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Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Nas relações de coesão que organizam o texto, os pronomes elas (l.7), Esta (l.9) e Elas (l.13) referem-se, respectivamente, a fontes (l.6), produtividade (l.9) e instituições políticas e econômicas (l.12).
Com relação às ideias e estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os próximos itens.
No primeiro período do texto, o trecho entre travessões explica o que deve ser entendido por crimes propriamente militares, e o autor poderia ter optado por colocá-lo entre vírgulas ou entre parênteses, sem incorrer em erro gramatical.
Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.
Preserva-se a correção gramatical do período ao se substituir, na linha 10, o pronome que por do qual, com a vantagem de se explicitar a relação entre esse pronome e conhecimento.
Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsecutivos.
Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões das linhas 5 e 8 por vírgulas.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.
De acordo com a prescrição gramatical, o emprego de verbos flexionados na terceira pessoa do plural constitui forma de se indeterminar o sujeito da oração, à semelhança do que ocorre em que zombavam dele (l.22), oração cujo sujeito é indeterminado.
Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Manteria a coesão e a coerência do texto a substituição de ineficiente (L.30) por improfícua.
Considerando que no texto acima, adaptado do Jornal do Brasil de 15/12/2010, foram inseridos erros, julgue os itens a seguir.
A expressão no entanto (l.7) deveria ser isolada por vírgulas.
Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.
A locução verbal estão lidando (l.12-13) poderia ser substituída pela forma verbal lidam, sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido do texto.
Considerando as ideias, as estruturas linguísticas e os elementos semânticos do texto acima sob o prisma das prescrições gramáticotextuais, julgue os itens de 58 a 64.
O trecho que engloba (...) e da humanidade (L.22-26) poderia ser reescrito, sem prejuízo sintático ou semântico ao período, da seguinte forma: aquele primeiro conceito englobando todas as liberdades, além disso, trazendo os conceitos de acesso, participação e corrente bilateral de informação tanto para os indivíduos como para as sociedades, necessárias para desenvolver harmoniosamente o homem e a humanidade.Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 9 a 18.
O emprego de acento grave em acesso à escola (l.21) justifica-se porque a palavra acesso exige complemento regido pela preposição a e a palavra escola está precedida de artigo definido feminino.
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