Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.
A substituição de por que (l.2) por já que, antecedida de vírgula, manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
No trecho a morte, da nossa (l.11), a vírgula foi empregada para indicar a omissão do vocábulo vontade.
Língua Portuguesa - Colocação Pronominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Julgue os próximos itens, relativos à organização das ideias no texto.
A colocação pronominal em caracteriza-se (l.6) indica a escolha dos autores por um registro mais formal de linguagem; o emprego desse pronome antes da forma verbal, além de caracterizar desrespeito às regras gramaticais do registro padrão da linguagem, representaria, no contexto, uso inadequado da linguagem, dado o caráter institucional do texto.
Os trechos incluídos nos itens de 95 a 99 foram adaptados do jornal Zero Hora RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Além de revigorar o programa de educação de jovens e adultos, com currículos mais atraentes e alternativas de formação profissional, o país precisa fortalecer a visão de que a escola é o caminho mais adequado para o desenvolvimento individual e para a construção de um país melhor. Também é importante desenvolver a ideia de que educação não é apenas dever de governo, mas do Estado e da sociedade, sendo indispensável maior envolvimento das famílias com a escola. (Relatório)
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Caso se omitisse a vírgula empregada imediatamente antes da conjunção e (l.15), a correção gramatical e a coerência do texto seriam preservadas.
Os trechos incluídos nos itens de 95 a 99 foram adaptados do jornal Zero Hora RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
A verdade é que as políticas públicas voltadas para a alfabetização de jovens e adultos não estão apresentando resultados satisfatórios, especialmente em decorrência de questões socioeconômicas, já que a maioria dos estudantes tem dificuldade para acochambrar trabalho, sustento da família e estudo. Um dado especialmente alarmante é o de que a maternidade precoce afeta um terço das meninas de quinze a dezessete anos de idade que estão fora da escola. (Parecer)
Considerando que, em determinada escola, a diretora deva escrever um documento ao ocupante do cargo de secretário de educação, solicitando-lhe prioridade na reforma da escola, julgue os itens seguintes com base nos princípios da correspondência oficial.
Ao final do documento, após apresentar seu pedido, a diretora deverá utilizar, como fecho, qualquer uma das seguintes expressões: Atenciosamente, Respeitosamente, Gentilmente, Com respeito e admiração.
Com base na organização do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 19, a ausência de vírgulas logo depois de atores e de interagem (l.19) indica que há outros atores que não interagem.
Os trechos incluídos nos itens de 95 a 99 foram adaptados do jornal Zero Hora RS de 12/12/2010. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação para integrar a correspondência oficial indicada entre parênteses. Nesse sentido, considere que a sigla IPEA, nos casos em que é empregada, refere-se ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Embora o país venha desenvolvendo programas de combate ao analfabetismo, o recente levantamento evidência a lentidão dos avanços. Se for mantido o ritmo registrado nos últimos cinco anos, o Brasil não conseguirá alcançar a taxa prevista na Conferência Mundial de Educação de Dacar, de 6,7% em 2015 meta resultante do acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Para recuperar o tempo perdido, o ministro da Educação solicita o apoio dos prefeitos de municípios localizados nas áreas rurais, onde as taxas de analfabetismo adulto são maiores. (Ofício)
Com relação às estruturas semânticas e linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
As aspas em nós e os outros (l.9) são usadas para realçar ironicamente essa expressão, revelando o posicionamento crítico do autor em relação ao tema por ele tratado.
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