Questões de Língua Portuguesa da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Por fugir à norma-padrão, a frase que seria provável alvo de críticas pela “gramática do professor” a que se refere o Texto II (“Pronominais”) está presente em:

  • A.

    Somos todos falantes do mesmo idioma.

  • B.

    Fazem dois meses que surgiu a polêmica.

  • C.

    Sempre há mais dúvidas que certezas sobre a língua.

  • D.

    Sou eu que não quero mais discutir sobre esse assunto.

  • E.

    A maior parte das pessoas aceitam a variação linguística.

Indique o período em que o sinal de dois pontos está sendo usado com a mesma finalidade da que ocorre em:

Ademilton praticou uma atividade fundamental para a convivência: a arte de se colocar no lugar do outro.

  • A.

    O motorista disse: “Fiquei apreensivo com a experiência”.

  • B.

    O escritor desenvolveu uma ótima ideia: a mistura entre realidade e ficção.

  • C.

    Ele comprou um automóvel novo: o antigo estava sempre na oficina.

  • D.

    A criança chorava sem parar: a mãe não queria fazer todas as suas vontades.

  • E.

    A moça chegou perto do marido, eufórica: “Ganhamos na loteria!”

Há ERRO quanto ao emprego dos sinais de pontuação em:

  • A.

    Ao dizer tais palavras, levantou-se, despediu-se dos convidados e retirou-se da sala: era o final da reunião.

  • B.

    Quem disse que, hoje, enquanto eu dormia, ela saiu sorrateiramente pela porta?

  • C.

    Na infância, era levada e teimosa; na juventude, tornou- se tímida e arredia; na velhice, estava sempre alheia a tudo.

  • D.

    Perdida no tempo, vinham-lhe à lembrança a imagem muito branca da mãe, as brincadeiras no quintal, à tarde, com os irmãos e o mundo mágico dos brinquedos.

  • E.

    Estava sempre dizendo coisas de que mais tarde se arrependeria. Prometia a si própria que da próxima vez, tomaria cuidado com as palavras, o que entretanto, não acontecia.

Substituindo o verbo destacado por outro, a frase, quanto à regência verbal, torna-se INCORRETA em:

  • A.

    O líder da equipe, finalmente, viu a apresentação do projeto. / O líder da equipe, finalmente, assistiu à apresentação do projeto.

  • B.

    Mesmo não concordando, ele acatou as ordens do seu superior. / Mesmo não concordando, ele obedeceu às ordens do seu superior.

  • C.

    Gostava de recordar os fatos de sua infância. / Gostava de lembrar dos fatos de sua infância.

  • D.

    O candidato desejava uma melhor colocação no ranking. / O candidato aspirava a uma melhor colocação no ranking.

  • E.

    Naquele momento, o empresário trocou a família pela carreira. / Naquele momento, o empresário preferiu a carreira à família.

Quando a palavra destacada é transformada em um verbo, a preposição “a” é mantida apenas em:

  • A.

    respeito aos mais velhos – respeitar aos mais velhos

  • B.

    dar início a um processo – iniciar a um processo

  • C.

    consulta a um arquivo – consultar a um arquivo

  • D.

    incentivo ao comércio – incentivar ao comércio

  • E.

    adaptação ao cargo – adaptar-se ao cargo

O texto que apresenta os sinais de pontuação corretamente empregados é:

  • A.

    Esta linha aérea, tem vários voos diretos; às quartas- feiras Recife, Buenos Aires, aos sábados Salvador, Tóquio, e aos domingos Rio, Paris.

  • B.

    Esta linha aérea, tem vários voos diretos; às quartas- feiras Recife−Buenos Aires, aos sábados Salvador− Tóquio, e aos domingos Rio−Paris.

  • C.

    Esta linha aérea, tem: vários voos diretos − às quartas- feiras Recife−Buenos Aires, aos sábados Salvador− Tóquio, e aos domingos Rio−Paris.

  • D.

    Esta linha aérea tem vários voos diretos: às quartas- feiras, Recife−Buenos Aires; aos sábados, Salvador− Tóquio; e, aos domingos, Rio−Paris.

  • E.

    Esta linha aérea tem, vários voos diretos: às quartas- feiras; Recife−Buenos Aires, aos sábados; Salvador− Tóquio, e aos domingos; Rio−Paris.

Considere as frases abaixo.

I - Manuel aspira ........................cargo de gerente na empresa.

II - Quem quiser assistir .......................... filme, deve permanecer em silêncio.

III - Certamente, essa decisão implicará ........................... dissolução do grupo.

IV - Ao chegar ............................ casa, verificarei se os documentos estão em ordem alfabética.

Em relação à regência verbal, a sequência que preenche corretamente as lacunas é:

  • A.

    o - ao - na - em

  • B.

    o - o - a - a

  • C.

    ao - o - na - em

  • D.

    ao - ao - a - a

  • E.

    ao - ao - na - em

Considere as frases abaixo.

I – Há amigos de infância de quem nunca nos esquecemos.

II – Deviam existir muitos funcionários despreparados; por isso, talvez, existissem discordâncias entre os elementos do grupo.

Substituindo-se em I o verbo haver por existir e em II o verbo existir por haver, a sequência correta é

  • A.

    existem, devia haver, houvesse.

  • B.

    existe, devia haver, houvessem.

  • C.

    existe, devia haver, houvesse.

  • D.

    existem, deviam haver, houvesse.

  • E.

    existe, deviam haver, houvessem.

A frase em que o complemento verbal destacado NÃO admite a sua substituição pelo pronome pessoal oblíquo átono lhe é:

  • A.

    Após o acordo, o diretor pagou aos funcionários o salário.

  • B.

    Ele continuava desolado, pois não assistiu ao debate.

  • C.

    Alguém informará o valor ao vencedor do prêmio.

  • D.

    Entregou o parecer ao gerente para que fosse reavaliado.

  • E.

    Contaria a verdade ao rapaz, se pudesse.

A explicação correta, de acordo com a norma-padrão, para a pontuação utilizada no texto, é a de que

  • A.

    a vírgula em “É indispensável circular, estar enturmado.” (l. 14) indica uma relação de explicação entre os termos coordenados.

  • B.

    os dois pontos em “se não se cuidar botam numa jaula: um animal estranho.” (l. 16-17) assinalam a ideia de consequência.

  • C.

    as aspas em “(...) se ‘arrumasse’ (...)” (l. 28) acentuam o sentido de organização do verbo “arrumar”.

  • D.

    os dois pontos em “(...) pensamos em depressão: quem sabe terapia e antidepressivo?” (l. 30-31) indicam dúvida entre duas possibilidades distintas.

  • E.

    a vírgula antes do “e” em “transa, ganha dinheiro, e come, envelhece,” (l. 43) marca a diferença entre dois tipos de enumeração.

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