Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por fugir à norma-padrão, a frase que seria provável alvo de críticas pela gramática do professor a que se refere o Texto II (Pronominais) está presente em:
Somos todos falantes do mesmo idioma.
Fazem dois meses que surgiu a polêmica.
Sempre há mais dúvidas que certezas sobre a língua.
Sou eu que não quero mais discutir sobre esse assunto.
A maior parte das pessoas aceitam a variação linguística.
Indique o período em que o sinal de dois pontos está sendo usado com a mesma finalidade da que ocorre em:
Ademilton praticou uma atividade fundamental para a convivência: a arte de se colocar no lugar do outro.
O motorista disse: Fiquei apreensivo com a experiência.
O escritor desenvolveu uma ótima ideia: a mistura entre realidade e ficção.
Ele comprou um automóvel novo: o antigo estava sempre na oficina.
A criança chorava sem parar: a mãe não queria fazer todas as suas vontades.
A moça chegou perto do marido, eufórica: Ganhamos na loteria!
Há ERRO quanto ao emprego dos sinais de pontuação em:
Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunião.
Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta?
Na infância, era levada e teimosa; na juventude, tornou- se tímida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo.
Perdida no tempo, vinham-lhe à lembrança a imagem muito branca da mãe, as brincadeiras no quintal, à tarde, com os irmãos e o mundo mágico dos brinquedos.
Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que da próxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, não acontecia.
Substituindo o verbo destacado por outro, a frase, quanto à regência verbal, torna-se INCORRETA em:
O líder da equipe, finalmente, viu a apresentação do projeto. / O líder da equipe, finalmente, assistiu à apresentação do projeto.
Mesmo não concordando, ele acatou as ordens do seu superior. / Mesmo não concordando, ele obedeceu às ordens do seu superior.
Gostava de recordar os fatos de sua infância. / Gostava de lembrar dos fatos de sua infância.
O candidato desejava uma melhor colocação no ranking. / O candidato aspirava a uma melhor colocação no ranking.
Naquele momento, o empresário trocou a família pela carreira. / Naquele momento, o empresário preferiu a carreira à família.
Quando a palavra destacada é transformada em um verbo, a preposição a é mantida apenas em:
respeito aos mais velhos respeitar aos mais velhos
dar início a um processo iniciar a um processo
consulta a um arquivo consultar a um arquivo
incentivo ao comércio incentivar ao comércio
adaptação ao cargo adaptar-se ao cargo
O texto que apresenta os sinais de pontuação corretamente empregados é:
Esta linha aérea, tem vários voos diretos; às quartas- feiras Recife, Buenos Aires, aos sábados Salvador, Tóquio, e aos domingos Rio, Paris.
Esta linha aérea, tem vários voos diretos; às quartas- feiras Recife−Buenos Aires, aos sábados Salvador− Tóquio, e aos domingos Rio−Paris.
Esta linha aérea, tem: vários voos diretos − às quartas- feiras Recife−Buenos Aires, aos sábados Salvador− Tóquio, e aos domingos Rio−Paris.
Esta linha aérea tem vários voos diretos: às quartas- feiras, Recife−Buenos Aires; aos sábados, Salvador− Tóquio; e, aos domingos, Rio−Paris.
Esta linha aérea tem, vários voos diretos: às quartas- feiras; Recife−Buenos Aires, aos sábados; Salvador− Tóquio, e aos domingos; Rio−Paris.
Considere as frases abaixo.
I - Manuel aspira ........................cargo de gerente na empresa.
II - Quem quiser assistir .......................... filme, deve permanecer em silêncio.
III - Certamente, essa decisão implicará ........................... dissolução do grupo.
IV - Ao chegar ............................ casa, verificarei se os documentos estão em ordem alfabética.
Em relação à regência verbal, a sequência que preenche corretamente as lacunas é:
o - ao - na - em
o - o - a - a
ao - o - na - em
ao - ao - a - a
ao - ao - na - em
Considere as frases abaixo.
I Há amigos de infância de quem nunca nos esquecemos.
II Deviam existir muitos funcionários despreparados; por isso, talvez, existissem discordâncias entre os elementos do grupo.
Substituindo-se em I o verbo haver por existir e em II o verbo existir por haver, a sequência correta é
existem, devia haver, houvesse.
existe, devia haver, houvessem.
existe, devia haver, houvesse.
existem, deviam haver, houvesse.
existe, deviam haver, houvessem.
A frase em que o complemento verbal destacado NÃO admite a sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe é:
Após o acordo, o diretor pagou aos funcionários o salário.
Ele continuava desolado, pois não assistiu ao debate.
Alguém informará o valor ao vencedor do prêmio.
Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado.
Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse.
A explicação correta, de acordo com a norma-padrão, para a pontuação utilizada no texto, é a de que
a vírgula em É indispensável circular, estar enturmado. (l. 14) indica uma relação de explicação entre os termos coordenados.
os dois pontos em se não se cuidar botam numa jaula: um animal estranho. (l. 16-17) assinalam a ideia de consequência.
as aspas em (...) se arrumasse (...) (l. 28) acentuam o sentido de organização do verbo arrumar.
os dois pontos em (...) pensamos em depressão: quem sabe terapia e antidepressivo? (l. 30-31) indicam dúvida entre duas possibilidades distintas.
a vírgula antes do e em transa, ganha dinheiro, e come, envelhece, (l. 43) marca a diferença entre dois tipos de enumeração.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...