Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
No trecho ele até se espantava ao ver que não avançava no curso (l.12-13), o uso da ênclise com o infinitivo manteria a correção gramatical e o sentido do texto na reescrita seguinte: ele até espantava ao ver-se que não avançava no curso.
Em conformidade com o disposto no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes. O seguinte trecho de documento oficial atende aos requisitos de impessoalidade e de uso do padrão culto da linguagem: Em sua comunicação, Vossa Excelência ressalva a necessidade de que fossem levadas em consideração as características socioeconômicas regionais.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A disponibilidade, na Internet, de dicionários e do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras, dificulta o ensino de língua portuguesa, já que os alunos podem acessá-los sem limites.
A Internet promove a passividade do usuário, por isso o seu uso é desaconselhado como meio de aprendizagem.
Dada a multiplicidade de códigos de escrita existentes na Internet, mais sintéticos e abreviados que a linguagem escrita tradicional, o meio eletrônico de pesquisa prejudica o aprendizado da modalidade escrita formal da língua.
A Internet explora os mesmos recursos de leitura disponíveis nos livros tradicionais, por isso não modifica a forma de apreensão do conhecimento.
A atividade de conhecer a língua portuguesa é influenciada e transformada pelas infinitas possibilidades de pesquisa e navegação voluntária que a Internet proporciona.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Mantendo-se a correção gramatical, o trecho e isso o deixava muito atrapalhado (l.16-17) poderia, antecedido por vírgula, ser assim reescrito: o que o deixava muito atrapalhado.
Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
O trecho que tradicionalmente beneficia políticos de todos os matizes (l.9-10) é empregado, no texto, com sentido restritivo.
Língua Portuguesa - Língua Portuguesa e Ensino - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Entende-se da leitura do texto que a palavra em situação dicionária (v.6) corresponde à palavra em uso.
O trabalho com a forma, como o emprego dos sinais de pontuação, constitui elemento secundário de construção do sentido desse texto.
Na segunda estrofe do poema, o eu lírico trata da impossibilidade de reconstrução do fluxo do rio pela religação entre os diferentes poços de água.
O eu lírico cria uma associação, por semelhança, entre a água do rio e as palavras do discurso político.
Conclui-se da leitura do texto que a comunicação só ocorre quando as palavras estão em relação umas com as outras.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão esses critérios (l.11) retoma, por coesão sequencial, o trecho renda per capita e PIB (l.6).
Tendo como referência a comunicação hipotética acima, julgue os itens a seguir à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
O texto do documento em questão está em discordância com os princípios de impessoalidade e concisão necessários à redação de correspondências oficiais.Língua Portuguesa - Por Subordinação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação às informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo que (l.3) introduz oração de natureza restritiva.
No que diz respeito às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsecutivos.
O emprego do artigo indefinido no trecho Em uma visão contemporânea (l.4-5) indica a possibilidade de existirem outras abordagens educacionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...