Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.
Caso os ministros da Justiça e da Educação queiram propor medida ao presidente da República, eles deverão encaminhá-la por meio de uma exposição de motivos interministerial, a qual deve ser assinada por ambos.
Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto, julgue os próximos itens.
No trecho é possível que associe a figura do seu pai com a figura do seu pai como é hoje (l.4-5), o conectivo que inicia oração que complementa o sentido do adjetivo possível.Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.
Os elementos Sem embargo (l.9-10), Daí (l.15), porém (l.16), Logo (l.20) e mas (l.23) exercem, no texto, as mesmas funções sintáticas, estabelecendo contraposição entre as ideias expressas em uma e outra oração que conformam o texto.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca das características das comunicações oficiais e do tipo de linguagem empregado nessas comunicações.
As comunicações expedidas por ministros de Estado devem conter o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.
Somente as comunicações dirigidas aos chefes de poder receberão o vocativo Excelentíssimo Senhor. As comunicações dirigidas às demais autoridades tratadas pelo pronome Vossa Excelência terão como vocativo Senhor, seguido do respectivo cargo.
Com referência às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens subsequentes.
Na oração precisará atender a expectativas (l.19), a eliminação da preposição a não acarretaria erro gramatical ao texto.
Conquanto / Posto que / Embora
Conforme / Consoante / Como
Todavia / No entanto / Entretanto
Enquanto / Ao passo que / À medida que
Porquanto / Porque / Uma vez que
Julgue os itens subsequentes, relativos ao texto acima.
Mantêm-se a correção gramatical do período e suas informações originais ao se substituir intrincados (l.6) por complicados.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentado um trecho de texto, que deve ser julgado certo se estiver correto e adequado para compor o tipo de correspondência oficial indicada em negrito, ou errado, em caso contrário.
Relatório Constatou-se que há no país 2,2 milhões de jovens entre os dezoito e os vinte e quatro anos de idade fora da escola e do mercado de trabalho. Além disso, o nível de escolaridade dos trabalhadores é um dado significativo: hoje, 5,6 milhões de empregados na indústria nacional não possuem sequer o ensino médio. Com o intuito de mudar esse quadro, sugestões estão sendo discutidas nos estados para a criação de uma agenda profissionalizante no âmbito do movimento Educação para o Mundo do Trabalho.
Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e a aspectos linguísticos do texto ao lado, de Adriano C. F. Amorim.
Sem prejuízo da correção gramatical do texto e do seu sentido original, o termo decerto (l.11) poderia ser substituído pelo vocábulo porventura.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...