Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

Nas relações de coesão que organizam o texto, os pronomes “elas” (l.7), “Esta” (l.9) e “Elas” (l.13) referem-se, respectivamente, a “fontes” (l.6), “produtividade” (l.9) e “instituições políticas e econômicas” (l.12).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e estruturas morfossintáticas do texto acima, julgue os próximos itens.

No primeiro período do texto, o trecho entre travessões explica o que deve ser entendido por “crimes propriamente militares”, e o autor poderia ter optado por colocá-lo entre vírgulas ou entre parênteses, sem incorrer em erro gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima.

Preserva-se a correção gramatical do período ao se substituir, na linha 10, o pronome “que” por do qual, com a vantagem de se explicitar a relação entre esse pronome e “conhecimento”.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens subsecutivos.

Mantém-se a correção gramatical do período ao se substituir os travessões das linhas 5 e 8 por vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência a palavras e expressões empregadas no texto, julgue os próximos itens.

De acordo com a prescrição gramatical, o emprego de verbos flexionados na terceira pessoa do plural constitui forma de se indeterminar o sujeito da oração, à semelhança do que ocorre em “que zombavam dele” (l.22), oração cujo sujeito é indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias e as estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens subsequentes.

Manteria a coesão e a coerência do texto a substituição de “ineficiente” (L.30) por improfícua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que no texto acima, adaptado do Jornal do Brasil de 15/12/2010, foram inseridos erros, julgue os itens a seguir.

A expressão “no entanto” (l.7) deveria ser isolada por vírgulas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação a aspectos linguísticos do texto, julgue os itens a seguir.

A locução verbal “estão lidando” (l.12-13) poderia ser substituída pela forma verbal lidam, sem prejuízo da correção gramatical ou do sentido do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as ideias, as estruturas linguísticas e os elementos semânticos do texto acima sob o prisma das prescrições gramáticotextuais, julgue os itens de 58 a 64.

O trecho “que engloba (...) e da humanidade” (L.22-26) poderia ser reescrito, sem prejuízo sintático ou semântico ao período, da seguinte forma: aquele primeiro conceito englobando todas as liberdades, além disso, trazendo os conceitos de acesso, participação e corrente bilateral de informação tanto para os indivíduos como para as sociedades, necessárias para desenvolver harmoniosamente o homem e a humanidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 9 a 18.

O emprego de acento grave em “acesso à escola” (l.21) justifica-se porque a palavra “acesso” exige complemento regido pela preposição a e a palavra “escola” está precedida de artigo definido feminino.

  • C. Certo
  • E. Errado
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