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Substituindo-se o verbo destacado na primeira frase pelo substantivo correspondente na segunda, qual desses substantivos apresenta ERRO quanto à ortografia?
Cuidado para não exceder o limite de velocidade permitido. / O excesso de velocidade custou-lhe uma multa.
Os economistas concordam que é preciso conter os gastos. / A contenção dos gastos já se faz por parte de muitos empresários.
Não devemos reprimir os manifestantes sem antes ouvi-los. / A repressão aos manifestantes, sempre que possível, deve ser evitada.
Ele foi incapaz de catequizar aqueles menores de rua. / Infelizmente, a catequeze daqueles menores de rua não ocorreu.
Ninguém conseguia compreender o comportamento agressivo do colega. / Levou horas para a compreensão de tal atitude ofensiva.
Cada período abaixo é composto pela união de duas orações.
Em qual deles essa união está de acordo com a norma- -padrão?
A exposição que o pesquisador se referiu foi prorrogada por mais um mês.
Mora em Recife o pesquisador que os postais estão sendo expostos.
Os estúdios em que eram elaborados os postais ficavam na Europa.
Foi impressionante o sucesso cuja exposição de cartões-postais alcançou.
O assunto que o pesquisador se interessou traz uma marca de romantismo.
Desenvolvendo-se a oração reduzida Para ser notado, (l. 27), tem-se:
para ter sido notado
para que fosse notado
para que tenha notado
para que seja notado
para que se note
O diabo é que, de tanto ver, a gente banaliza o olhar. (l. 10-11)
Na linha argumentativa do texto, a oração que a gente banaliza o olhar em relação à oração de tanto ver encerra uma
causa
consequência
conformidade
condição
concessão
As passagens que, nos contextos em que se inserem, estabelecem entre si um contraste semântico são:
Um poeta é só isto: (l. 9) e Vê não vendo. (l. 11)
O que nos cerca, (l.13) e o que nos é familiar, (l. 13)
já não desperta curiosidade. (l. 13-14) e O campo visual da nossa rotina é como um vazio. (l. 14-15)
você não sabe. (l. 18) e você não vê. (l. 18-19)
Lá estava sempre, pontualíssimo, o mesmo porteiro. (l. 20-21) e Dava-lhe bom-dia... (l. 21-22)
Em uma mensagem de e-mail bastante formal, enviada para alguém de cargo superior numa empresa, estaria mais adequada, por seguir a norma-padrão, a seguinte frase:
Anexo vão os documentos.
Anexas está a planilha e os documentos.
Seguem anexos os documentos.
Em anexas vão as planilhas.
Anexa vão os documentos e a planilha.
A formação do plural da palavra cartão-postal é a mesma que ocorre em
abaixo-assinado
alto-falante
porta-voz
cavalo-vapor
guarda-civil
A última fala do texto, de Marcelo de Mello, poderia ser introduzida por um conectivo, que preencheria a frase abaixo.
A repetição das mesmas palavras indica um empobrecimento das letras __________ o visual ganhou um peso grande.
A respeito do emprego desse conectivo, analise as afirmações a seguir.
I - O conectivo adequado seria porque, uma vez que estabelece uma relação de causa.
II - O conectivo adequado seria por que, uma vez que se reconhecem aqui duas palavras.
III - O conectivo levaria acento, porquê, já que pode ser substituído pelo termo o motivo, ou a razão.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Complete as frases da segunda coluna com a expressão adequada à norma-padrão.
O preenchimento dos espaços com as expressões que tornam as sentenças corretas resulta nas seguintes associações:
I P , II S , III Q
I S , II P , III Q
I S , II R , III P
I R , II P , III S
I Q , II R , III P
Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?
Há 15 dias, uma educadora no Recife (l. 6-7)
indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais (l. 7-9)
Para se ter uma ideia de sua importância, basta lembrar um pouco da história (l. 15-16)
tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade lembra o colecionador Liedo Maranhão (l. 27-29)
reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato (l. 38-39)
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