 13-14) e “O campo visual da nossa rotina é como um vazio.” (l. 14-15)

  • D.

    “você não sabe.” (l. 18) e “você não vê.” (l. 18-19)

  • E.

    “Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro.” (l. 20-21) e “Dava-lhe bom-dia...” (l. 21-22)

Em uma mensagem de e-mail bastante formal, enviada para alguém de cargo superior numa empresa, estaria mais adequada, por seguir a norma-padrão, a seguinte frase:

  • A.

    Anexo vão os documentos.

  • B.

    Anexas está a planilha e os documentos.

  • C.

    Seguem anexos os documentos.

  • D.

    Em anexas vão as planilhas.

  • E.

    Anexa vão os documentos e a planilha.

A formação do plural da palavra cartão-postal é a mesma que ocorre em

  • A.

    abaixo-assinado

  • B.

    alto-falante

  • C.

    porta-voz

  • D.

    cavalo-vapor

  • E.

    guarda-civil

A última fala do texto, de Marcelo de Mello, poderia ser introduzida por um conectivo, que preencheria a frase abaixo.

A repetição das mesmas palavras indica um empobrecimento das letras __________ o visual ganhou um peso grande.

A respeito do emprego desse conectivo, analise as afirmações a seguir.

I - O conectivo adequado seria porque, uma vez que estabelece uma relação de causa.

II - O conectivo adequado seria por que, uma vez que se reconhecem aqui duas palavras.

III - O conectivo levaria acento, porquê, já que pode ser substituído pelo termo “o motivo”, ou “a razão”.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e II, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Complete as frases da segunda coluna com a expressão adequada à norma-padrão.

O preenchimento dos espaços com as expressões que tornam as sentenças corretas resulta nas seguintes associações:

  • A.

    I – P , II – S , III – Q

  • B.

    I – S , II – P , III – Q

  • C.

    I – S , II – R , III – P

  • D.

    I – R , II – P , III – S

  • E.

    I – Q , II – R , III – P

Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?

  • A.

    “Há 15 dias, uma educadora no Recife” (l. 6-7)

  • B.

    “indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais” (l. 7-9)

  • C.

    “Para se ter uma ideia de sua importância, basta lembrar um pouco da história” (l. 15-16)

  • D.

    “tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador Liedo Maranhão” (l. 27-29)

  • E.

    “reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato” (l. 38-39)

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