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Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
A retirada da vírgula após Brasil (l.2) manteria a correção gramatical e os sentidos do texto, visto que, nesse caso, o emprego desse sinal de pontuação é facultativo.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No último período do texto, há uma relação comparativa entre o passado e o presente geológico da região próximo à costa do Rio de Janeiro.
Julgue os itens a seguir, referentes às ideias e às estruturas linguísticas apresentadas no texto acima.
O emprego da vírgula logo após a expressão não trabalho (l.15) justifica-se por isolar termo de natureza explicativa.Considerando as ideias e aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue os itens a seguir.
A retirada da expressão de realce é que (l.36) e a colocação de vírgula após o segmento Com base nesses encontros (l.35-36) não acarretariam prejuízo gramatical ao período.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as informações e estruturas do texto acima, julgue os itens seguintes.
A descrição dos depósitos de ferro da Serra do Carajás feita inicialmente por Tolbert et al. (1971) e Beisiegel et al. (1973) (l.3-4) foi sensivelmente alterada e, posteriormente, invalidada pelas descrições de Meirelles (1986) e Meirelles e Dardenne (1993) (l.22-23), em decorrência do desenvolvimento atual da mineração a céu aberto (l.16) nas áreas do Grupo Grão-Pará.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens a seguir, referentes às ideias e às estruturas linguísticas apresentadas no texto acima.
O sujeito das orações expressas pelas formas verbais terá (l.20) e renderá (l.20) é indeterminado.Com relação a palavras em uso no texto, assinale a opção em que os dois vocábulos mencionados pertencem à mesma classe gramatical.
artificial (l.2) e menor (l.9)
seu (l.8) e um (l.9)
demanda (l.8) e uniforme (l.20)
que (l.26) e que (l.29)
obtém (l.29) e decorrente (l.31)
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 2, em à educação, o emprego do sinal indicativo de crase justifica-se porque a palavra acesso exige complemento regido pela preposição a e a palavra educação está antecedida de artigo definido feminino.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
O vocábulo mas (l.14) exerce função de termo aditivo em relação à asserção da oração que o antecede.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens subsequentes, relativos aos sentidos e a aspectos estruturais e linguísticos do texto acima.
O pronome se, em que se formaram (l.7), poderia ser corretamente deslocado para logo após a forma verbal formaram, escrevendo-se que formaram-se.
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